A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 18031, de 31 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção aos artigos 58.º a 63.º do Decreto n.º 38439, que promulga o Regulamento dos Corpos de Bombeiros.

Texto do documento

Portaria 18031

Tendo-se verificado a necessidade de se alterarem as actuais características dos uniformes dos corpos de bombeiros voluntários;

Tendo em vista a proposta apresentada pelo Conselho Nacional dos Serviços de Incêndios e ouvido o Secretariado-Geral da Defesa Nacional:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Interior, nos termos do artigo único do Decreto 42797, de 4 de Janeiro do ano corrente, que aos artigos 58.º, 59.º, 60.º, 61.º, 62.º e 63.º do Decreto 38439, de 27 de Setembro de 1951, seja dada a seguinte redacção:

Art. 58.º O pessoal dos corpos de bombeiros voluntários poderá ter os seguintes uniformes:

a) De trabalho;

b) De passeio;

c) De gala.

Art. 59.º O uniforme de trabalho é de dois tipos:

Tipo n.º 1:

É constituído por dólman e calça de cotim, bota ou botim preto, cinturão de argolas, machado com pala e capacete, tendo como abafo o casaco de cabedal ou oleado de cor preta. (Figs. 1, 2, 12, 14 e 6).

Tipo n.º 2:

É constituído por camisa de trabalho de cor cinzenta e calça de cotim, bota ou botim preto, cinturão de argolas, machado com pala e capacete, tendo como abafo o casaco de cabedal ou oleado, ou ainda o blusão de fazenda azul. (Figs. 2, 3, 12, 14, 6 ou 4).

§ único. Ao pessoal em instrução e àquele que constitui as brigadas rurais é permitido o uso de fato de zuarte e barrete de bivaque, de serviço interno. (Figs. 5 e 16).

Art. 60.º O uniforme de passeio é de três tipos:

Tipo n.º 1:

É constituído por dólman e calça de cotim, bota ou botim preto e quépi. Como abafo usar-se-á o casaco de cabedal ou capote de fazenda azul. (Figs. 1, 2, 15, 6 ou 10).

Tipo n.º 2:

É constituído por dólman e calça de fazenda azul, bota ou botim preto e quépi. Como abafo usar-se-á o casaco de cabedal ou o capote de fazenda azul. (Figs. 1, 2, 15, 6 ou 10).

Tipo n.º 3:

É constituído por blusão e calça de fazenda azul, camisa branca ou cinzenta com gravata preta, bota ou botim preto, quépi ou barrete de bivaque. (Figs. 4, 2, 3, 15 ou 16).

§ único. O uniforme tipo n.º 3, com cinturão com argolas, machado e capacete, pode também ser usado durante os serviços de prevenção em casas de espectáculos.

Art. 61.º O uniforme de gala é de dois tipos:

Tipo n.º 1:

É constituído por dólman e calça de fazenda azul, com botões e charlateiras douradas, cinturão com machado, bota ou botim preto, capacete com cordão dourado, luvas brancas e apito com cordão preto fixo à platina do ombro direito. Como agasalho usar-se-á o capote ou capa de fazenda azul. (Figs. 7, 8, 11, 14, 9 ou 10).

Tipo n.º 2:

A usar fora de formaturas. É idêntico ao anterior (sem machado), substituindo-se o capacete por quépi, podendo o cinturão ser substituído por faixa de seda de cor azul.

Como agasalho usar-se-á o capote ou capa de fazenda azul. (Figs. 7, 8, 11 ou 13, 15, 9 ou 10).

Art. 62.º Os cadetes terão como uniforme único o fato de zuarte com listas, canhões e platinas de tecido preto, cinto do mesmo tecido com fivela, e para cobertura da cabeça será usado o barrete de bivaque. (Figs. 5 e 16).

Art. 63.º Com qualquer dos tipos de uniformes é permitido o uso de sapato preto com peúga da mesma cor. Os botões a adoptar deverão ser dos dois tamanhos dos modelos das figs. 17 e 18, metálicos (fig. 17) para quépi, dólman, capote e capa e de massa plástica (fig. 18), azul-escura, para os blusões.

Ministério do Interior, 31 de Outubro de 1960. - O Ministro do Interior, Arnaldo Schulz.

(ver documento original) Ministério do Interior, 31 de Outubro de 1960. - O Ministro do Interior, Arnaldo Schulz.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/10/31/plain-268970.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/268970.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1951-09-27 - Decreto 38439 - Ministério do Interior - Direcção-Geral de Administração Política e Civil

    Promulga o Regulamento dos Corpos de Bombeiros.

  • Tem documento Em vigor 1960-01-04 - Decreto 42797 - Ministério do Interior - Direcção-Geral de Administração Política e Civil

    Autoriza o Ministro do Interior a alterar, sob proposta do Conselho Nacional dos Serviços de Incêndios e ouvido o Ministro da Defesa Nacional, as características dos uniformes do pessoal dos corpos de bombeiros voluntários, aprovados pelo Decreto n.º 38439.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-11-30 - Portaria 1166/90 - Ministério da Administração Interna

    APROVA O PLANO DE UNIFORMES E DISTINTIVOS DOS CORPOS DE BOMBEIROS, EM ANEXO, O QUAL FAZ PARTE INTEGRANTE DESTE DIPLOMA.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda