Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 162/91, de 27 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Altera a Portaria n.º 815/90, de 11 de Setembro, que estabelece limitações ao exercício da pesca com redes de emalhar fundeadas, nomeadamente no que se refere à delimitação das áreas de interdição de utilização dessas artes de pesca.

Texto do documento

Portaria 162/91
de 27 de Fevereiro
Pelo n.º 7.º da Portaria 815/90, de 11 de Setembro, foi transitoriamente permitida, até final de 1990, a utilização de redes de emalhar de 65 mm na zona especificamente delimitada naquela disposição.

Entretanto, têm vindo a ser desenvolvidos estudos no sentido de avaliar o impacte que a utilização daquela malhagem provoca nos recursos ocorrentes na referida zona, tendo em vista promover o necessário equilíbrio entre a actividade de pesca desenvolvida e a capacidade de regeneração das espécies que são objecto de uma captura mais intensa, como é o caso da pescada.

A natureza de tais estudos e a importância dos referidos objectivos aconselham a que, ainda a título transitório, mas num período mais alargado de dois anos, se mantenha a autorização do uso daquelas malhagens, e que o mesmo seja acompanhado pela interdição total do exercício da pesca com qualquer tipo de redes de emalhar, durante três meses, em parte da referida zona.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 16.º do Decreto Regulamentar 43/87, de 17 de Julho, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto Regulamentar 3/89, de 28 de Janeiro, e do artigo 49.º do mesmo diploma:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, o seguinte:

1.º É alterado o n.º 7.º da Portaria 815/90, de 11 de Setembro, que passa a ter a seguinte redacção:

7.º Sem prejuízo do disposto no n.º 7.º-A, é permitida, até 31 de Dezembro de 1992, a utilização de redes de emalhar de um pano fundeadas, com malhagem não inferior a 65 mm, na zona delimitada a norte pelo paralelo que passa pelo farol de Esposende (41º 32' 4" N), a sul pelo paralelo que passa pelo farol do cabo Mondego (40º 11' 3" N), a leste pela distância de 15 milhas à linha da costa e a oeste pelo limite da ZEE nacional.

2.º É editado à Portaria 815/90, de 11 de Setembro, o n.º 7.º-A, com a seguinte redacção:

7.º-A Até 31 de Dezembro de 1992 e durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Dezembro de cada ano, é proibido exercer a pesca com qualquer tipo de redes de emalhar na área delimitada a norte pelo paralelo que passa pelo farol de Esposende (41º 32' 4" N), a sul pelo paralelo que passa pelo farol do cabo Mondego (40º 11' 3" N), a leste pela distância de 15 milhas à linha de costa e a oeste pela batimétrica dos 150 m.

3.º O disposto na presente portaria entra imediatamente em vigor.
Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação.
Assinada em 18 de Fevereiro de 1991.
Pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, João Casimiro Marçal Alves, Secretário de Estado das Pescas.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/25210.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-07-17 - Decreto Regulamentar 43/87 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Define, nos termos do artigo 14.º do Regulamento (CEE) n.º 3094/86 (EUR-Lex), as medidas nacionais de conservação dos recursos biológicos aplicáveis ao exercício da pesca em águas, quer oceânicas, quer interiores, sob soberania e jurisdição portuguesas.

  • Tem documento Em vigor 1990-09-11 - Portaria 815/90 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Estabelece limitações ao exercício da pesca com redes de emalhar fundeadas, nomeadamente no que se refere à delimitação das áreas de interdição de utilização dessas artes de pesca.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1992-12-31 - Portaria 1243/92 - Ministério do Mar

    Proíbe o exercício da pesca com redes de emalhar fundeadas a uma distância inferior a um quarto de milha da linha de costa.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda