Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 2368/2009, de 14 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Nomeia os vogais do conselho clínico do Agrupamento de Centros de Saúde da Grande Lisboa VI - Loures.

Texto do documento

Deliberação 2368/2009

Considerando que:

a) Nos termos do artigo 22.º do Decreto-Lei 212/2006, de 27 de Outubro, as Administrações Regionais de Saúde (ARS'S) detêm um novo modelo de funcionamento, associado a uma nova estrutura e ao reforço das suas atribuições, traduzidas numa maior autonomia e racionalidade de funções;

b) Com a entrada em vigor do Decreto-Lei 222/2007, de 29 de Maio, foi aprovada a nova orgânica das ARS'S, nas quais se inclui a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P. (ARSLVT, I. P.), conferindo-lhes a natureza jurídica de Instituto Público, prevendo na alínea a) do seu artigo 5.º que compete aos conselhos directivos orientar a organização e o funcionamento das instituições e serviços prestadores de cuidados de saúde da respectiva região, como sejam os centros de saúde;

c) Nos termos do artigo 1.º do Decreto-Lei 28/2008, de 22 de Fevereiro, foram criados os agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde, designados por ACES, sendo que ficou previsto que os mesmos fossem institucionalizados por Portaria, de acordo com o definido no artigo 4.º, e o n.º 2 do seu artigo 41.º;

d) Que entretanto foi publicada a Portaria referida na alínea anterior que cria os Agrupamento de Centros de Saúde da Grande Lisboa VI - Loures (cf. artigo 1.º), e especificado no seu anexo vi, que inclui os Centros de Saúde de Loures de Sacavém.

Assim:

Considerando a proposta da Senhora Presidente do Conselho Clínico do Agrupamento de Centros de Saúde da Grande Lisboa VI - Loures, o Conselho Directivo desta Administração Regional de Saúde, nos termos e ao abrigo do n.º 5 do artigo 25.º do Decreto-Lei 28/2008, de 27 de Fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei 102/2009, de 11 de Maio, designa os seguintes Vogais do Conselho Clínico, conforme notas curriculares em anexo:

Licenciada Maria Leonor Rodrigues Murjal da Silva, Médica, Assistente Graduada da Carreira Médica de Saúde Pública;

Enfermeira Cristina Alexandra Garcia Albuquerque Brás, Enfermeira Chefe;

Licenciada Isabel Maria Ribeiro Trindade, Psicóloga Clínica.

29 de Julho de 2009. - O Presidente do Conselho Directivo, Rui Gentil de

Portugal e Vasconcelos Fernandes.

Nota curricular

Maria Leonor Murjal da Silva - nasceu em Lisboa a 12 de Julho de 1956, é filha de António Carraça da Silva e de Maria Leonor Rodrigues Murjal da Silva.

Habitações académicas:

Em 1982 licenciou-se em Medicina pela Universidade Clássica de Lisboa.

Fez o Internato Geral no Hospital de Cascais.

Ingressou no Internato Complementar de Saúde Pública no Centro de Saúde de Almada.

Concluiu o curso de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública.

Obteve o grau de Assistente de Saúde Pública em 1990.

Conclui o Curso "Ciclo de Estudos Especiais em Administração de Saúde" na Escola Nacional de Saúde Pública.

É Assistente Graduada de Saúde Pública desde 1999.

Desempenho profissional:

Trabalho a nível local:

Desenvolveu actividades como Assistente de Saúde Pública no Centro de Saúde de Almada até 1999, ano em que passa a trabalhar no Centro de Saúde da Parede, e onde permanece até Março de 2007.

Tanto no Concelho de Almada, como no de Cascais foi nomeada Autoridade de Saúde.

Sempre que solicitada tem colaborado no trabalho na Comunidade e actualmente integra os Núcleos Executivos criados no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social nas Freguesias de Carcavelos e S. Domingos de Rana.

Como Autoridade de Saúde Adjunta no Concelho de Cascais teve intervenções nos principais determinantes de saúde pública do Concelho de Cascais, nomeadamente a qualidade da água, a higiene do meio-ambiente e segurança alimentar.

No Centro de Saúde da Parede trabalha desde 4 de Outubro de 1999 até ao final de Março de 2007, integrando a equipe de saúde pública, acumulando também a responsabilidade pelo Serviço de Planeamento e Estatística, pela Comissão de Controlo de Infecção e pelo Programa de Saúde Ocupacional.

Trabalho a nível distrital:

No período de 1994 a 1996 desempenhou o cargo de Chefe de Divisão de Apoio Técnico na Sub-Região de Saúde de Setúbal, findo o qual lhe é concedido um Louvor pela qualidade do trabalho prestado e capacidade de chefia.

Trabalho a nível regional:

Desde 1996 a 2002 fez parte do grupo de trabalho que fez a Assessoria ao Conselho de administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (CA da ARSLVT), integrando o Sector de Informação e Planeamento.

Por diversas vezes foi nomeada para representar o CA da ARSLVT para assuntos relacionados com as problemáticas na área da Saúde Pública.

De 2004 a 2007 colaborou no Centro Regional de Saúde Pública da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para o desenvolvimento do Diagnóstico de Situação e Plano de Acção Regional.

Desde 2006 é Gestora do Plano de Contingência Regional para a Pandemia de Gripe.

Desde 2006 faz parte do grupo de trabalho regional para o Programa das Ondas de Calor, no qual representa os hospitais da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Desde 1 de Janeiro de 2009 faz a assessoria ao CD da ARSLVT na área do sistema de informação, integrando o DEPS.

Desde 1 de Janeiro de 2009 coordena o Programa Regional das Doenças Oncológicas.

Trabalho a nível nacional:

Integrou uma equipa multisectorial, com a DGS, que desenvolveu um Projecto de Intervenção na área da saúde reprodutiva denominado "As Cegonhas", no maior Estabelecimento Prisional para mulheres a nível nacional - E. P., de Tires.

Trabalha desde 1996 no Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva Prof.

Fernando de Pádua e na Fundação Prof. Fernando de Pádua, na qualidade de investigadora.

Participou, em representação do Sr. Prof. Fernando de Pádua, em reuniões internacionais do CINDI - Finlândia em 2001, Luxemburgo e Chipre em 2002.

Desde Dezembro de 2004 faz parte da Direcção do Jornal do Centro de Saúde.

De Abril de 2007 a final de 2008 integra a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, na função de Monitorização e Avaliação, passando a trabalhar a nível regional.

Desde Janeiro de 2009 é assessora do CS da ARSLVT para a área do sistema de informação.

Desde Janeiro de 2009 é Coordenadora Regional do Programa de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas.

Integra desde o Abril de 2009 o Conselho Clínico do ACES 6 Loures/Sacavém.

Trabalho de investigação:

Desenvolveu trabalhos de investigação destacando-se: "Mortalidade Perinatal no Distrito de Setúbal - Estudos descritivo de quatro anos 1993 a 1996";

Desde 1996 participa nos trabalhos desenvolvidos no Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva Prof. Dr. Fernando de Pádua como investigadora.

Foi autora dos trabalhos "Apontamentos sobre a saúde em Portugal 1986-1996"

e "Viver e nascer sem deficiência" pelo Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva Prof. Dr. Fernando de Pádua e Fundação Professor Fernando de Pádua.

Foi autora do trabalho sobre os indicadores de saúde em Portugal comparados com os dos países da Comunidade Europeia (CE-15) e publica o trabalho "A situação da saúde em Portugal em relação aos outros países europeus (EU-15) ", trabalho este já actualizado para abranger os países da EU-25 e que actualmente está concluído e a aguardar publicação.

Terminou recentemente um trabalho de investigação sobre o trabalho multidisciplinar e multisectorial desenvolvido com famílias multi-problemáticas ", trabalho este que vai ser apresentado no Encontro de Saúde Mental e Comunitária que se realizará em Dezembro de 2007, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Cascais e o Serviço de Saúde Mental do Hospital S.

Francisco Xavier.

Nota curricular

Nome: Cristina Alexandra Garcia de Albuquerque Brás.

Filiação: Maria Luísa Santos Albuquerque Brás e Manuel Brás.

Naturalidade: Luanda - Angola.

Nacionalidade: Portuguesa.

Data de nascimento: 4 de Maio de 1967.

Carteira profissional: n.º 17/17712/1342 - Delegação do IDICT em Lisboa.

Membro da Ordem dos Enfermeiros n.º 5-E-25681.

Local de trabalho: Centro de Saúde de Sacavém.

Habilitações académicas e profissionais:

De 1988 a 1990 efectuei o curso de Enfermagem Geral, na Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo, em Lisboa, com a classificação final de 16 valores.

A 2 de Junho de 1993, foi-me concedida a equivalência ao Bacharelato em Enfermagem, ao abrigo do disposto nos n.º 1 e 4 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º480/88, de 23 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei 100/90, de 20 de Março, sob proposta do Departamento do Ensino Superior.

De 1996 a 1998 efectuei o curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, na Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende, com a classificação final de 16 valores. O presente curso, confere o Grau de Licenciatura e Pós-Graduação em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

Actividade profissional/cargos desempenhados:

A 7 de Janeiro de 1991 iniciei a minha actividade profissional no Hospital Distrital de Vila Franca de Xira, no serviço de Pediatria. Em Outubro de 1991 passei a desempenhar funções de responsável de equipa na Urgência Pediátrica.

Em 1994, após concurso interno de ingresso, tomei posse como enfermeira na ARSLVT, tendo sido colocada no Centro de Saúde de Alhandra onde desempenhei funções inerentes à minha categoria e substituía o Enfermeiro Chefe nas suas ausências e impedimentos.

Em 1999, após concurso interno, tomei posse como enfermeira especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, no Centro de Saúde de Sacavém. Neste, para além de ficar responsável pela área de Saúde Infantil de toda a área de abrangência do Centro de Saúde, fiquei a trabalhar directamente com a Enfermeira Chefe e Vogal de Enfermagem, na área da gestão.

No período de 1 de Janeiro a 3 de Março de 2001, assumi a Gestão dos Serviços de Enfermagem no Centro de Saúde de Sacavém, substituindo o Enfermeiro Chefe e Vogal de Enfermagem.

A 17 de Janeiro de 2002 passei a integrar o órgão de Gestão do Centro de Saúde de Sacavém e a 19/02/2002 foi aceite pelo Sr. Secretário de Estado da Saúde, a minha nomeação para a Direcção do Centro de Saúde de Sacavém.

Em Agosto de 2005 após concurso interno, tomei posse como Enfermeira Chefe no Centro de Saúde de Sacavém, onde desempenho funções.

Outras actividades relevantes:

Em 3 de Janeiro de 2001, a convite da Directora, integrei o grupo de trabalho para a Humanização e Qualidade dos Serviços de Saúde, do Centro de Saúde de Sacavém.

Desde 3 de Fevereiro de 2001, tenho sido nomeada como enfermeira avaliadora dos enfermeiros do Centro de Saúde de Sacavém.

Fui designada representante do Centro de Saúde de Sacavém no Grupo de Formação da Unidade B, em Janeiro de 2002.

Em 2003, a convite da DGS, passei a integrar a equipa de aconselhamento da Linha de Saúde Pública Desde Outubro de 2008 lecciono a disciplina de Saúde Comunitária, no curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Comunitária, na Universidade Atlântica em Lisboa.

Publicação, na Revista de Formação Contínua em Enfermagem - NURSING n.º 153 de Março de 2001 Ano 14 - ,de um artigo intitulado "A criança com doença crónica e seus pais". Este descreve, essencialmente, a importância do acompanhamento da criança com doença crónica, na comunidade. Este artigo demonstra que as acções pontuais e as atitudes individuais não garantem uma continuidade nos cuidados a crianças com doença crónica e suas famílias, nem no tempo, nem nos diferentes serviços.

Nota curricular

Isabel Maria Ribeiro Trindade, licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA, pós-graduada em Psicoterapia e Psicologia da Saúde pela FPCE da Universidade de Lisboa, tem o grau de Assistente Principal da Carreira Técnica Superior de Saúde, ramo de Psicologia Clínica e vários trabalhos publicados relacionados com psicologia nos cuidados de saúde primários.

Participou no Grupo de "Melhoria Contínua do Desempenho das Direcções dos Centros de Saúde" da ARSLVT.

Coordenou a Comissão de Humanização e Qualidade dos Serviços de Saúde/Gabinete do Utente da Sub-Região de Saúde de Lisboa.

Foi membro do Observatório Regional da ARSLVT.

Implementou o Projecto SIM-Cidadão na Sub-Região de Saúde de Lisboa.

Coordenou a Área da Psicologia da Sub-Região de Saúde de Lisboa.

Integrou a Comissão Consultiva de Coordenação de Estágios da Carreira Técnica Superior de Saúde - Ramo de Psicologia.

202176505

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/08/14/plain-259229.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/259229.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-03-20 - Decreto-Lei 100/90 - Ministério da Saúde

    Altera (primeira alteração) o Decreto-Lei 480/88, de 23 de Dezembro, que aprova a revisão da carreira de enfermagem.

  • Tem documento Em vigor 2006-10-27 - Decreto-Lei 212/2006 - Ministério da Saúde

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Saúde.

  • Tem documento Em vigor 2007-05-29 - Decreto-Lei 222/2007 - Ministério da Saúde

    Aprova a orgânica das Administrações Regionais de Saúde, I. P.

  • Tem documento Em vigor 2008-02-22 - Decreto-Lei 28/2008 - Ministério da Saúde

    Estabelece o regime da criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

  • Tem documento Em vigor 2009-05-11 - Decreto-Lei 102/2009 - Ministério da Saúde

    Altera (primeira alteração) o Decreto-Lei 28/2008, de 22 de Fevereiro, que estabelece o regime da criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda