Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4314/2009, de 4 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Nomeia, em comissão de serviço, o mestre Paulo Eurico Alves Variz, para o cargo de subdirector-geral da Direcção-Geral das Actividades Económicas.

Texto do documento

Despacho 4314/2009

Nos termos e ao abrigo das disposições conjugadas do artigo 3.º do Decreto Regulamentar 56/2007, de 27 de Abril, do n.º 3 do artigo 12.º do Decreto-Lei 208/2006, de 27 de Outubro, e ao abrigo do n.º 3 do artigo 2.º e dos artigos 18.º e 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção que lhe foi dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, é nomeado, em comissão de serviço, para exercer o cargo de subdirector-geral da Direcção-Geral das Actividades Económicas o mestre Paulo Eurico Alves Variz.

A presente nomeação fundamenta-se na competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das funções para que é nomeado, conforme resulta da nota curricular publicada em anexo ao presente despacho, de que faz parte integrante.

O presente despacho produz efeitos a 1 de Fevereiro de 2009.

23 de Janeiro de 2009. - O Ministro da Economia e da Inovação, Manuel

António Gomes de Almeida de Pinho.

ANEXO

Nota curricular

Paulo Eurico Alves Variz.

Nascido em Londres, 1971.

Mestre em Economia e Política Social pela Universidade Técnica de Lisboa.

Licenciado com Distinção em Economia pelo ISEG.

Frequência do Seminário de Alta Direcção do Instituto Nacional de Administração (INA), em Julho de 2005.

Actividade no Ministério dos Negócios Estrangeiros Adjunto da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus de Novembro de 2008 a Janeiro de 2009 e assessor para assuntos económicos, financeiros e sociais do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus de Outubro de 2006 a Novembro de 2008.

Actividade no Ministério das Finanças

Foi subdirector-geral para Assuntos Europeus e Relações Internacionais desde Maio de 2001.

Na DGAERI, coordenou a preparação da participação do Ministério no Conselho ECOFIN. Coordenou igualmente a posição do Ministério nas questões relacionadas com as negociações em serviços financeiros na OMC e relações bilaterais da UE e foi até 2005 o representante de Portugal no Comité dos Serviços Financeiros.

Foi de Agosto de 2000 a Maio de 2001 assessor do Ministro das Finanças para assuntos macro-económicos, coordenando a representação do Ministério das Finanças no Conselho ECOFIN e nas diversas Instituições Financeiras Internacionais.

No 1.º semestre de 2000 integrou a task force para a Presidência Portuguesa da União Europeia, do Ministério das Finanças.

Outra actividade profissional

Quadro do Banco de Portugal, foi técnico do Departamento de Estudos Económicos da Instituição entre 1995-1999, na área de conjuntura e previsão, onde participou em diversos reportes de informação estatística e de análise económica a organismos internacionais, bem como na elaboração das publicações correntes do Banco, e representou Portugal no Working Group of General Economic Statistics; teve passagem pela área de contas nacionais financeiras do Departamento de Estatística desta instituição.

Actividades lectivas

Actualmente é docente de Economia e Finanças Públicas e de Economia Social na Universidade Católica Portuguesa, tendo exercido actividades lectivas em matérias como a macroeconomia, a economia do ambiente, a economia do desenvolvimento e a economia monetária nos últimos 15 anos.

Investigação e publicações

Distinguido no âmbito do Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação em 1998, com um projecto subordinado ao tema «História da ciência económica em Portugal: teorização do fenómeno da exclusão social e das respectivas estratégias de resposta».

Premiado pela SEDES para o melhor aluno em Economia da Inovação e do Desenvolvimento Tecnológico (1992-1993).

Autor de diversos artigos na área da economia e política monetária, da economia social, da sociologia das organizações e da história da pobreza.

Autor do livro Fundamentos Económicos e Sociológicos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (1998), premiado pela Associação Portuguesa de Segurança Social, e co-autor do projecto «Séries Longas para a Economia Portuguesa»(1997; 1999) do Banco de Portugal.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/02/04/plain-245958.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/245958.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2006-10-27 - Decreto-Lei 208/2006 - Ministério da Economia e da Inovação

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Economia e da Inovação.

  • Tem documento Em vigor 2007-04-27 - Decreto Regulamentar 56/2007 - Ministério da Economia e da Inovação

    Aprova a orgânica da Direcção-Geral das Actividades Económicas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda