Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 20208, de 29 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Manda aplicar às províncias ultramarinas, com nova redacção, os artigos 1.º, 2.º e 4.º do Decreto-Lei n.º 45249, de 16 de Setembro de 1963 (recrutamento e escolha de professores para as escolas do magistério primário).

Texto do documento

Portaria 20208

O recrutamento de professores para as escolas do magistério primário das províncias ultramarinas sofre das mesmas dificuldades encontradas para as do continente e ilhas adjacentes, pelo que se mostra conveniente aplicar àquelas as providencias que para estas foram recentemente promulgadas.

Assim, obedecendo ao disposto no artigo 3.º do Decreto 44240, de 17 de Março de 1962:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Ultramar, nos termos do n.º III da base LXXXIII da Lei Orgânica do Ultramar Português, que sejam aplicados às províncias ultramarinas os artigos 1.º, 2.º e 4.º do Decreto-Lei 45249, de 16 de Setembro de 1963, com a seguinte redacção:

Artigo 1.º - 1. As funções de secretário-tesoureiro das escolas do magistério primário passam a ser exercidas pelos professores dos respectivos quadros que forem designados livremente pelos governadores ou governadores-gerais das respectivas províncias.

2. ..............................................................

Art. 2.º - 1. O provimento das vagas de professor da disciplina de Desenho e Trabalhos Manuais Educativos das escolas do magistério primário, a efectuar nos termos da alínea d) do artigo 4.º do Decreto 44240, de 17 de Março de 1962, poderá ser requerido pelos interessados no prazo que for estabelecido em aviso publicado no Diário do Governo e transcrito no Boletim Oficial das províncias ultramarinas.

2. No caso de não haver requerentes, poderá o Ministro do Ultramar autorizar o contrato para a regência daquela disciplina, em igualdade de condições de remuneração com os professores citados no n.º 1, de indivíduos diplomados com o curso superior de Pintura, Escultura ou Arquitectura. A estes contratos é aplicável a regra do artigo 35.º do Decreto 38963, de 24 de Outubro de 1952.

3. Poderão também os referidos lugares ser providos, em comissão de serviço, com a remuneração estabelecida para os professores de Didáctica Especial, por professores do ensino primário oficial com, pelo menos, 15 valores no diploma de Exame de Estado e cinco anos de serviço docente qualificado de Bom, de reconhecida competência na matéria a leccionar.

4. Se o preenchimento de alguma das vagas não for possível por qualquer das formas precedentemente estabelecidas, o Ministro do Ultramar nomeará para o desempenho dessas funções professores que no ensino liceal ou no ensino técnico profissional, das localidades sedes das escolas, tenham a seu cargo a regência da mesma disciplina, ou disciplinas afins, sendo o serviço docente prestado nas escolas do magistério remunerado como horas extraordinárias.

...................................................................

Art. 4.º Os professores das disciplinas de Psicologia Aplicada à Educação e Organização Política e Administrativa da Nação e de Didáctica Especial e Legislação e Administração Escolares são nomeados por um período de dois anos, renovável por mais outro período de dois anos, mediante simples despacho ministerial, sobre proposta fundamentada do director da escola e parecer favorável dos serviços de inspecção. A nomeação considera-se de carácter temporário e a sua renovação faz-se independentemente de nova nomeação, visto e posse.

§ 1.º Quando o primeiro período de dois anos terminar no decurso de um ano lectivo, considerar-se-á sempre prorrogado até o fim desse ano lectivo, iniciando-se no começo do ano lectivo seguinte o segundo período de renovação.

§ 2.º ...........................................................

§ 3.º O júri destes concursos será constituído pelo director-geral do Ensino, ou por seu delegado de categoria não inferior à de chefe de repartição, e por dois vogais a nomear entre professores e inspectores, de qualquer grau ou ramo de ensino, dos quadros ultramarinos.

§ 4.º ...........................................................

§ 5.º O preenchimento de qualquer lugar de cuja vacatura a Direcção-Geral do Ensino publique aviso no Diário do Governo, sempre transcrito no Boletim Oficial das províncias onde haja escolas do magistério primário, far-se-á, por transferência, mediante concurso documental entre professores providos provisória ou definitivamente noutras escolas ao abrigo do disposto no § 2.º, ou, no caso de não haver concorrentes, nos termos do corpo e § 1.º deste artigo.

§ 6.º Para os actuais professores em serviço nas escolas do magistério primário de Angola e Moçambique, o primeiro período de dois anos mencionado no corpo do artigo começa a contar-se do início do actual ano lectivo.

Ministério do Ultramar, 29 de Novembro de 1963. - O Ministro do Ultramar, António Augusto Peixoto Correia.

Para ser publicada no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - Peixoto Correia.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1963/11/29/plain-261448.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/261448.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1952-10-24 - Decreto 38963 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda - 1.ª Repartição

    Insere disposições de carácter legislativo aplicáveis às províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1962-03-17 - Decreto 44240 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Institui no ultramar escolas do magistério primário, destinadas a preparar pessoal docente para o ensino primário comum. Cria duas escolas do magistério primário na província ultramarina de Angola e outras duas na de Moçambique.

  • Tem documento Em vigor 1963-09-16 - Decreto-Lei 45249 - Ministério da Educação Nacional - Direcção-Geral do Ensino Primário

    Insere disposições relativas ao recrutamento e escolha de professores de Desenho e Trabalhos Manuais Educativos e de Psicologia Aplicada à Educação e de Didáctica Especial das escolas do magistério primário e à admissão do pessoal das secretarias das direcções escolares.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-04-22 - DECRETO LEI 47648 - MINISTÉRIO DO ULTRAMAR

    Cria, em conformidade com as disposições do Decreto n.º 44240, de 17 de Março de 1962, a Escola do Magistério Primário de Benguela.

  • Tem documento Em vigor 1967-04-22 - Decreto 47648 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral do Ensino

    Cria a Escola do Magistério Primário de Benguela

  • Tem documento Em vigor 1971-04-26 - Decreto 166/71 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Educação

    Cria, em conformidade com as disposições do Decreto n.º 44240, a Escola do Magistério Primário de Malanje.

  • Tem documento Em vigor 1973-09-05 - Decreto 444/73 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Educação

    Altera a redacção de vários parágrafos do artigo 4.º do Decreto n.º 44240, de 17 de Março de 1962 (organização e funcionamento de escolas do magistério primário no ultramar).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda