Considerando que o anterior Diretor-Geral do Património Cultural, Doutor Nuno Vassallo e Silva, foi nomeado Secretário de Estado da Cultura, a partir de 30 de outubro de 2015;
Considerando que o cargo de Diretor-geral do Património Cultural tem vindo a ser exercido, desde essa data, em regime de suplência, nos termos do artigo 42.º do Código do Procedimento Administrativo, pelo Subdiretor-Geral do Património Cultural, Mestre João Carlos Martins Lopes dos Santos;
Considerando a necessidade de assegurar o normal funcionamento dos serviços da Direção-Geral do Património Cultural até à nomeação de novo titular do cargo de Diretor-Geral;
Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 115/2012, de 25 de maio, que aprova a orgânica da Direção-Geral do Património Cultural, e do disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 128/2015, de 3 de setembro:
1 - Designo, em regime de substituição, a Mestre Paula Araújo Pereira da Silva, para exercer o cargo de Diretora-Geral do Património Cultural, cujo currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício do referido cargo.
2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 11 de janeiro de 2016.
4 de janeiro de 2016. - O Ministro da Cultura, João Barroso Soares.
Nome: Paula Araújo Pereira da Silva
Data de nascimento: 21 de abril de 1956
Naturalidade: Porto
Nacionalidade: Portuguesa
II. Habilitações Académicas
Licenciada em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto;
Mestre em Arqueologia pelo Instituto de Ciências Sociais de Universidade do Minho;
Pós-graduação Erasmus em Conceção, Construção e Gestão do Espaço Urbano Construído pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
III. Experiência Profissional
Integrou a equipa do CRUARB - Gabinete de Recuperação do Centro Histórico do Porto de 1983 a 1996;
Chefe de Divisão de Monumentos da Direção Regional de Edifícios e Monumentos do Norte de 1997-2006;
Diretora Regional do Porto do IPPAR de 2006 a 2007;
Diretora de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte de 2008 a 2009;
Diretora Regional da Cultura do Norte de 2009 a 2013;
Chefe de Divisão Municipal de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto, desde 2014 a até à presente data).
IV. Experiência Académica
Professora da Escola Superior da Gallaecia (2004-2006). Integrou o júri para licenciatura na Fac. de Arquitetura de Lille.
Coorientadora de diversos estágios e teses no âmbito de Mestrados, Licenciaturas de Arquitetura e admissão à Ordem dos Arquitetos.
V. Publicações
Livro: "As Termas Romanas de Bracara Augusta" (2003), edições FAUP.
VI. Outros Elementos Curriculares
Membro do Comité Científico do III Fórum Internacional Património Arquitetónico Brasil/Portugal organizado pela Pontifícia Universidade de Campinas (Brasil 2015);
Membro do Júri do Prémio Nacional de Arquitetura Secil 2012 (2013) e do Prémio SECIL Universidades 2010.
Outros Dados:
Coordenadora da medida 3.9 desconcentrada da Cultura no âmbito do QCA III. Liderou o processo de procura de soluções de financiamento, nomeadamente aos fundos estruturais, QREN, POCTEP, Interreg 4C, Cultura 2000 e Direção-Geral de Enterprise & Industry da Comissão Europeia, no sentido de implementar a realização de ações de conservação e valorização do Património da Região Norte (2009-2013). Colaborou com a Agência de Energia do Porto no manual de bons procedimentos para a eficiência energética dos edifícios do Centro Histórico do Porto. Membro do POR Norte, do Turismo Porto e Norte e dos Conselhos Gerais da Fundação Cidade de Guimarães, do Conselho de Administração do Coliseu do Porto e da CCDR-N; da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, do Grupo Técnico Coordenador da Rota das Catedrais; do Grupo de Trabalho para a Abertura do Museu do Coa; das comissões técnicas de acompanhamentos dos PDM de Maia, Marco de Canavezes, Penafiel, Porto, Santo Tirso, Valença do Minho e Vila Real e Polis de Vila Real. Destaca-se ainda no âmbito das suas atividades como Diretora Regional de Cultura do Norte a adesão à Plataforma Europeia EVOCH (Economic Value of Cultural Heritadge), e a abertura do espaço Património a Norte, no Mosteiro da Serra do Pilar, assim como a reabertura da Casa das Artes no Porto encerrada há vários anos.
Projetos:
Na DGEMN destaca-se, entre outros, a coordenação dos seguintes projetos:
Conservação e qualificação da Igreja e Mosteiro da Serra do Pilar; conservação e consolidação estrutural das muralhas de Valença do Minho; habitação paroquial da Igreja de S. João Novo, Porto; acompanhamento das obras de conservação e restauro da Igreja da Misericórdia, Braga; consolidação dos paramentos da Fortaleza da Ínsua, Moledo do Minho; musealização da Fonte do Ídolo, Braga; conservação e valorização do Castelo do Sabugal; projeto de valorização da Igreja do Pópulo, Braga. No CRUARB (Porto): 14 habitações e 5 estabelecimentos comerciais e arranjos envolventes, R. do Monte dos Judeus; edifício, R. da Bainharia; Arranjo Urbanístico do Largo Ator Dias, do Passeio das Virtudes e do Largo da Alfândega; Jardim das Virtudes (1.ª Fase), em coautoria com Audemaro Rocha; 2 Edifícios na Rua Escura; Recuperação de 2 edifícios na R. dos Armazéns; Recuperação de 5 edifícios na R. de Santana; Recuperação de 4 edifícios na R. de Miragaia 39.
209254237