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Aviso 2375/2016, de 25 de Fevereiro

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Sumário

Regista a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Texto do documento

Aviso 2375/2016

Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, que, por meu despacho de 14 de julho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia pela Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

10 de fevereiro de 2016. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior

Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Tecnologia

2 - Curso técnico superior profissional

T051 - Desenvolvimento de Produtos Multimédia

3 - Número de registo

R/Cr 213/2015

4 - Área de educação e formação

213 - Audiovisuais e Produção dos Media

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Analisar, conceber, planear e desenvolver de uma forma autónoma ou integrado numa equipa, produtos multimédia, com recurso a tecnologias multimédia, produzindo produtos integrados e interativos para suportes fixos, para a web e dispositivos móveis.

5.2 - Atividades principais

a) Conceber, planear e desenvolver projetos em 2D e 3D;

b) Planear e desenvolver aplicações estáticas e ou interativas para a web;

c) Programar aplicações multimédia utilizando ferramentas de autor e linguagens adequadas;

d) Digitalizar e editar sons, imagens e vídeos utilizando programas específicos;

e) Conceber guiões e storyboards para produtos audiovisuais e multimédia;

f) Desenvolver e gerir produtos multimédia para a comunicação e publicidade;

g) Conceber e manipular bases de dados;

h) Planear e desenvolver aplicações multimédia para dispositivos móveis.

6 - Referencial de competências

6.1 - Conhecimentos

a) Conhecimentos fundamentais de programação, abstração de dados e processos utilizando a linguagem JAVA;

b) Conhecimentos profundos das linguagens JavaScript (incluindo a biblioteca Jquery) e PHP;

c) Conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de sítios web dinâmicos e de criação de objetos gráficos sobre o browser com recurso a JavaScript;

d) Conhecimentos especializados de desenvolvimento de jogos de vídeo, incluindo a documentação de suporte;

e) Conhecimentos profundos de programação orientada por objetos com recurso a linguagem JAVA;

f) Conhecimentos especializados sobre criação de elementos gráficos necessários à criação de interfaces gráficas;

g) Conhecimentos fundamentais dos elementos de pré-produção, produção e programação de páginas web, segundo normas W3C;

h) Conhecimentos especializados de elementos de construção, modelação e animação tridimensional e correspondentes ferramentas de desenvolvimento;

i) Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces homem-máquina e das metodologias de avaliação;

j) Conhecimentos fundamentais de processamento de imagem e técnicas criativas;

k) Conhecimentos especializados de técnicas de criação, ilustração, execução de animações em 2D e correspondentes ferramentas de desenvolvimento;

l) Conhecimentos fundamentais sobre arquitetura de sistemas computacionais na vertente de hardware;

m) Conhecimentos profundos de modelos lógicos e físicos de bases de dados e linguagens de consulta SQL;

n) Conhecimentos profundos da linguagem de modelação UML;

o) Conhecimentos fundamentais da língua inglesa;

p) Conhecimentos abrangentes na organização do trabalho, orientada ao projeto;

q) Conhecimentos fundamentais para a conceção de aplicações para dispositivos móveis;

r) Conhecimentos fundamentais para aquisição e edição de áudio e vídeo digital e correspondentes ferramentas;

s) Conhecimentos fundamentais dos standards de codificação de áudio, imagem e vídeo, incluindo técnicas de compressão de informação multimédia;

t) Conhecimentos fundamentais de instrumentos e técnicas de desenho e de métodos de representação e prática de projeto;

u) Conhecimentos abrangentes da produção de documentação técnica recorrendo a produção audiovisual;

v) Conhecimentos fundamentais de matrizes, probabilidade e estatística, cálculo combinatório e álgebras de Boole;

w) Conhecimentos específicos de usabilidade considerando diversos tipos de avaliação, incluindo avaliação preditiva e com os utilizadores.

6.2 - Aptidões

a) Desenvolver algoritmos e criar programas em linguagem JAVA;

b) Desenvolver páginas web dinâmicas e interativas, recorrendo a JavaScript e à biblioteca jQuery;

c) Criar e interpretar documentação adequada para desenvolvimento de jogos;

d) Desenvolver jogos em 3D para o browser com recurso a WebGL e biblioteca three.js;

e) Projetar e desenvolver programas, modelados segundo os princípios da programação orientada por objetos, recorrendo a linguagem JAVA;

f) Analisar e integrar de forma eficiente código produzido por terceiros, ou classes nativas, no desenvolvimento de soluções próprias;

g) Aplicar normas de produção no desenvolvimento de páginas web estáticas e dinâmicas;

h) Criar, combinar e animar elementos gráficos tridimensionais com recurso às ferramentas adequadas, aplicando as diferentes técnicas de modelação e animação 3D;

i) Identificar o impacto e a diversidade de utilizadores e tarefas de acordo com as características específicas dos sistemas no design de interfaces;

j) Aplicar técnicas de edição e tratamento de imagens aplicando os princípios fundamentais de edição e composição;

k) Desenvolver interfaces centrados no utilizador, que satisfaçam os critérios de acessibilidade e usabilidade adequados;

l) Criar testes de usabilidade, aplicando os diferentes tipos de avaliação da usabilidade;

m) Analisar problemas usando metodologias de matemática adequadas;

n) Aplicar técnicas de ilustração e animação 2D recorrendo a ferramentas adequadas;

o) Instalar e configurar um sistema computacional como um todo ou por componentes;

p) Criar modelos entidade-relacionamento e modelos relacionais;

q) Inserir, atualizar, remover e selecionar dados com recurso à linguagem SQL;

r) Criar diagramas de modelação de sistemas, com recurso à linguagem UML;

s) Aplicar técnicas de negociação, em língua inglesa, com clientes e ou parceiros estrangeiros;

t) Analisar e produzir documentos em língua inglesa;

u) Aplicar ferramentas de gestão de projeto e elaborar WBS e matrizes operacionais;

v) Desenvolver aplicações para dispositivos móveis com recurso a metodologias de desenvolvimento de software adequadas;

w) Instalar e configurar detalhadamente um servidor que suporte uma arquitetura de várias camadas;

x) Adquirir e editar áudio e vídeo digital usando as ferramentas adequadas;

y) Aplicar técnicas de compressão para áudio, imagem e vídeo;

z) Codificar informação relacionada com áudio, imagem e vídeo para produtos multimédia;

aa) Aplicar técnicas de desenho para criar estruturas no espaço bidimensional e tridimensional;

bb) Criar peças de comunicação de caráter essencialmente gráfico aplicáveis à documentação técnica.

6.3 - Atitudes

a) Adaptar a linguagem às características dos interlocutores;

b) Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade;

c) Demonstrar pensamento crítico sobre diferentes soluções para resolução de um problema;

d) Demonstrar capacidade de organização na resolução de tarefas e abertura na discussão de soluções durante o trabalho de equipa;

e) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;

f) Demonstrar capacidade de adaptação às evoluções tecnológicas;

g) Demonstrar capacidade de integração numa equipa de desenvolvimento;

h) Demonstrar criatividade na construção de páginas web;

i) Demonstrar capacidade e criatividade na modelação e animação tridimensional;

j) Demonstrar espírito crítico na avaliação do design de interfaces;

k) Demonstrar capacidade e criatividade na edição, composição e tratamento de imagens;

l) Demonstrar capacidade e criatividade na ilustração e animação 2D e 3D;

m) Demonstrar capacidade na organização e na execução de projetos;

n) Demonstrar entendimento do desenho como um modo de conhecer, pensar e representar o mundo;

o) Demonstrar raciocínio lógico e analítico.

7 - Estrutura curricular

(ver documento original)

8 - Áreas relevantes para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março)

Uma das seguintes áreas:

Matemática

Informática

Geometria Descritiva

Multimédia

9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos

(ver documento original)

10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso

2015-2016

11 - Plano de estudos

(ver documento original)

209360866

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2516175.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2014-03-18 - Decreto-Lei 43/2014 - Ministério da Educação e Ciência

    Procede à criação e regulamentação de um ciclo de estudos superiores não conferente de grau académico, no âmbito do ensino politécnico, e determina a criação e composição de uma comissão de acompanhamento dos cursos técnicos superiores profissionais.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

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