A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 20075, de 17 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Nomeia uma comissão para o estudo da reorganização da indústria de moagem de ramas de cereais e sua articulação com a de moagem com peneiração.

Texto do documento

Portaria 20075
Vem de longe - pelo menos, desde a publicação do Decreto-Lei 22872, de 24 de Julho de 1933 - o reconhecimento da necessidade de definir orientação relativamente aos limites e às condições em que a indústria de moagem de ramas de cereais poderá manter-se em moldes tradicionais ou deverá ceder o lugar à indústria de moagem com peneiração, produtora de farinhas.

No relatório do Decreto-Lei 43023, de 21 de Junho de 1960, destinado a facilitar a remodelação da moagem de farinhas de trigo, aludiu-se, com bastante clareza, à situação a que se chegou no sector das moagens de ramas; apontaram-se, com rigor, as razões por que deveriam deixar-se, ainda, à mercê da evolução do sistema de vida dos meios rurais os pequenos moinhos e azenhas adstritas à transformação de cereais para o abastecimento de casas agrícolas e de agregados familiares de agricultores; declarou-se que cumpriria oportunamente pôr cobro à formação do que pudesse considerar-se "um arremedo de indústria, que não existe no resto da Europa, um escalão intermédio entre o trabalho rural e o trabalho industrial, com a imprecisão de direitos e obrigações que caracteriza as coisas que não se arrumam numa classificação bem definida».

O primeiro passo para a realização do prometido encontra-se no artigo 16.º do Decreto-Lei 43832, de 29 de Julho de 1961, cuja promulgação visou fomentar a nítida estruturação de um e de outro daqueles tão diferentes grupos de unidades industriais.

Perante os resultados que a medida proporcionou, crê-se ser já possível encarar decididamente uma segunda fase da reorganização, referente a unidades industriais produtoras de ramas de cereais, que na presente data possam considerar-se em laboração, tendo optado pela afectação da sua actividade a fins comerciais de abastecimento público.

Ressalta do antecedente que a reorganização a realizar não poderá deixar de ter repercussões apreciáveis relativamente à moagem com peneiração, que, aliás, num dos seus sectores, o relativo ao trigo, foi já uma vez concentrada.

Se, para assegurar os resultados que se verificarem convenientes, houver que corrigir, em algum aspecto, a legislação disciplinadora dessas modalidades industriais que, repete-se, não podem ser alheias à reorganização que neste momento se empreende, oportunamente se tomarão as pertinentes providências.

Também se não esquece a eventualidade de, para tornar viável a reorganização, virem a ter de ser definidas situações no tocante às instalações chamadas de uso ou para consumo próprio dos seus donos ou exploradores, justificadamente apontadas no sobredito relatório do Decreto-Lei 43023 como vivendo em grande parte, sem fiscalização e sem encargos tributários, corporativos ou de coordenação.

Pelo exposto:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Economia, nos termos da base XVII da Lei 2005, de 14 de Março de 1945, nomear, para o estudo da reorganização da indústria de moagem de ramas de cereais e sua articulação com a de moagem com peneiração, uma comissão constituída por um presidente, dois engenheiros dos serviços do Estado ou de organismos de coordenação económica, um representante da Comissão Reguladora das Moagens de Ramas e três representantes dos industriais, tendo como agregados um representante do Ministro da Defesa Nacional, um representante do Ministério das Corporações e Previdência Social, um representante dos industriais de moagem de trigo com peneiração, a indicar pela Federação Nacional dos Industriais de Moagem, e dois representantes dos industriais de moagem de centeio e de milho com peneiração.

Para os trabalhos da comissão é fixado o prazo de oito meses a contar da presente data.

Secretaria de Estado da Indústria, 17 de Setembro de 1963. - Pelo Secretário de Estado da Indústria, José Luís Esteves da Fonseca, Subsecretário de Estado da Indústria.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/262172.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1933-07-24 - Decreto-Lei 22872 - Ministério do Comércio, Indústria e Agricultura - Gabinete do Ministro

    Estabelece o novo regime cerealífero.

  • Tem documento Em vigor 1945-03-14 - Lei 2005 - Ministério da Economia

    PROMULGA AS BASES A QUE DEVE OBEDECER O FOMENTO E A REORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL, DISPONDO SOBRE O ESTABELECIMENTO DE NOVAS INDÚSTRIAS E SOBRE A REORGANIZAÇÃO DE INDÚSTRIAS JÁ EXISTENTES.

  • Tem documento Em vigor 1960-06-21 - Decreto-Lei 43023 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Insere disposições destinadas a permitir a reorganização da indústria das farinhas espoadas de trigo.

  • Tem documento Em vigor 1961-07-29 - Decreto-Lei 43832 - Ministérios das Finanças e da Economia - Secretarias de Estado da Agricultura e do Comércio

    Mantém em vigor para o próximo ano cerealífero, observadas as alterações constantes do presente decreto-lei, o disposto no Decreto-Lei n.º 43346, de 22 de Novembro de 1960. Adopta medidas destinadas ao financiamento da produção do trigo, e isenta do pagamento de taxas para a Comissão Reguladora das Moagens em Rama as entidades exploradoras de moinhos ou azenhas que, trabalhando à tarefa ou à maquia, não recorram a outra forca motriz além da água ou do vento.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda