A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43330, de 18 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Converte em liceu o colégio-liceu existente na cidade de Díli, da província ultramarina de Timor, o qual se designará «Liceu Dr. Francisco Machado», e insere disposições relativas ao seu funcionamento.

Texto do documento

Decreto-Lei 43330

Pelo Decreto 28431, de 22 de Janeiro de 1938, foi autorizado o Governo de Timor a promover ali a criação de um estabelecimento de ensino particular liceal oficializado, que deveria ministrar o 1.º ciclo e ficaria sob a directa fiscalização daquele Governo.

Nesses termos, e por força do Diploma Legislativo n.º 150, de 30 de Julho do mesmo ano, foi instituído um colégio-liceu, onde mais tarde, pelo Diploma Legislativo Ministerial n.º 5, dado em Díli em 31 de Maio de 1952, se autorizou o funcionamento do 2.º ciclo e a realização de exames singulares do 2.º e 5.º anos.

Ao colégio-liceu não tem faltado frequência, o que demonstra ter ele correspondido a uma necessidade, e o aumento que se verifica é prova da melhoria de nível da população.

As providências tomadas, em circunstâncias idênticas, na Guiné e em S. Tomé são também aconselháveis para Timor, tanto mais que o encargo já suportado pela província com o colégio pouco se agrava se este for convertido em liceu.

As garantias da situação oficial para o magistério facilitarão ainda a atracção de melhores elementos docentes.

Nestes termos:

Considerando o que representou o Governo da província de Timor;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É convertido em liceu o colégio-liceu existente na cidade de Díli, da província de Timor, a que se referem o Decreto 28431, de 22 de Janeiro de 1938, o Diploma Legislativo Provincial n.º 150, de 30 de Junho do mesmo ano, e o Diploma Legislativo Ministerial n.º 5, dado em Díli em 31 de Maio de 1952.

§ 1.º O novo liceu será denominado «Liceu Dr. Francisco Machado» e será nele ministrado o ensino do 1.º e 2.º ciclos, em regime de frequência mista.

§ 2.º Sem prejuízo do plano oficial de estudos próprio do liceu, poderão neste ser ministradas disciplinas respeitantes às actividades do comércio e da agricultura, conforme as condições peculiares da província e segundo for autorizado e regulamentado, em portaria, pelo governador.

Art. 2.º O Liceu Dr. Francisco Machado terá o seguinte pessoal:

a) Do quadro comum de professores dos liceus do ultramar: um professor de cada um dos seguintes grupos: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º;

b) Do quadro complementar: um professor de Educação Física, um de Canto Coral, um de Religião e Moral e uma professora de Lavores Femininos;

c) Do quadro privativo: um terceiro-oficial, um aspirante, um contínuo de 1.ª classe (chefe do pessoal menor), dois contínuos (sendo um feminino) e três serventes.

§ 1.º Os lugares do quadro docente do Liceu Dr. Francisco Machado serão providos à medida que se for tornando necessário por virtude da frequência escolar ou por efeito da terminação dos contratos dos professores do colégio-liceu, os quais subsistem pelos prazos que houverem sido estipulados, de acordo com as respectivas cláusulas.

§ 2.º A partir de 1 de Janeiro de 1961, os vencimentos dos professores cujos contratos continuem a vigorar, nos termos do parágrafo anterior, serão abonados pela disponibilidade da dotação respeitante ao quadro docente do novo liceu.

§ 3.º A regência das disciplinas previstas no § 2.º do artigo 1.º será confiada a professores além do quadro, admitidos por despacho do governador a título eventual e remunerados, por verba global, segundo o número de horas semanais que lhes forem atribuídas.

§ 4.º Fica o governador de Timor autorizado a fixar, por portaria, a remuneração, por cada tempo lectivo, dos professores além do quadro a que se refere o parágrafo antecedente.

Art. 3.º O Liceu Dr. Francisco Machado iniciará o seu funcionamento em 1 de Outubro de 1960.

Art. 4.º Aos professores do colégio-liceu é reconhecida preferência para a admissão a contrato na situação de professores eventuais enquanto merecerem boas informações.

Art. 5.º O pessoal de secretaria e menor criado pelo presente decreto será provido mediante concurso documental, nos termos que forem regulados pelo governador, em portaria, e assegurando-se preferência aos indivíduos que exerçam ou tenham exercido funções equivalentes, com boas informações, no colégio-liceu.

Art. 6.º Enquanto o liceu não estiver legalmente dotado, poderá o governador de Timor, para ocorrer às despesas com o novo liceu, utilizar as disponibilidades das dotações constantes do capítulo 10.º, artigo 244.º, n.º 3), do orçamento da província para o corrente ano económico.

Art. 7.º São extensivas à província de Timor as disposições do Decreto 39291, de 24 de Julho de 1953, na parte respeitante aos exames de aptidão aos cursos de Pintura e Escultura das escolas superiores de belas-artes.

§ único. Aplica-se ao Liceu Dr. Francisco Machado o disposto no artigo 13.º do Decreto 38221, de 11 de Abril de 1951.

Art. 8.º Compete ao governador tomar as providências necessárias para a entrada em funcionamento do novo liceu na data fixada no artigo 3.º, resolvendo por despacho os casos emergentes, de harmonia com o Estatuto do Ensino Liceal.

Art. 9.º Fica o governador da província de Timor autorizado, observadas as diposições legais aplicáveis, a abrir os créditos especiais necessários para solver os encargos criados pelo presente diploma, servindo de contrapartida disponibilidades ou recursos orçamentais, se vier a verificar-se que não são bastantes as disponibilidades a que alude o artigo 6.º deste decreto.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 18 de Novembro de 1960. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Pedro Theotónio Pereira - Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Afonso Magalhães de Almeida Fernandes - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Marcello Gonçalves Nunes Duarte Mathias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Para ser publicado no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - Vasco Lopes Alves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/11/18/plain-268405.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/268405.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1938-01-22 - Decreto 28431 - Ministério das Colónias - Direcção Geral de Administração Política e Civil

    Autoriza o governo da colónia de Timor a promover o estabelecimento na colónia do ensino particular liceal oficializado.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-03-16 - Portaria 20439 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral do Ensino

    Torna extensivo à província ultramarina de Timor o preceituado no Decreto n.º 42509, que regula a atribuição aos professores em serviço efectivo dos quadros dos estabelecimentos do ensino liceal ou técnico do ultramar, dentro das obrigatoriedades estabelecidas pelos artigos 3.º e 326.º, respectivamente, do Decreto n.º 38678 e do Estatuto Profissional Industrial e Comercial, da regência de tempos lectivos além daquelas obrigatoriedades.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda