A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 216/91, de 17 de Junho

Partilhar:

Sumário

Cria mecanismos necessários à execução do disposto no Acordo de Arranjo Monetário entre a República Portuguesa e a República da Guiné-Bissau

Texto do documento

Decreto-Lei 216/91

de 17 de Junho

Pelo Decreto 55/90, de 27 de Setembro, o Presidente da República ratificou o Acordo de Arranjo Monetário entre a República Portuguesa e a República da Guiné-Bissau, aprovado, para ratificação, pela Resolução da Assembleia da República n.º 26/90, de 13 de Julho.

Criou o referido Acordo os instrumentos institucionais necessários à sua execução, nomeadamente uma Comissão Mista, que integra representantes dos Governos das Partes, à qual cabe definir a orientação geral para o cumprimento das obrigações constantes do Acordo, bem como geri-lo ao longo da sua duração, e uma UTAM (Unidade Técnica do Arranjo Monetário), com a missão de supervisionar as operações que constituem o funcionamento regular do Arranjo Monetário.

O funcionamento da Comissão Mista e da UTAM requerem a criação de estruturas e de meios operacionais à prossecução das respectivas finalidades, que envolvem, nomeadamente, a contratação de pessoal e outros encargos a suportar pelo Orçamento do Estado.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º Compete ao Ministro das Finanças a fixação, por despacho, da composição e das regras de funcionamento da Unidade Técnica do Arranjo Monetário, adiante designada abreviadamente por UTAM, criada pelo Acordo de Arranjo Monetário entre a República Portuguesa e a República da Guiné-Bissau, aprovado pela Resolução da Assembleia da República n.º 26/90, de 13 de Julho, e ratificado pelo Decreto do Presidente da República n.º 55/90, de 27 de Setembro.

Art. 2.º - 1 - Para a constituição da UTAM pode o Ministro das Finanças, pela Direcção-Geral do Tesouro, contratar o pessoal que se mostre indispensável, fixando os direitos, os deveres e o conteúdo específicos das respectivas funções.

2 - Para todos os efeitos, os técnicos contratados para integrar a UTAM serão considerados cooperantes, sendo-lhes aplicadas, com as devidas adaptações, as disposições do Decreto-Lei 363/85, de 10 de Setembro, em tudo o que não contrariar o presente diploma.

3 - Sendo os contratados funcionários ou agentes da Administração Pública, serão considerados em comissão extraordinária de serviço público fora do quadro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 18 de Abril de 1991. - Aníbal António Cavaco Silva - Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza - João de Deus Rogado Salvador Pinheiro.

Promulgado em 27 de Maio de 1991.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 29 de Maio de 1991.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1991/06/17/plain-26818.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/26818.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda