Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6525/2016, de 18 de Maio

Partilhar:

Sumário

Despacho de provimento de um cargo para Diretor de Serviços de Planeamento, Informação e Recursos Humanos da Direção-Geral das Artes - João Manuel Cebolas Batista Barreta, acompanhado do Curriculum Vitae

Texto do documento

Despacho 6525/2016

De acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 21.º, da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação dada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, foi autorizada por meu despacho, de 6 de fevereiro de 2016, a abertura do procedimento concursal destinado à seleção para provimento no cargo de Diretor de Serviços de Planeamento, Informação e Recursos Humanos da DireçãoGeral das Artes.

Nos termos dos n.º 1 e 2, do artigo 21.º, da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação dada pela Lei 64/2011 de 22 de dezembro, a oferta de emprego foi publicitada através do Aviso (extrato) n.º 2095/2016, de 5 de fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 35, de 19 de fevereiro, e da Bolsa de Emprego Público, com o Código n.º OE201602/0227, de 22 de fevereiro de 2016.

Cumpridos que foram todos os formalismos legais e concluídas as operações de seleção, nos termos dos artigos 20.º e 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação dada pela Lei 64/2011 de 22 de dezembro, o júri do concurso deliberou propor a designação do candidato João Manuel Cebolas Batista Barreta, o qual, estando de posse dos requisitos legais exigidos, demonstrou ter o perfil adequado e as características necessárias ao competente exercício das atribuições e à prossecução dos objetivos da Direção de Serviços de Planeamento, Informação e Recursos Humanos da DireçãoGeral das Artes.

Nestes termos e para os efeitos do disposto n.º 9 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação dada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro:

1 - Nomeio, em comissão de serviço pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, para o cargo de direção intermédia de 1.º grau como Diretor de Serviços de Planeamento, Informação e Recursos Humanos da DireçãoGeral das Artes, o mestre João Manuel Cebolas Batista Barreta, técnico superior, do mapa de pessoal da Secretaria Geral do Ministério da Economia.

2 - O presente despacho produz efeitos a 16 de maio de 2016. 9 de maio de 2016. - O DiretorGeral, Carlos MouraCarvalho. Nota curricular

I - Dados pessoais Nome:

João Manuel Cebolas Batista Barreta. Data de nascimento:

7 de novembro de 1967. Graus académicos:

Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas (1994), pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e Mestre em Gestão do Território (2006), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).

II - Experiência profissional De 1996 a 2001, exerceu funções, como técnico superior, na Direção Geral do Comércio e da Concorrência (DGCC), na área funcional de Comércio, Modernização e Assistência Técnica, destacando-se ao nível da preparação, apoio técnico e acompanhamento das medidas previstas no Programa de Apoio à Modernização do Comércio (PROCOM). Em 2000 foi designado representante do Ministério da Economia na Comissão Nacional Interministerial para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais.

De 2001 a 2008, desempenhou funções, em cargos dirigentes, na administração local - Câmara Municipal de Montijo (2001-2004) como Chefe de Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente (DSUA), Câmara Municipal de Setúbal (2004-2007) como Chefe de Divisão de Turismo e Atividades Económicas (DITAE) e Câmara Municipal de Lisboa (2007-2008) como Diretor Municipal das Atividades Económicas (DMAE).

Enquanto dirigente, nas autarquias de Setúbal e de Lisboa, exerceu outros cargos, destacando-se nas AssembleiasGerais da Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (ADREPES), da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) e do Centro de Arbitragem e Conflitos de Consumo de Lisboa (CACCL), bem como na Presidência da Direção da Agência para a promoção da BaixaChiado (ABC). Em Lisboa foi o representante do Senhor Presidente da Câmara (Comissões Municipais relativas à autorização de instalação/modificação de estabelecimentos de comércio a retalho e instalação de conjuntos comerciais, sendo responsável operacional por diversas medidas “Simplex Autárquico”.

Entre 2009-2012, já na administração central, exerceu funções dirigentes, no Departamento de Planeamento e Prospetiva e Relações Internacionais (DPP), do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR), como Diretor de Serviços de Planeamento e Gestão Estratégica (DSPGE), tendo assegurado a representação do Ministério no Grupo de Trabalho do Conselho Coordenador de Avaliação dos Serviços (CCAS), foi membro do Conselho Coordenador de Avaliação (CCA) e integrou a Equipa Interdepartamental para a Igualdade de Género.

De abril de 2012 a maio de 2016, desempenhou funções como técnico superior (na Direção de Serviços de Auditoria e Controlo Interno (DSACI), na Secretaria Geral do Ministério da Economia).

Conta com diversos trabalhos/estudos publicados, dos quais se destacam os livros:

“Organização e gestão dos mercados municipais” (2002, GEPE);

“A informação para as empresas comerciais” (2005, GANEC);

“O comércio e o ordenamento urbano” (2008, CCP);

“Comércio, cidade e projetos de urbanismo comercial” (2008, tese de mestrado);

“Comér-cio de proximidade e regeneração urbana” (2012, CIP). Destaque para o livro - “Comércio(s)! A que propósito? Conversas (im)prováveis com Fernando Pessoa” (2016, Diário de Bordo Editores/Observatório do Comércio).

Autor de dezenas de artigos em várias publicações - Comércio e Concorrência, Análise Social, Prospetiva e Planeamento, Marketeer, Distribución y Consumo, Indústria, Inovação e Emprego, Hipersuper, Construir, Urbanismo, Comércio de Lisboa, Notícias de Montijo, Jornal Arquiteturas, Jornal de Setúbal, Jornal da Madeira, Jornal do Comércio, entre outras.

Vencedor dos prémios “Rectângulo” (2012) promovido pela Editora Alfarroba, com o conto “Do poder de poder ser surpreendido ao poder de poder surpreender” e “Consumus Dixit” (2015), promovido pelo Fórum Consumo, na categoria de “Melhor Trabalho Jornalístico”, com o artigo “Fazer acontecer a regeneração urbana com os mercados municipais”.

Autor de comunicações, em diversos fóruns, sobre temáticas como “urbanismo comercial”, “centros comerciais a céu aberto”, “gestão de mercados municipais”, “gestão de centros urbanos”

;

“comércio em contexto rural”, “incentivos comunitários”, entre outras.

Colaborou, como técnico especialista, em vários estudos/projetos, nomeadamente, “Fazer Acontecer a Regeneração Urbana” (CIP);

“Plano Estratégico de Desenvolvimento SustentávelOlhão 2025” (IESE);

“Gestor de Centro Urbano” (CCP/DGE);

“Pro-jetos de Urbanismo Comercial do Chiado e Campo de Ourique” (Espaço & Desenvolvimento);

“Gabinete de Apoio aos Novos Empresários do Comércio” (CCP/DGE);

“Plano Estratégico do Norte Alentejano” (Es-paço & Desenvolvimento); e “Criação e Implementação de Unidades de Gestão de Centro Urbano” (CCP/DGCC).

III - Formação complementar FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública;

Certificado de Aptidão de Formador;

Outras ações de formação, como sejam:

“Ética, Conduta e Prevenção da Corrupção na AP”, “Sistema de Auditorias Internas na AP”, “Plane-amento Estratégico”, “Balanced ScoreCard (BSC)-Nível Avançado”, “Práticas de Gestão de RH”, “Métodos e Práticas de Prospetiva Territorial”, “Produtividade:

Eficiência e Eficácia na AP”, “Concepção, Gestão e Avaliação de Programas Públicos”, “Métodos de Entrevista e Seleção de Pessoal”, “Implementação do SIADAP”, “Liderança e Gestão de Equipas”, “Saber trabalhar em equipa e optimizar a complementaridade”, “Gestão Avançada de Projetos”, entre muitas outras.

209583081 DireçãoGeral do Património Cultural

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2604664.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda