A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44709, de 21 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Actualiza os emolumentos referidos nos artigos 19.º e 20.º do Decreto-Lei n.º 36527, de 2 de Outubro de 1947, cobrados a estrangeiros residentes no País pela concessão dos títulos de residência e respectivos vistos.

Texto do documento

Decreto-Lei 44709

Tornando-se necessário actualizar os emolumentos referidos nos artigos 19.º e 20.º do Decreto-Lei 36527, de 2 de Outubro de 1947, cobrados a estrangeiros residentes no país pela concessão dos títulos de residência e respectivos vistos;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º As importâncias a cobrar pela concessão de títulos de residência e respectivos vistos, estabelecidos por lei ou convenção, são os seguintes:

1.º Por cada título de residência anual ou visto válido por um ano, 20$00 em estampilha fiscal e 200$00 de emolumentos;

2.º Por cada título de residência temporária ou respectivo visto, que terá a validade de três meses, 10$00 em estampilha fiscal e 80$00 de emolumentos;

3.º Por cada visto aposto no respectivo passaporte para uma permanência de 15 a 30 dias, 15$00 de emolumentos.

§ único. Excepcionalmente, os emolumentos referidos no n.º 1.º poderão ser reduzidos a metade quando se trate de estrangeiros que, trabalhando por conta própria ou por conta de outrem, em mister modesto, demonstrem dificuldade em satisfazer o pagamento normal.

Art. 2.º A renovação dos títulos de residência anual e a concessão dos vistos válidos por um ano devem ser pedidas pelos interessados nos departamentos respectivos da Polícia Internacional e de Defesa do Estado e, nas localidades onde aqueles não existam, nos comandos da Polícia de Segurança Pública ou, ainda, nas câmaras municipais, durante os meses de Janeiro e Fevereiro de cada ano.

§ único. Às transgressões ao disposto no corpo deste artigo será aplicada a multa de 200$00 a 1000$00 e adicionais, a fixar pelo director da Polícia Internacional e de Defesa do Estado.

Art. 3.º A redacção do artigo 21.º do Decreto-Lei 36527, de 2 de Outubro de 1947, passa a ser a seguinte:

Art. 21.º Os proprietários dos hotéis, hospedarias, casas de hóspedes e congéneres, parques de campismo, bem como aqueles que aluguem, mesmo por sublocação, ou cedam, a qualquer título, casa para residência ou comércio ou alberguem na própria residência estrangeiros, ficam obrigados a comunicá-lo no prazo de 48 horas à Polícia Internacional e de Defesa do Estado ou, nas localidades onde ela não exista, aos comandos da Polícia de Segurança Pública ou, ainda, às câmaras municipais, sob pena de aos transgressores ser aplicada a multa de 500$00 a 2000$00 e adicionais, a fixar pelo director da Policia Internacional e de Defesa do Estado.

§ único. Quando se trate de transgressores que reconhecidamente tenham grande dificuldade em pagar aquela importância poderá o director da Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a requerimento devidamente fundamentado do interessado, reduzi-la ao mínimo de 100$00 e adicionais respectivos.

Art. 4.º Os emolumentos e multas referidos neste diploma constituem receita própria do Cofre Geral da Polícia Internacional e de Defesa do Estado.

Publique-se e cumpra-se como nele e contém.

Paços do Governo da República, 21 de Novembro de 1962. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Manuel Lopes de Almeida - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1962/11/21/plain-260128.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/260128.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1947-10-02 - Decreto-Lei 36527 - Ministério do Interior - Polícia Internacional e de Defesa do Estado

    Reorganiza os serviços do pessoal de investigação da Polícia Internacional e de Defesa do Estado e cria o Cofre Geral da mesma Polícia.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-03-11 - Decreto-Lei 81/72 - Ministério do Interior - Direcção-Geral de Segurança

    Insere disposições relativas aos serviços da Direcção-Geral de Segurança.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda