A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 49218, de 1 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza os Governos das províncias de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique a participarem no capital de uma sociedade de economia mista, a constituir, para a construção e exploração de entrepostos fruteiros e outras instalações adequadas à escolha e manuseamento de frutas nos portos nacionais e ainda a participarem no capital de sociedades que venham a ser criadas para a comercialização das frutas.

Texto do documento

Decreto-Lei 49218

O estudo das possibilidades de intensificação do tráfego fruteiro revelou amplas perspectivas de desenvolvimento altamente favoráveis para os produtores das zonas aptas à fruticultura nacional nas regiões tropicais e temperadas.

Constitui, porém, condição essencial de tal intensificação de tráfego a criação, nas zonas portuárias de embarque e desembarque, de instalações adequadas e devidamente equipadas para o manuseamento das frutas, desembaraço rápido dos navios transportadores e a consequente estrutura da sua comercialização.

Verificando-se a vantagem de concentrar em entidades específicas o estudo, realização e exploração destas instalações e a comercialização da fruta, estabelecem-se as condições em que as províncias ultramarinas mais directamente interessadas poderão lançar-se desde já na efectivação do esquema esboçado.

Nestes termos, e sendo da maior urgência estabelecer as providências necessárias à realização dos objectivos propostos;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Ficam os Governos das províncias de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique autorizados a participarem no capital de uma sociedade de economia mista, a constituir, para a construção e exploração de entrepostos fruteiros e outras instalações adequadas à recolha e manuseamento de frutas nos portos nacionais.

Art. 2.º As províncias referidas no artigo 1.º podem participar também no capital de sociedades de economia mista que venham a ser criadas para comercialização das frutas.

Art. 3.º As nomeações dos administradores por parte do Estado e dos delegados do Governo, quando necessários, serão feitas por proposta do Ministro do Ultramar, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei 40833, de 29 de Outubro de 1956.

Art. 4.º O número de administradores por parte do Estado será o estabelecido nos estatutos, tendo em conta o montante da participação que as províncias tiveram no capital social das empresas.

Art. 5.º A comparticipação dos Governos das províncias ultramarinas referida nos artigos 1.º e 2.º deste diploma poderá efectuar-se por força das verbas inscritas nos programas respectivos do Plano de Fomento sob a rubrica «Agricultura, silvicultura e pecuária - Fomento dos recursos agro-silvo-pastoris».

Marcello Caetano - Alfredo de Queirós Ribeiro Vaz Pinto - Horácio José de Sá Viana Rebelo - António Manuel Gonçalves Rapazote - Mário Júlio Brito de Almeida Costa - João Augusto Dias Rosas - José Manuel Bethencourt Conceição Rodrigues - Manuel Pereira Crespo - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Rui Alves da Silva Sanches - Joaquim Moreira da Silva Cunha - José Hermano Saraiva - Fernando Alberto de Oliveira - José João Gonçalves de Proença - Lopo de Carvalho Cancella de Abreu.

Promulgado em 13 de Agosto de 1969.

Publique-se.

Presidência da República, 1 de Setembro de 1969. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1969/09/01/plain-247825.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/247825.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1956-10-29 - Decreto-Lei 40833 - Presidência do Conselho

    Regula a participação do Estado, por meio de administradores nomeados pelo Governo, na administração das sociedades de que seja accionista ou em que tenha a participação nos lucros ou das que explorem actividades em regime de exclusivo ou como benefício ou privilégio não previsto em lei geral.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-10-07 - DECLARAÇÃO DD10356 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Declara ter sido rectificada a forma como foi publicado o Decreto-Lei n.º 49218, de 1 de Setrembro de 1969, que autorizou os Governos das províncias de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique a participarem no capital de uma sociedade de economia mista, a constituir, para a construção e exploração de entrepostos fruteiros e outras instalações adequadas à escolha e manuseamento de frutas.

  • Tem documento Em vigor 1969-10-07 - Declaração - Ministério da Justiça - 4.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    De ter sido rectificada a forma como foi publicado o Decreto-Lei n.º 49218, que autoriza os Governos das províncias de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique a participarem no capital de uma sociedade de economia mista, a constituir, para a construção e exploração de entrepostos fruteiros e outras instalações adequadas à escolha e manuseamento de frutas

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda