Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4560/2009, de 6 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Nomeia os menbros do conselho directivo do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.

Texto do documento

Despacho 4560/2009

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei 354/2007, de 29 de Outubro, que criou o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.

P., o seu conselho directivo é composto por um presidente e dois vogais, que importa agora nomear.

A Portaria 1423/2007, de 31 de Outubro, que veio fixar os Estatutos deste Laboratório de Estado estabelece, no seu artigo 2.º, que os Laboratórios de Energia e de Geologia e Minas são dirigidos, por inerência e sem acréscimo remuneratório, respectivamente por um dos vogais do conselho directivo.

Assim, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 19.º e nos n.os 1 e 2 do artigo 20.º da lei quadro dos institutos públicos, aprovada pela Lei 3/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 105/2007, de 3 de Abril, o Primeiro-Ministro e o Ministro da Economia e da Inovação decidem:

1 - Nomear presidente do conselho directivo do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I. P., a Prof.ª Doutora Maria Teresa Costa Pereira da Silva Ponce de Leão.

2 - Nomear vogais do conselho directivo do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I. P.:

a) O Doutor Hélder José Perdigão Gonçalves, que, nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º da Portaria 1423/2007, de 31 de Outubro, dirige, por inerência, o Laboratório de Energia;

b) O Prof. Doutor Mário Rui Machado Leite, que, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 2.º da Portaria 1423/2007, de 31 de Outubro, dirige, por inerência, o Laboratório de Geologia e Minas.

3 - A nota curricular de cada um dos ora nomeados consta, respectivamente, do anexo i, ii e iii ao presente despacho, de que fazem parte integrante.

4 - O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2009.

30 de Janeiro de 2009. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - O Ministro da Economia e da Inovação, Manuel António Gomes de Almeida de Pinho.

ANEXO I

Nota curricular

Maria Teresa Costa Pereira da Silva Ponce de Leão.

Licenciada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1980.

Doutorada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na FEUP em 1995.

Desde Janeiro de 1983 está ligada à actividade docente possuindo actualmente a categoria de Professora Auxiliar com nomeação definitiva.

Desde Abril de 2004 é vice-presidente do INETI, I. P., cargo que acumula com o de presidente em exercício desde Outubro de 2006.

Desde Fevereiro de 2004 é membro do conselho directivo da Ordem dos Engenheiros Região Norte ocupando actualmente o cargo de vice-presidente.

Em 2000 foi membro da Comissão de Avaliação da licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores - LEEC para Avaliação Externa pela Comissão nomeada pelo MCT. Foi membro do Conselho Directivo do Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores - DEEC desde Setembro de 2001 até Abril de 2004.

É investigadora Sénior da Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto INESC desde 1987.

Docente da FEUP desde 1983 (licenciatura e mestrado) em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e do mestrado em Energia e Ambiente.

Orientou e orienta diversos trabalhos de mestrado e Doutoramento. Participou em diversos júris de mestrado, provas para a carreira de investigação e doutoramento. Foi instrutora em palestras, seminários e cursos do Fundo Social Europeu, de vários projectos Europeus TEMPUS, EES-UETP e CREG-ALURE, e em palestras nacionais e internacionais.

Desde 2000 até ao presente tem sido contratada, como perito em diversos programas da Comissão Europeia (DGTREN e DGResearch); Energia, Energia e Desenvolvimento Sustentável (FP6 e FP7), Arquimedes, perito externo do Information Society Technologies - IST, membro do painel de peritos do Impact Assessment of Joule/Thermie projects, Science week, Sustainable Energy Systems (FP6 e FP7).

Desde Novembro de 2008 é membro do Advisory Group for Energy (AGE) órgão de acompanhamento do 7.º Programa Quadro.

Desde Outubro de 2008 é membro do "governing board" do European Energy Research Alliance.

Colabora e coordena vários projectos de investigação nacionais e comunitários financiados por JNICT, DGTREN/DGResearch do 4.º, 5.º e 6.º Programs Quadro, participou e coordenou diversos contratos com o sector empresarial onde se salientam a EFACEC, EDP e ERSE. Desde 2005 é membro eleito do Executive Committe do projecto INNER (ERA-NET).

Colaborou na organização de vários eventos nacionais e internacionais como membro dos comités científicos e ou onde se salientam os encontros Luso-Afro-Brasileiros, os Power-Tech e os Probabilistic Methods Applied to Power Systems (Risk Management Methods Applied to Power Systems).

É autora e co-autora de mais de 60 artigos científicos na sua maioria sujeitos a peer-review publicados em livros e revistas internacionais.

ANEXO II

Nota curricular

Hélder José Perdigão Gonçalves - Nascido em 1957.

Investigador Principal do INETI (Instituto Nacional de Engenharia Tecnologia e Inovação) no Departamento de Energias Renováveis.

É actualmente Coordenador da Área da Eficiência Energética no INETI.

Licenciado em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa (1977/78)

Mestrado de Engenharia Térmica (1986).

Doutoramento em Engenharia Mecânica (1990) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na área da térmica de edifícios e em particular em edifícios solares passivos.

É investigador do INETI desde 1979, e tem participado desde então nos principais Projectos de ID Nacionais e Europeus na área da Térmica dos Edifícios.

Como principais áreas de actividade de salientar:

Térmica de Edifícios, Modelação e Simulação Energética de Edifícios, Análise Comportamental, Experimentação, Métodos Simplificados, Auditorias, Regulamentação Energética e Aplicações Solares Passivas) foi membro da Subcomissão de Eficiência Energética nos Edifício (CSOPT) responsável pela elaboração dos actuais Regulamentos Energéticos nos Edifícios.

É Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros.

Presidente da Agência Portuguesa de Energia (ADENE) em 2002.

Presidente da Sociedade Portuguesa de Energia Solar - SPES (1996-2000).

Director do Departamento de Energias Renováveis do INETI (1999-2001).

ANEXO III

Nota curricular

Mário Rui Machado Leite.

Local e Data de Nascimento: Porto, Portugal. 28-09-1952

Membro efectivo de:

The Canadian Institute of Mining and Metallurgy (C. I. M.);

The American Institute of Mining, Metallurgical and Petroleum Engineers. Society of Mining Engineers (S. M. E. - A. I. M. E.);

Principal área de investigação:

Processamento de Minérios

Outras áreas científicas:

Modelagem cinética de operações de processamento de minérios - fragmentações e separações

Libertação de Minérios

Processamento de Minerais Industriais

Graus Académicos, áreas de estudo, instituição que confere o grau:

1995 - Agregação em Preparação de Minérios, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 1984 - Doutoramento em Preparação de Minérios, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto 1974 - Licenciatura em Engenharia de Minas, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto Funções actuais, Instituição, data de início:

Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 1996;

Director do Laboratório do INETI em S. Mamede de Infesta, desde 2004;

Director do Laboratório do IGM - Instituto Geológico e Mineiro, entre 1993 e 2004.

Director da Qualidade do Laboratório do INETI em S. Mamede de Infesta (Normas EN ISO/IEC 17025 ente 1996 e o presente e ISO 9001 entre 1996 e 2004)

Funções anteriores:

Presidente do Departamento de Minas da Faculdade de Engenharia da UP, entre 1986 e 1992 Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UP, 1989 a 1996 Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia da UP, 1984 a 1989 Assistente da Faculdade de Engenharia da UP, 1974 a 1984.

Prémios

Eng.º Luís Castro Solla

É autor e co-autor em variadas publicações científicas.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/02/06/plain-246073.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/246073.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 3/2004 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro dos institutos públicos.

  • Tem documento Em vigor 2007-04-03 - Decreto-Lei 105/2007 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Altera (terceira alteração) a Lei 3/2004, de 15 de Janeiro, que aprova a lei quadro dos institutos públicos, altera (terceira alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, e procede à republicação de ambos com as redacções actuais.

  • Tem documento Em vigor 2007-10-29 - Decreto-Lei 354/2007 - Ministério da Economia e da Inovação

    Aprova a orgânica do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I. P.

  • Tem documento Em vigor 2007-10-31 - Portaria 1423/2007 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Economia e da Inovação

    Aprova os Estatutos do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I. P.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda