Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 21060, de 23 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Aprova o Regulamento Geral do Instituto de Formação Profissional Acelerada, em substituição do aprovado pela Portaria n.º 19432.

Texto do documento

Portaria 21060

Tendo em atenção o disposto no Decreto 46173:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Corporações e Previdência Social, aprovar o novo Regulamento do Instituto de Formação Profissional Acelerada, em substituição do que foi aprovado pela Portaria 19432, de 11 de Outubro de 1962.

Regulamento Geral do Instituto de Formação Profissional Acelerada

Atribuições e competência

Artigo 1.º O Instituto de Formação Profissional Acelerada (I. F. P. A.), criado pelo Decreto 44538, de 23 de Agosto de 1962, tem por objectivo a elevação do nível

profissional dos trabalhadores portugueses.

Art. 2.º - 1. O I. F. P. A. funciona na dependência da Direcção-Geral do Trabalho e Corporações, através do Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, devendo exercer a sua actividade na mais estreita colaboração com as corporações e organismos corporativos representativos das entidades patronais e dos trabalhadores.

2. O I. F. P. A. colaborará igualmente com todos os departamentos oficiais aos quais a

sua actividade possa interessar.

Art. 3.º No âmbito da sua acção compete, nomeadamente, ao I. F. P. A., ponderadas sempre as necessidades das empresas em matéria de mão-de-obra:

a) Operar a reconversão profissional dos trabalhadores quando as circunstâncias o justificarem, tendo em conta a vontade dos interessados e as suas possibilidades de

reclassificação;

b) Promover a valorização profissional dos trabalhadores indeferenciados ou pouco

qualificados;

c) Contribuir para a recuperação profissional dos trabalhadores parcialmente

incapacitados;

d) Colaborar com as empresas na formação do seu pessoal;

e) Concorrer para a melhoria da adaptação recíproca entre o homem e o seu trabalho.

Art. 4.º Para consecução dos seus objectivos, o Instituto deverá criar e fomentar a criação de centros nacionais ou regionais de formação profissional acelerada.

Art. 5.º O ensino será ministrado por métodos activos e altamente racionalizados, de forma a permitir a rápida valorização do trabalhador, sem prejuízo do nível qualitativo exigido e com a devida consideração pelas condições fisiológicas e psicotécnicas necessárias ao exercício de cada profissão.

Da direcção

Art. 6.º - 1. O I. F. P. A. terá uma direcção constituída por um director e dois ou mais adjuntos, a designar pelo Ministro das Corporações e Previdência Social.

2. A orientação directa do Instituto cabe ao director, coadjuvado pelos adjuntos.

Art. 7.º - 1. Compete especialmente ao director:

a) Elaborar o programa anual de actividades e correspondente orçamento;

b) Promover a execução dos programas aprovados;

c) Superintender em todos os serviços do Instituto;

d) Prestar as informações e esclarecimentos que superiormente lhe forem solicitados;

e) Propor todas as medidas de carácter administrativo, técnico, financeiro ou outro;

f) Velar pela manutenção das condições necessárias ao desenvolvimento da acção do

Instituto:

g) Tomar todas as demais providências que se tornem necessárias à prossecução dos fins

do Instituto.

2. Ao director compete ainda a distribuição dos diferentes serviços e actividades pelos

adjuntos.

Art. 8.º Aos adjuntos incumbe coadjuvar o director no exercício das suas funções.

Dos centros de formação profissional acelerada

Art. 9.º - 1. A qualificação e reclassificação dos trabalhadores efectuar-se-á em centros de formação profissional acelerada, que disporão, para o efeito, de secções devidamente

apetrechadas.

2. Cada secção é dirigida tècnicamente por um monitor, coadjuvado por um monitor

ajudante.

3. O número de estagiários de cada secção deverá ser fixado de acordo com as características do método adoptado e de modo a não prejudicar o nível profissional que se

pretende atingir.

Art. 10.º - 1. São condições de admissão aos estágios de formação profissional acelerada:

a) Ser cidadão português, originário ou naturalizado;

b) Encontrar-se dentro dos limites de idade estabelecidos para cada estágio;

c) Possuir a robustez física necessária ao ofício em que pretende qualificar-se;

d) Justificar com motivos atendíveis a opção pelo ofício pretendido;

e) Obter aprovação num breve exame de provas de leitura, ditado e contas (quatro

operações);

f) Satisfazer nos exames psicotécnicos que forem necessários;

g) Comprometer-se à aceitação das condições de funcionamento do respectivo estágio, nomeadamente a de nele se manter com assiduidade e o máximo aproveitamento que lhe for possível, até completar o exame final, e de, salvo motivos justificados, mudar de

estágio se tal for aconselhável;

h) Não ter já frequentado um estágio de formação profissional acelerada;

i) Não ser já qualificado no ofício pretendido e no grau para que o estágio habilita;

j) Não estar ligado por qualquer contrato de trabalho nem estar em via de obter emprego em ofício ou trabalho diferente do que pretende aprender.

2. Por despacho do Ministro das Corporações e Previdência Social, podem ser admitidos aos estágios candidatos estrangeiros em regime de reciprocidade e se houver vagas não preenchidas por portugueses, originários ou naturalizados.

3. Os limites, mínimo e máximo, de idade para admissão serão indicados, para cada ofício, no anúncio de abertura dos estágios. Podem, todavia, ser admitidos candidatos com idade superior à que for fixada, se a sua situação profissional, de família ou social o justificar.

4. Não se aplica o disposto na alínea h) nos casos de reconversão devidamente justificada e na alínea i) nos casos de actualização ou promoção do mesmo ofício.

5. Não se aplica a primeira parte da alínea j) nos casos em que a existência de contrato de trabalho não prejudique a completa frequência do estágio nem os objectivos da

formação profissional acelerada.

Art. 11.º Durante a frequência dos cursos, podem ser atribuídos aos estagiários subsídios no montante e condições que forem estabelecidos por despacho do Ministro das Corporações e Previdência Social, tendo em vista, de modo especial, a sua manutenção, seguro contra acidentes de trabalho e situação perante as instituições de previdência.

Art. 12.º As demais actividades que o Instituto for desenvolvendo para a boa consecução dos seus objectivos poderão iniciar-se em qualquer dos seus organismos ou serviços já existentes que melhores condições ofereçam, e aí permanecer até o seu desenvolvimento justificar a criação de um novo organismo ou serviço do Instituto.

Da administração

Art. 13.º - 1. O I. F. P. A. disporá:

a) Das verbas que em cada ano lhe forem atribuídas pelo Fundo de Desenvolvimento da

Mão-de-Obra;

b) De quaisquer outras verbas que lhe sejam destinadas por entidades públicas ou particulares e ainda das receitas que eventualmente resultem do exercício da sua própria

actividade.

2. As importâncias recebidas na alínea b) do número anterior darão entrada no Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra como receita consignada ao I. F. P. A.

Art. 14.º - 1. As receitas e despesas do I. F. P. A. constarão de um orçamento anual, elaborado até 15 de Dezembro do ano anterior àquele a que respeitar e submetido, até 31 de Dezembro, pelo Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra, à homologação do Ministro das Corporações e Previdência Social.

2. Quaisquer alterações no orçamento anual serão levadas a efeito através de orçamentos suplementares, sujeitos, na parte aplicável, às regras estabelecidas no corpo do artigo.

Art. 15.º O Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra colocará, em cada mês, à disposição do I. F. P. A., e em conta especial aberta na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, as verbas necessárias ao seu funcionamento.

Art. 16.º A efectivação das despesas do I. F. P. A. será autorizada pelo Ministro das Corporações e Previdência Social, que poderá delegar a sua competência em termos a

estabelecer por despacho.

Art. 17.º - 1. Os pagamentos serão sempre feitos por meio de cheques, assinados pelo director e pelo funcionário encarregado da contabilidade.

2. Para pagamentos correntes que devam efectuar-se em dinheiro poderá ser autorizada a

constituição de um fundo de maneio.

Art. 18.º - 1. As contas do I. F. P. A. serão elaboradas nos termos que forem determinados pelo conselho administrativo do Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra e ser-lhe-ão presentes, quinzenal ou mensalmente, para conferência e

contabilização.

2. As contas de receita e despesa do I. F. P. A. serão apresentadas juntamente com as do Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra e submetidas com as deste à homologação ministerial, mediante a qual se consideram legitimadas para todos os efeitos.

Do pessoal

Art. 19.º - 1. O quadro do pessoal do I. F. P. A. será aprovado pelo Ministro das Corporações e Previdência Social, de acordo com as necessidades dos serviços.

2. A admissão do pessoal fica dependente de despacho do Ministro e efectivar-se-á por meio de contrato em que intervirá o director do Instituto, quando não se tratar de funcionários públicos designados em comissão de serviço.

Ministério das Corporações e Previdência Social, 23 de Janeiro de 1965. - O Ministro das Corporações e Previdência Social, José João Gonçalves de Proença.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1965/01/23/plain-267861.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/267861.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1962-08-23 - Decreto 44538 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Cria o Instituto de Formação Profissional Acelerada (I.F.P.A.), na dependência da Direcção-Geral do Trabalho e Corporações, e define as suas atribuições e órgãos.

  • Tem documento Em vigor 1962-10-11 - Portaria 19432 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Aprova o Regulamento Geral do Instituto de Formação Profissional Acelerada.

  • Tem documento Em vigor 1965-01-23 - Decreto 46173 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Altera o Decreto nº 44538 de 23 de Agosto de 1962, que criou o Instituto de Formação Profissional Acelerada (I.F.P.A), e procede a alguns reajustamentos na orgânica dos departamentos por onde corre a execução do programa de formação profissional, criando o Centro Nacional de Formação de Monitores (C.N.F.M.) e um Conselho Consultivo, cuja composição fixa.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda