Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4610/2010, de 16 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeia a Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreiras para exercer o cargo de subdirectora-geral do Instituto da Defesa Nacional.

Texto do documento

Despacho 4610/2010

Considerando que o Instituto da Defesa Nacional (IDN) é um serviço que integra a administração directa do Estado no âmbito do Ministério da Defesa Nacional (MDN);

Considerando que a estrutura orgânica do IDN está prevista no Decreto Regulamentar 22/2009, de 4 de Setembro;

Considerando que o IDN tem por missão principal o apoio à formulação do pensamento estratégico nacional, assegurando o estudo, a investigação e a divulgação das questões de segurança e defesa;

Considerando que o IDN é dirigido por um director-geral que é coadjuvado por um subdirector-geral;

Considerando, por último, a necessidade de prover o lugar de subdirector-geral do IDN e que a Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreiras é possuidora do perfil e experiência profissionais adequados ao exercício do referido cargo, evidenciados pelo curriculum vitae publicado em anexo ao presente despacho e que deste faz parte integrante:

Assim, ao abrigo das disposições conjugadas dos n.º 3, 4 e 5 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pelas Leis n.os 51/2005, de 30 de Agosto, e 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e da alínea f) do n.º 2 do artigo 4.º, e do artigo 17.º do Decreto-Lei 154-A/2009, de 6 de Julho, e do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto Regulamentar 22/2009, de 4 de Setembro, determina-se:

1 - Nomear a Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreiras para exercer, em comissão de serviço, o cargo de subdirectora-geral do IDN.

2 - A nomeada poderá optar pelo vencimento ou retribuição de base da sua função, cargo ou categoria de origem, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Leis n.os 51/2005, de 30 de Agosto, e 64-A/2008, de 31 de Dezembro.

3 - O presente despacho produz efeitos a 8 de Março de 2010.

8 de Março de 2010. - O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Ernesto

Santos Silva.

Síntese Curricular da Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreira

Helena Carreiras nasceu em Portalegre em 1965. Desde 1989 e até ao presente foi docente do Departamento de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do CIES, ISCTE-IUL. É licenciada (1987) e mestre (1994) em Sociologia pelo ISCTE-IUL, e Doutora em Ciências Sociais e Políticas (2004) pelo Instituto Universitário Europeu em Florença. Foi Visiting Scholar no Departamento de Women's Studies na Universidade da Califórnia em Berkeley (1999) e é conferencista convidada de diversas instituições de ensino superior em Portugal e no estrangeiro.

As suas áreas de interesse e investigação centrais são Forças Armadas e Sociedade, Segurança e Defesa, Sociologia do Género e Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Desenvolveu extensa pesquisa sobre o relacionamento entre Forças Armadas e sociedade, tendo-se debruçado, em particular, sobre o tema da integração feminina nas instituições militares. É autora de vários livros e artigos em revistas especializadas, de entre os quais podem destacar-se Gender and the Military, Women in the Armed Forces of Western Democracies (London, Routledge, 2006 e 2008), Women in the Military and in Armed Conflict (Wiesbaden, Vs Verlag, 2008, com Gerhard Kuemmel), Mulheres em Armas. A Participação Militar Feminina na Europa do Sul (Lisboa, Cosmos e IDN, 2002), e Mulheres nas Forças Armadas Portuguesas (Lisboa, Cosmos, 1997).

Entre 1994 e 1996 foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Sociologia.

No ISCTE-IUL, foi membro das comissões executiva e científica do departamento de Sociologia, coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação e Gestão de Crises, da licenciatura em Sociologia (2005-2007) e Ciência Política (2007-2009), coordenadora executiva dos programas de mestrado e doutoramento em Políticas Públicas e coordenadora da linha de investigação 'Política e Cidadania: instituições, culturas e comportamentos' do CIES, ISCTE-IUL onde dirige também o projecto 'As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra-Fria' financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2007-2010).

É membro dos conselhos editoriais das revistas Nação e Defesa (Instituto da Defesa Nacional) e Sociologia Problemas e Práticas (CIES), do Comité Científico do Observatorio sobre Muller e Conflitos Armados do Instituto Galego de Estudos de Seguranza Internacional e da Paz (A Coruña), e dos comités executivos da European Sociological Association (ESA) e do Research Committee on Armed Forces and Conflict Resolution da International Sociological Association (ISA).

Foi consultora em projectos do Geneva Centre for the Democratic Control of the Armed Forces (DCAF, Genebra) e avaliadora científica de projectos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - MCTES), da Israeli Science Foundation e da Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica (Argentina).

203011039

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/03/16/plain-271340.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/271340.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda