A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 47244, de 7 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Ministério das Obras Públicas a promover por intermédio das respectivas câmaras municipais a construção de habitações para realojamento de famílias de modestos recursos moradoras em casas a demolir em consequência das obras de construção do nó da estrada nacional n.º 107 situado a sul do viaduto do porto de Leixões, da Ponte sobre o rio Tâmega, na estrada nacional n.º 15, em Amarante, e da Auto-Estrada do Norte entre Lisboa e Vila Franca de Xira.

Texto do documento

Decreto-Lei 47244

A construção do nó da estrada nacional n.º 107 situado a sul do viaduto do porto de Leixões e da ponte sobre o rio Tâmega, na estrada nacional n.º 15, em Amarante, implica a demolição de casas ocupadas por famílias de modestos recursos, para cujo realojamento se torna necessário construir novas habitações.

Por outro lado, a construção da auto-estrada Lisboa-Vila Franca de Xira motivou o desalojamento de mais famílias do que as previstas no Decreto-Lei 42234, de 22 de Abril de 1959, pelo que igualmente se torna necessário considerar o seu realojamento.

Conforme naquele diploma se referiu, a solução mais conveniente para a resolução destes problemas consiste na atribuição às respectivas câmaras municipais da incumbência de tais realojamentos, comparticipando o Estado nos encargos do empreendimento por forma a ficar garantido o equilíbrio económico da operação dentro dos limites de rendas adequadas ao nível de proventos das famílias a realojar.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Fica o Ministério das Obras Públicas autorizado a promover por intermédio das respectivas câmaras municipais a construção de 55 habitações para realojamento de famílias de modestos recursos moradoras em casas a demolir em consequência das obras de construção do nó da estrada nacional n.º 107 situado a sul do viaduto do porto de Leixões, da ponte sobre o rio Tâmega, na estrada nacional n.º 15, em Amarante, e da Auto-Estrada do Norte entre Lisboa e Vila Franca de Xira.

Art. 2.º O Estado comparticipará nas despesas da construção a que se refere o artigo anterior, incluindo a aquisição e urbanização dos terrenos necessários, mediante a concessão às câmaras municipais de subsídios não reembolsáveis no montante global de 1342300$00, com a seguinte distribuição:

(ver documento original) Art. 3.º Os encargos resultantes da execução do disposto no artigo 2.º serão levados à conta de despesas gerais das obras rodoviárias interessadas, devendo ser suportados pela dotação do orçamento do Ministério das Obras Públicas por onde são liquidadas as despesas com estas obras.

§ único. A Junta Autónoma de Estradas promoverá a entrega dos subsídios às câmaras municipais a simples requisição destas.

Art. 4.º As habitações a construir ao abrigo deste diploma serão exploradas pelas câmaras municipais no regime estabelecido no Decreto-Lei 34486, de 6 de Abril de 1945.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 7 de Outubro de 1966. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - Ulisses Cruz de Aguiar Cortês - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1966/10/07/plain-253912.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/253912.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1945-04-06 - Decreto-Lei 34486 - Ministério das Obras Públicas e Comunicações - Gabinete do Ministro

    Autoriza o governo a promover, no prazo de cinco anos, por intermédio dos corpos administrativos das misericórdias, a construção de 5 000 casas destinadas ao alojamento de famílias pobres nos centros populacionais do continente e ilhas adjacentes.

  • Tem documento Em vigor 1959-04-22 - Decreto-Lei 42234 - Ministério das Obras Públicas - Gabinete do Ministro

    Autoriza o Ministério das Obras Públicas a promover, por intermédio das respectivas câmaras municipais, a construção de habitações para o alojamento das famílias de modestos recursos moradoras em casas a demolir, em consequência das obras de construção dos acessos à nova ponte sobre o rio Douro, na cidade do Porto, e da auto-estrada de Lisboa a Vila Franca de Xira - Autoriza as Câmaras Municipais de Loures e Vila Franca de Xira a contrair empréstimos na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência para o (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda