Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7315/2016, de 3 de Junho

Partilhar:

Sumário

Concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul, ao Chefe do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, Raulino Machado Ventura

Texto do documento

Despacho 7315/2016

O Chefe Raulino Machado Ventura, do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, tem norteado a sua conduta pelo ideal de serviço à comunidade com total disponibilidade e dedicação no âmbito da proteção e socorro.

No dia 5 de junho de 2015, no concelho de Ribeira Grande, o Chefe Raulino Ventura revelou enorme coragem, elevado sentido do dever e espírito de sacrifício quando arriscou a sua própria vida para socorrer um banhista de nacionalidade estrangeira que estava a afogar-se na praia de Santana, situada naquele concelho.

Fazendo parte da equipa que se deslocou ao local e não tendo sido possível empenhar os meios de socorro adequados a este tipo de intervenção, de imediato, o Chefe Raulino Ventura, reconhecendo que se aguardasse outros meios para socorrer a vítima, que se encontrava agarrada às rochas a cerca de 50 metros da praia, iria afogar-se porque apresentava sinais de cansaço, desorientação e pânico, não hesitou e, munido de uma boia que tinha levado do quartel, lançou-se à agua, nadou até junto da vítima, entregoulhe a boia e tentou acalmála, vindo depois a nadar de regresso perto dela até que fosse rebocada para a praia e transportada para o hospital.

Não sendo especialista em natação, correndo o risco de desconhecer a reação da vítima, o Chefe Raulino Ventura fez jus ao lema dos bombeiros “vida por vida”, arriscando a sua própria vida para salvar a de outro, demonstrando com o seu ato sentido de solidariedade e altruísmo.

Assim:

Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.º 1 e 2 do artigo 3.º e no n.º 1 do artigo 4.º, todos do regulamento de concessão da medalha de mérito de proteção e socorro, anexo à portaria 980-A/2006 (2.ª série), de 14 de junho, concedo ao Chefe Raulino Machado Ventura, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

25 de maio de 2016. - A Ministra da Administração Interna, Maria

Constança Dias Urbano de Sousa.

209618487 SecretariaGeral

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2622156.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda