A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD4625, de 17 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Torna público ter sido aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 100$00 (chapa 7 - efígie de Camilo Castelo Branco), a pôr em circulação pelo Banco de Portugal.

Texto do documento

Aviso

Para os fins do disposto no § 2.º do artigo 21.º dos Estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto 19962, de 29 de Junho de 1931, com as alterações aprovadas pelo Decreto-Lei 44432, de 29 de Junho de 1962, faz-se público que, por despacho de S. Ex.ª o Subsecretário de Estado do Tesouro de 4 de Dezembro corrente, foi aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 100$00 (chapa 7 - efígie de Camilo Castelo Branco), a pôr em circulação pelo referido Banco, com as seguintes características:

A) Frente da nota:

Na cor azul: à direita, o retrato de Camilo Castelo Branco, o número «100» e vários ornatos envolvendo o retrato e o número; na parte superior, uma faixa com o dístico «Banco de Portugal»; no canto inferior esquerdo, o número «100», envolvido em ornatos.

Na cor castanha: ao centro, o escudo nacional, ladeado pelo indicativo «Ch.7», e o dístico «Cem escudos ouro», distribuído em três linhas e ornamentado com um arabesco.

Em vários cores: as margens esquerda e direita, em tom esverdeado; a parte central da nota, em tons rosa com flores esverdeadas; contornando o lado esquerdo da marca de água, uma faixa que começa no canto superior esquerdo e termina no retrato de Camilo Castelo Branco, constituída por losangos e traços ornamentais, com várias tonalidades e misturas das cores azul, verde, vermelho e amarelo.

B) Verso da nota:

Na cor azul: uma gravura da cidade do Porto, envolvida em ornatos; os números «100», nos cantos superior esquerdo e inferior direito; uma faixa, com o letreiro «Banco de Portugal», na parte superior direita.

Em várias cores: as margens esquerda e direita, na tonalidade violeta; as margens superior e inferior, na parte central, apresentam duas faixas de cor, uma alaranjada e outra amarela-esverdeada; contornando o lado direito da marca de água, uma faixa que começa no canto superior direito e termina na base da vinheta, com desenho idêntico ao do da frente da nota, mas com diferente distribuição de cores.

C) Marca de água e filete:

A marca de água é um retrato de Camilo Castelo Branco, redução do retrato impresso na frente da nota.

O filete é um traço descontínuo, visível à transparência.

Direcção-Geral da Fazenda Pública, 9 de Dezembro de 1965. - O Director-Geral, António Cândido Mouteira Guerreiro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1965/12/17/plain-255331.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/255331.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1931-06-29 - Decreto 19962 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Aprova os estatutos do Banco de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1962-06-29 - Decreto-Lei 44432 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Aprova e publica em anexo a alteração dos estatutos do Banco de Portugal, e autoriza o Ministro das Finanças a realizar com o referido Banco um contrato nos termos constantes das bases anexas ao presente diploma.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda