Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 277/2016, de 30 de Maio

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor e medalha de ouro de serviços distintos ao Major-General Luís Filipe Tavares Nunes da GNR

Texto do documento

Louvor 277/2016

Dando expressão pública ao reconhecimento que lhe é inteiramente devido, louvo o MajorGeneral (2110002), Luís Filipe Tavares Nunes, pelas excecionais virtudes militares, elevada competência técnica e profissional, e grande dedicação ao serviço da segurança pública evidenciadas ao longo dos últimos cinco anos que serviu a Guarda Nacional Republicana.

Demonstrando uma permanente disponibilidade, apurada educação e reconhecida cultura geral e militar, releva-se, como Comandante da Unidade de Controlo Costeiro, o enorme dinamismo e forte vigor com que capitalizou a participação da Unidade em projetos, eventos e atividades internacionais, especialmente relacionadas com a investigação, o desenvolvimento e a inovação, em paralelo com as atividades de vigilância da fronteira externa da UE, onde se destaca a implementação final do SIVICC e do Centro Nacional de Coordenação EUROSUR de Portugal, a participação ativa da Guarda na Aquapol e a presença nos projetos BlueMassMed, PERSEUS, SAGRES, NEREIDS e SEABILLA. Representou, ainda, a GNR nos Fóruns de Chefes das Guardas Costeiras Europeia e Mediterrânea, reforçando a projeção desta força de segurança nas atividades relacionadas com as missões de Vigilância e Controlo da Fronteira Marítima. A sua invulgar aptidão para o exercício do comando de grandes Unidades, exemplarmente expressa na forma notável como soube imprimir um clima de confiança, de coesão e de disciplina entre os seus militares, granjeou a sua estima e consideração. Mais tarde, salienta-se o equilíbrio e imparcialidade colocados no desempenho das marcantes responsabilidades de Comandante do Comando da Administração dos Recursos Internos, respondendo com o mais alto sentido do dever e grande espírito de missão às exigências de um Comando que encerra em si múltiplos reptos, obriga a respostas céleres, adequadas e complexas, denotando, deste modo um empenhamento ímpar no sentido de garantir à componente operacional da Guarda, os meios e os recursos para o cabal cumprimento da missão, realizando para o efeito, uma profícua e parcimoniosa gestão dos recursos humanos, financeiros e logísticos.

A sua forte personalidade associada à bravura e coragem denominadores comuns de um oficial General de elevada craveira, alicerçados num profundo conhecimento dos vários setores da atividade operacional e de apoio, garantiram o seu insigne contributo para as funções de Inspetor da Guarda que desempenhou com garbo e mestria, não obstante a frequente delicadeza e diversidade dos processos à sua responsabilidade. A elevada competência, a par de uma apurada formação ética, nobreza de carácter, ponderação e esclarecido bom senso, sempre presentes nas análises lúcidas, ajustadas e clarividentes, evidenciaram elevada energia e uma clara perceção dos objetivos institucionais, que concorreram para a formulação de juízos verdadeiros e justos, afirmando uma vez mais a sua peculiar inteligência emocional. De realçar ainda, na área inspetiva, as funções como Chefe da Equipa de avaliação da prontidão operacional das estruturas que integram as missões FRONTEX e do acompanhamento do processo de aprontamento e treino com levantamento de processos e sistemas, tendo em vista a certificação de Forças para emprego em missões internacionais.

Pelo apurado conhecimento institucional, agudeza de pensamento e reconhecido mérito, o MajorGeneral Tavares Nunes, foi nomeado para o desempenho das complexas e árduas funções de 2.º Comandante-Geral, onde demonstrou apurada visão estratégica, elevada tenacidade e abnegação. Oficial ilustre e de uma proficiência ímpar, promoveu e coordenou vários grupos de trabalho onde se desenvolveram e analisaram matérias sensíveis e de importância vital para a Instituição, nomeadamente o projeto de Estatuto dos Militares da GNR e o projeto de Lei Orgânica, bem como dinamizando outros estudos que projetam uma Guarda moderna, adaptada às novas exigências e desafios, revelando-se, em todas as circunstâncias, um notável colaborador e conselheiro do ComandanteGeral da Guarda. Pela sua vincada sensibilidade e pragmatismo para a componente internacional, representou a Guarda com completude e altruísmo nos mais variados eventos e em diversos países, destacando-se a sua participação na reunião de Chefes de Polícia da CPLP que se realizou em TimorLeste. Pelo notável conjunto de atributos pessoais, militares e profissionais reiteradamente evidenciados ao longo do tempo em que serviu com devir, probidade e clarividência a Guarda é o MajorGeneral Tavares Nunes digno de ver enaltecido o contributo que ofereceu para a afirmação da Instituição inter pares, devendo as suas excelsas qualidades e atributos ser evidenciados e justificando que os serviços por si prestados sejam classificados como extraordinariamente importantes, relevantes e distintíssimos, por deles haver resultado honra e lustre para a Guarda Nacional Republicana e para Portugal.

Assim, ao abrigo do Decreto Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pela Ministra da Administração Interna, condecorar com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos o MajorGeneral (2110002) Luís Filipe Tavares Nunes.

18 de maio de 2016. - A Ministra da Administração Interna, Maria

Constança Dias Urbano de Sousa.

209600755 SecretariaGeral

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2615648.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda