O Solar do Paço Episcopal do Largo da Igreja, sito no lugar da Igreja, da freguesia de Trevões, concelho de São João da Pesqueira e distrito de Viseu, é um imóvel localizado no centro da povoação, ao lado da Igreja de Santa Marinha, classificada como monumento nacional, fazendo parte de um importante conjunto edificado, que integra ainda o Solar da família Caiado Ferrão.
O edifício pertenceu aos bispos de Lamego, que aqui tinham um dos maiores proventos da diocese. Era aqui que se deslocavam para administrar a justiça civil e receber os dízimos, privilégio que anteriormente pertencera à vila de Trancoso.
Trata-se de uma construção do último quartel do século xviii que substituiu um anterior
palácio renascentista.
Importa relevar a importância artística e arquitectónica do solar, exemplar com grande integridade da casa nobre duriense em espaço rural. O seu valor arquitectónico deve ser articulado com o seu valor histórico, testemunho da importância administrativa de Trevões e sede do poder episcopal na região durante a época moderna.Nesse sentido, sendo a classificação um meio eficaz de salvaguarda dos bens culturais, nos termos do disposto na Lei 107/2001, de 8 de Setembro, o citado imóvel é objecto de classificação através da presente portaria.
Foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados previstos no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de Setembro, bem como nos artigos 100.º e seguintes
do Código do Procedimento Administrativo.
Assim:
Ao abrigo do disposto nos artigos 15.º, 18.º e 28.º da Lei 107/2001, de 8 de Setembro, manda o Governo, pelo Ministro da Cultura, que seja classificado como imóvel de interesse público (IIP) o Solar do Paço Episcopal de Trevões, freguesia de Trevões, concelho de São João da Pesqueira e distrito de Viseu, conforme planta anexa a esta portaria, da qual faz parte integrante.
2 de Outubro de 2009. - O Ministro da Cultura, José António de Melo Pinto Ribeiro.
ANEXO
(ver documento original)
202485918