A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43209, de 10 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção a vários artigos do Decreto-Lei n.º 39449, de 24 de Novembro de 1953, que regula o cumprimento e execução de legados pios.

Texto do documento

Decreto-Lei 43209
A experiência tem demonstrado a necessidade de alterar algumas das disposições do Decreto-Lei 39449, de 24 de Novembro de 1953.

Assim, quanto ao artigo 1.º, julga-se conveniente adoptar definição de "legados pios» mais ampla, de modo a abranger, inequìvocamente, todas as deixas com qualquer das finalidades nele referidas.

No artigo 4.º supre-se a omissão relativa àquele a quem cumpre prestar contas, nos casos em que o legado pio não seja instituído em testamento.

Porque os prazos previstos no artigo 6.º nem sempre se têm mostrado bastantes, passa a admitir-se que o magistrado administrativo competente consinta na sua prorrogação, em face de razões ponderosas.

Quanto ao recurso previsto no artigo 17.º, convém definir o seu efeito, para que fique bem determinado o procedimento a adoptar relativamente ao pagamento da multa.

Verificando-se critérios divergentes no que respeita à incidência de adicionais sobre a multa fixada no § 1.º do artigo 14.º, convém pôr termo a tais divergências.

Finalmente, pelas razões expostas no que respeita ao artigo 6.º, torna-se necessário alterar também a redacção do artigo 23.º

Nestes termos:
Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo único. Os artigos 1.º, 4.º, 6.º, 14.º, 17.º e 23.º do Decreto-Lei 39449, de 24 de Novembro de 1953, passam a ter a seguinte redacção:

Artigo 1.º Consideram-se legados pios todas as deixas destinadas a fins religiosos ou à criação, manutenção ou desenvolvimento de obras de assistência, previdência e educação ou a fins análogos, bem como os encargos de natureza idêntica, instituídos em qualquer instrumento público.

...
Art. 4.º Tratando-se de legados pios instituídos em testamentos, a obrigação de prestar contas do seu cumprimento incumbe aos testamenteiros e, na falta destes, aos executores dos testamentos. Nos outros casos incumbe ao donatário, sendo vivo, e aos herdeiros deste, se for falecido.

...
Art. 6.º ...
§ 1.º (O actual § único).
§ 2.º Em casos devidamente justificados, pode o administrador do bairro ou o presidente da câmara municipal prorrogar, pelo período julgado indispensável, os prazos a que se refere este artigo.

...
Art. 14.º ...
§ 1.º A multa será calculada sobre o valor do legado e pela forma seguinte:
a) 5 por cento até ao valor de 100000$00;
b) 3 por cento na parte que exceder 100000$00 até ao valor de 500000$00;
c) 1 por cento na parte excedente a 500000$00.
Sobre esta multa não incide qualquer adicional.
§ 2.º ...
...
Art. 17.º Da sentença proferida, bem como do despacho a que se refere o artigo 9.º deste Decreto-Lei, cabe recurso para o auditor administrativo, o qual subirá imediatamente nos próprios autos, com efeito suspensivo, e será sempre processado como agravo. Da decisão deste magistrado não haverá recurso.

...
Art. 23.º Se estiver pendente no tribunal judicial algum processo sobre a validade ou nulidade da disposição que instituiu o legado pio, ou para redução do mesmo, por exceder a quota disponível ou o limite fixado no artigo 1775.º do Código Civil ou ainda para outro fim relacionado com os legados pios instituídos, o responsável pela prestação de contas juntará, com o requerimento a pedir prorrogação do prazo, documento comprovativo de que o processo está pendente.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 10 de Outubro de 1960. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Pedro Theotónio Pereira - Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Afonso Magalhães de Almeida Fernandes - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/268684.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1953-11-24 - Decreto-Lei 39449 - Ministério do Interior - Direcção-Geral de Administração Política e Civil

    Codifica diversas disposições vigentes sobre legados pios.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda