A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4610/2010, de 16 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeia a Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreiras para exercer o cargo de subdirectora-geral do Instituto da Defesa Nacional.

Texto do documento

Despacho 4610/2010

Considerando que o Instituto da Defesa Nacional (IDN) é um serviço que integra a administração directa do Estado no âmbito do Ministério da Defesa Nacional (MDN);

Considerando que a estrutura orgânica do IDN está prevista no Decreto Regulamentar 22/2009, de 4 de Setembro;

Considerando que o IDN tem por missão principal o apoio à formulação do pensamento estratégico nacional, assegurando o estudo, a investigação e a divulgação das questões de segurança e defesa;

Considerando que o IDN é dirigido por um director-geral que é coadjuvado por um subdirector-geral;

Considerando, por último, a necessidade de prover o lugar de subdirector-geral do IDN e que a Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreiras é possuidora do perfil e experiência profissionais adequados ao exercício do referido cargo, evidenciados pelo curriculum vitae publicado em anexo ao presente despacho e que deste faz parte integrante:

Assim, ao abrigo das disposições conjugadas dos n.º 3, 4 e 5 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pelas Leis n.os 51/2005, de 30 de Agosto, e 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e da alínea f) do n.º 2 do artigo 4.º, e do artigo 17.º do Decreto-Lei 154-A/2009, de 6 de Julho, e do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto Regulamentar 22/2009, de 4 de Setembro, determina-se:

1 - Nomear a Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreiras para exercer, em comissão de serviço, o cargo de subdirectora-geral do IDN.

2 - A nomeada poderá optar pelo vencimento ou retribuição de base da sua função, cargo ou categoria de origem, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Leis n.os 51/2005, de 30 de Agosto, e 64-A/2008, de 31 de Dezembro.

3 - O presente despacho produz efeitos a 8 de Março de 2010.

8 de Março de 2010. - O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Ernesto

Santos Silva.

Síntese Curricular da Prof.ª Doutora Maria Helena Chaves Carreira

Helena Carreiras nasceu em Portalegre em 1965. Desde 1989 e até ao presente foi docente do Departamento de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do CIES, ISCTE-IUL. É licenciada (1987) e mestre (1994) em Sociologia pelo ISCTE-IUL, e Doutora em Ciências Sociais e Políticas (2004) pelo Instituto Universitário Europeu em Florença. Foi Visiting Scholar no Departamento de Women's Studies na Universidade da Califórnia em Berkeley (1999) e é conferencista convidada de diversas instituições de ensino superior em Portugal e no estrangeiro.

As suas áreas de interesse e investigação centrais são Forças Armadas e Sociedade, Segurança e Defesa, Sociologia do Género e Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Desenvolveu extensa pesquisa sobre o relacionamento entre Forças Armadas e sociedade, tendo-se debruçado, em particular, sobre o tema da integração feminina nas instituições militares. É autora de vários livros e artigos em revistas especializadas, de entre os quais podem destacar-se Gender and the Military, Women in the Armed Forces of Western Democracies (London, Routledge, 2006 e 2008), Women in the Military and in Armed Conflict (Wiesbaden, Vs Verlag, 2008, com Gerhard Kuemmel), Mulheres em Armas. A Participação Militar Feminina na Europa do Sul (Lisboa, Cosmos e IDN, 2002), e Mulheres nas Forças Armadas Portuguesas (Lisboa, Cosmos, 1997).

Entre 1994 e 1996 foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Sociologia.

No ISCTE-IUL, foi membro das comissões executiva e científica do departamento de Sociologia, coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação e Gestão de Crises, da licenciatura em Sociologia (2005-2007) e Ciência Política (2007-2009), coordenadora executiva dos programas de mestrado e doutoramento em Políticas Públicas e coordenadora da linha de investigação 'Política e Cidadania: instituições, culturas e comportamentos' do CIES, ISCTE-IUL onde dirige também o projecto 'As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra-Fria' financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2007-2010).

É membro dos conselhos editoriais das revistas Nação e Defesa (Instituto da Defesa Nacional) e Sociologia Problemas e Práticas (CIES), do Comité Científico do Observatorio sobre Muller e Conflitos Armados do Instituto Galego de Estudos de Seguranza Internacional e da Paz (A Coruña), e dos comités executivos da European Sociological Association (ESA) e do Research Committee on Armed Forces and Conflict Resolution da International Sociological Association (ISA).

Foi consultora em projectos do Geneva Centre for the Democratic Control of the Armed Forces (DCAF, Genebra) e avaliadora científica de projectos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - MCTES), da Israeli Science Foundation e da Agencia Nacional de Promoción Científica y Tecnológica (Argentina).

203011039

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/03/16/plain-271340.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/271340.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda