A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 787/2010, de 13 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Nomeia o vice-almirante Carlos Alberto Viegas Filipe para exercer, em comissão de serviço, o cargo de director-geral da Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa.

Texto do documento

Despacho 787/2010

Considerando o processo de reestruturação e reorganização a que foi submetida a orgânica do Ministério da Defesa Nacional, com vista a uma modernização administrativa e à melhoria da qualidade dos serviços públicos com ganhos de eficiência, foi aprovada a nova Lei Orgânica do Ministério da Defesa Nacional, aprovada pelo Decreto-Lei 154-A/2009, de 6 de Julho;

Considerando que esta nova Lei Orgânica, ao avançar na definição de novos modelos organizacionais dos serviços que integram o Ministério da Defesa Nacional, previu a extinção da Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED) e da Direcção-Geral de Infra-Estruturas (DGIE), as quais, através de um processo de fusão, são integradas na nova Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa (DGAIED);

Considerando que a estrutura orgânica da DGAIED foi aprovada pelo Decreto Regulamentar 23/2009, de 4 de Setembro;

Considerando que a DGAIED tem por missão conceber, propor, coordenar, executar e apoiar as actividades relativas ao armamento e equipamento de defesa e ao património e infra-estruturas necessários ao cumprimento das missões de defesa nacional;

Considerando que a DGAIED é dirigida por um director-geral que é coadjuvado por dois subdirectores-gerais;

Considerando, por último, a necessidade de prover o lugar de director-geral da DGAIED e que o vice-almirante, na situação de reserva, Carlos Alberto Viegas Filipe é possuidor de perfil e experiência profissionais adequados ao exercício do referido cargo, evidenciados pelo curriculum vitae publicado em anexo ao presente despacho e que deste faz parte integrante:

Assim, ao abrigo das disposições conjugadas dos n.os 1, 4 e 5 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pelas Leis n.º 51/2005, de 30 de Agosto, e 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e da alínea e) do n.º 2 do artigo 4.º e do n.º 3 do artigo 30.º do Decreto-Lei 154-A/2009, de 6 de Julho, e do artigo 3.º do Decreto Regulamentar 23/2009, de 4 de Setembro, determina-se:

1 - Nomear o vice-almirante, na situação de reserva, Carlos Alberto Viegas Filipe para exercer, em comissão de serviço, o cargo de director-geral da DGAIED e para ser o responsável pela coordenação do processo de fusão da ex-DGAED com a ex-DGIE, com vista à integração das respectivas atribuições na DGAIED.

2 - Está autorizado o exercício de funções públicas pelo nomeado, nos termos dos artigos 78.º e 79.º do Estatuto da Aposentação, cumulando a pensão de reserva com a terça parte da remuneração correspondente ao cargo de director-geral da DGAIED.

3 - Ratificar todos os actos praticados pelo agora nomeado, na qualidade de director-geral da extinta Direcção-Geral de Armamento e Equipamento Militar, por via do n.º 2 do artigo 30.º do Decreto-Lei 154-A/2009, de 6 de Julho, desde o dia 26 de Outubro de 2009 até ao dia 1 de Novembro de 2009.

4 - O presente despacho produz efeitos a 1 de Novembro de 2009.

5 de Janeiro de 2009. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Ernesto Santos Silva.

ANEXO

Curriculum vitae

(síntese)

Vice-almirante RES Carlos Alberto Viegas Filipe O vice-almirante Carlos Alberto Viegas Filipe nasceu em Faro, em 1946, cidade onde viveu e estudou durante a sua juventude.

Após terminar, em 1968, o curso de Marinha na Escola Naval, prestou serviço a bordo de diversos navios da Armada, com expressivo envolvimento em missões de âmbito NATO e de soberania nos antigos territórios portugueses em África, tendo exercido também o comando de diversos navios da Armada.

De entre os vários cargos desempenhados em terra, salientam-se os de professor de táctica naval no Centro de Instrução de Táctica Naval, de director da Escola de Informações de Combate e de comandante do grupo n.º 1 de Escolas da Armada.

Desempenhou, igualmente, funções no Estado-Maior da Armada, designadamente nas divisões de pessoal e organização, de operações e de planeamento, tendo chefiado esta última divisão previamente à sua promoção a contra-almirante.

Frequentou ao longo da carreira vários cursos de pós-graduação, designadamente o curso geral Naval de Guerra no Instituto Superior Naval de Guerra (ISNG), o Naval Staff College no Naval War College, nos EUA, e o curso superior Naval de Guerra no ISNG, instituição onde também foi professor.

Como contra-almirante, exerceu os cargos de subchefe do Estado-Maior da Armada e de comandante da Escola Naval. Durante o período em que exerceu o comando da Escola Naval, foi ainda o representante do Ministério da Defesa Nacional no conselho consultivo do ensino superior.

Em 27 de Setembro de 2004, já promovido a vice-almirante, foi nomeado director-geral do Instituto Hidrográfico, cargo que exerceu até Janeiro de 2006.

Em 23 Janeiro de 2006 tomou posse como director-geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, no Ministério da Defesa Nacional, cargo que exerceu até 31 de Novembro de 2009.

Em 13 de Dezembro de 2008 passou à situação de reserva (RES).

Da sua folha de serviços constam diversas condecorações, em que se destacam cinco medalhas de serviços distintos (prata), três medalhas de mérito militar, a medalha de comportamento exemplar (ouro) e duas medalhas comemorativas das campanhas das Forças Armadas (Ultramar e Macau).

O vice-almirante Viegas Filipe é casado com a senhora D. Maria Vitória e tem três filhas.

202772025

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/01/13/plain-268052.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/268052.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2009-07-06 - Decreto-Lei 154-A/2009 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Defesa Nacional.

  • Tem documento Em vigor 2009-09-04 - Decreto Regulamentar 23/2009 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova a orgânica da Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa (DGAIED) definindo a sua missão e atribuições, órgãos e serviços e respectivas competências. Dispõe sobre a gestão financeira da referida Direcção e aprova o mapa de pessoal dirigente da mesma, que é publicado em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda