A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 381/2009, de 11 de Março

Partilhar:

Sumário

Fixa os perímetros das zonas especiais de protecção do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, ambos da freguesia de Santa Clara, concelho e distrito de Coimbra, cujos limtes constam de planta anexa.

Texto do documento

Portaria 381/2009

Os Mosteiros de Santa Clara-a-Nova e Santa Clara-a-Velha são imóveis classificados como monumentos nacionais desde o início do século XX, merecendo zonas especiais de protecção já desde a década de 50, razão pela qual se justifica a apreciação e revisão da necessidade e proporcionalidade dos ónus impostos e, assim, a presente redefinição dos respectivos perímetros. Por um lado, a salvaguarda dos Mosteiros não reclama já zonas non aedificandi tão severas, em virtude dos trabalhos arqueológicos entretanto realizados e que agora permitem identificar com maior rigor os limites físicos dos imóveis, bem como os valores associados na área envolvente. Por outro lado, a crescente importância atribuída à preservação do contexto na salvaguarda e fruição dos monumentos classificados nas últimas décadas, evolução acolhida na Lei 107/2001, de 8 de Setembro, que estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural, aconselha à inclusão nas zonas de protecção dos eixos e bacias visuais relacionados com os imóveis protegidos.

Assim:

Ao abrigo do n.º 2 do artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de Setembro, realizadas as consultas públicas previstas pelo Decreto-Lei 181/70, de 28 de Abril, manda o Governo, pelo Ministro da Cultura, o seguinte:

1.º São fixados os perímetros, conforme planta anexa a esta portaria, da qual faz parte integrante, das zonas especiais de protecção do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, ambos na freguesia de Santa Clara, concelho e

distrito de Coimbra.

2.º A presente portaria substitui, para todos os efeitos, as portarias publicadas no Diário do Governo, 2.ª série, n.os 174, de 26 de Julho de 1954, e 259, de 4 de Novembro de 1968, que fixaram, respectivamente, os perímetros das zonas especiais de protecção do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, ambos na freguesia de Santa Clara, concelho e distrito de Coimbra.

3.º A presente portaria produz efeitos à data da sua publicação.

4 de Dezembro de 2008. - O Ministro da Cultura, José António de Melo Pinto

Ribeiro.

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/03/11/plain-247728.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/247728.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-04-28 - Decreto-Lei 181/70 - Presidência do Conselho

    Determina que a constitutição de uma servidão administrativa, desde que exija a prática de um acto da Administração, deve ser precedida de aviso público e ser facultada audiência aos interessados.

  • Tem documento Em vigor 2001-09-08 - Lei 107/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as bases da política e do regime de protecção e valorização do património cultural.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda