A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44123, de 27 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Determina que o Gabinete de Estudos e Planeamento de Transportes Terrestres, criado pelo Decreto-Lei n.º 43457, de 30 de Dezembro de 1960, goze de autonomia administrativa e financeira, e introduz alterações ao referido diploma.

Texto do documento

Decreto-Lei 44123
Tendo surgido dúvidas sobre o regime administrativo do Gabinete de Estudos e Planeamento de Transportes Terrestres, criado pelo Decreto-Lei 43457, de 30 de Dezembro de 1960;

Tornando-se, por outro lado, necessário ajustar algumas das suas disposições orgânicas em face da experiência entretanto colhida;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º O Gabinete de Estudos e Planeamento de Transportes Terrestres, abreviadamente G. E. P. T., criado pelo Decreto-Lei 43457, de 30 de Dezembro de 1960, goza de autonomia administrativa e financeira.

§ único. Este regime considera-se aplicável desde a entrada em vigor do decreto-lei referido neste artigo.

Art. 2.º No Decreto-Lei 43457 é acrescentado um parágrafo ao artigo 10.º e alterada a redacção do § único do artigo 10.º e do artigo 13.º e seus parágrafos, como segue:

Art. 10.º ...
§ 1.º Em casos cuja natureza ou urgência o aconselhem poderá ser autorizada a efectivação dos contratos ou ajustes referidos no corpo do artigo com dispensa da realização de concurso, público ou limitado, e da celebração de contrato escrito.

§ 2.º A realização das despesas referidas no corpo do artigo será regulada pelas disposições aplicáveis do Decreto-Lei 41375, de 19 de Novembro de 1957, nomeadamente quanto a competências e limites, os quais serão os constantes dos seus artigos 10.º ou 11.º, consoante os casos.

...
Art. 13.º A aplicação das receitas referidas no artigo anterior será feita em cada ano mediante orçamentos aprovados pelo Ministro das Comunicações e visados pelo Ministro das Finanças.

No orçamento do Ministério das Comunicações inscrever-se-ão por totais as importâncias das respectivas classes de despesa.

§ 1.º O presidente tem competência para autorizar a realização de despesas até à importância de 5000$00, podendo delegá-la, no todo ou em parte, no director-delegado ou num dos vogais do conselho directivo. Aquela competência abrange as despesas referidas no artigo 10.º do presente diploma.

§ 2.º As receitas do G. E. P. T. serão entregues nos cofres do Estado e geridas pelo conselho directivo, com atribuições de conselho administrativo.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 27 de Dezembro 1961. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Manuel Lopes de Almeida - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.


Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/265101.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1957-11-19 - Decreto-Lei 41375 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Actualiza o regime legal das condições em que os serviços do estado, incluindo os dotados de autonomia administrativa ou financeira, podem efectuar despesas com obras ou com aquisição de material. Dispõe sobre a autorização de despesas e respectivos montantes e, formação e celebração dos contratos de obras e fornecimentos.

  • Tem documento Em vigor 1960-12-30 - Decreto-Lei 43457 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Cria o Gabinete de Estudos e Planeamento de Transportes Terrestres, no âmbito do Ministério das Comunicações, e estabelece as respectivas competências e atribuições, assim como dispõe sobre a sua gestão financeira e administrativa.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1962-02-26 - Decreto 44208 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Abre créditos no Ministério das Finanças, a favor dos Ministérios da Justiça e das Comunicações, destinados a prover à realização de despesas não previstas no Orçamento Geral do Estado em vigor, e introduz alterações em duas rubricas do orçamento do Ministério da Justiça.

  • Tem documento Em vigor 1962-08-16 - Portaria 19350 - Ministério das Comunicações - Gabinete de Estudos e Planeamento de Transportes Terrestres

    Aprova o novo Regulamento do Gabinete de Estudos e Planeamento de Transportes Terrestres - Revoga o regulamento aprovado pela Portaria n.º 18632.

  • Tem documento Em vigor 1966-08-12 - Portaria 22164 - Ministério das Comunicações - Gabinete de Estudos e Planeamento de Transportes Terrestres

    Aprova o Regulamento do Gabinete de Estudos e Planeamento de Transportes Terrestres - Revoga o regulamento aprovado pela Portaria n.º 19350.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda