Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 43025, de 22 de Junho

Partilhar:

Sumário

Cria no Liceu Afonso de Albuquerque, da cidade de Goa, uma secção feminina, que abrangerá o 1.º e 2.º ciclos - Designa os lugares que passam a ser atribuídos à respectiva secção feminina e cria um lugar de professora de Canto Coral - Autoriza o governador-geral do Estado da Índia a abrir um crédito para suportar os encargos criados pelo presente diploma.

Texto do documento

Decreto 43025
Atendendo a que a instituição das secções femininas nos liceus, prevista no respectivo estatuto, facilita a prestação das atenções especialmente devidas à educação das alunas, e tendo em consideração que a frequência feminina do Liceu Afonso de Albuquerque, de Goa, se conta por cerca de quatrocentas alunas, o que justifica que o mesmo Liceu seja dotado desde já de secção feminina;

De acordo com o parecer do Governo-Geral;
Ocorrendo em referência a este assunto a urgência prevista no n.º IV, alínea a), da base X da Lei Orgânica do Ultramar Português, pois o ano lectivo no Estado da Índia inicia-se em 15 de Junho e pretende-se aplicar imediatamente a providência tomada por este diploma;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º O Liceu Afonso de Albuquerque, da cidade de Goa, terá uma secção feminina, que abrangerá o 1.º e 2.º ciclos.

Art. 2.º Do actual quadro docente do Liceu Afonso de Albuquerque passam a ser atribuídos à respectiva secção feminina os seguintes lugares de professoras:

1.º grupo - 1.
2.º grupo - 2.
3.º grupo - 1.
4.º grupo - 1.
5.º grupo - 1.
6.º grupo - 1.
7.º grupo - 1.
8.º grupo - 1.
9.º grupo - 1.
Educação Física - 1.
Religião e Moral - 1.
Lavores Femininos - 1.
§ único. É criado um lugar de professora de Canto Coral.
Art. 3.º O governador-geral designará, em cada grupo, as professoras que ficam a pertencer ao quadro da secção feminina.

§ único. Nos grupos em que presentemente não há professoras designará professores, a título transitório, os quais serão substituídos na secção à medida que se derem provimentos, que deverão recair em professoras até ficar satisfeito o quadro da secção.

Art. 4.º A secção feminina, criada pelo presente decreto, terá uma directora, nomeada nos termos do artigo 19.º, n.os 2 e 4, do Estatuto do Ensino Liceal, constante do Decreto 36508, de 17 de Setembro de 1947, aplicado ao Estado da Índia com a redacção dada pela Portaria 12238, de 9 de Janeiro de 1948.

Art. 5.º É autorizado o governador-geral do Estado da Índia a abrir, observadas as disposições legais aplicáveis, o crédito especial necessário para suportar os encargos criados pelo presente decreto, servindo de contrapartida disponibilidades ou recursos orçamentais.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 22 de Junho de 1960. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Vasco Lopes Alves.


Para ser publicado no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - Vasco Lopes Alves.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/272000.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1947-09-17 - Decreto 36508 - Ministério da Educação Nacional - Direcção Geral do Ensino Liceal

    Aprova o Estatuto do ensino liceal.

  • Tem documento Em vigor 1948-01-09 - Portaria 12238 - Ministério das Colónias - Direcção Geral do Ensino

    Manda aplicar, com alterações, ao Estado da Índia e às colónias de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Macau e Timor, o Estatuto do Ensino Liceal.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda