A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 426-A/2016, de 11 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designa, em regime de substituição, a Mestre Paula Araújo Pereira da Silva para exercer o cargo de Diretora-Geral do Património Cultural

Texto do documento

Despacho 426-A/2016

Considerando que o anterior Diretor-Geral do Património Cultural, Doutor Nuno Vassallo e Silva, foi nomeado Secretário de Estado da Cultura, a partir de 30 de outubro de 2015;

Considerando que o cargo de Diretor-geral do Património Cultural tem vindo a ser exercido, desde essa data, em regime de suplência, nos termos do artigo 42.º do Código do Procedimento Administrativo, pelo Subdiretor-Geral do Património Cultural, Mestre João Carlos Martins Lopes dos Santos;

Considerando a necessidade de assegurar o normal funcionamento dos serviços da Direção-Geral do Património Cultural até à nomeação de novo titular do cargo de Diretor-Geral;

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 115/2012, de 25 de maio, que aprova a orgânica da Direção-Geral do Património Cultural, e do disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 128/2015, de 3 de setembro:

1 - Designo, em regime de substituição, a Mestre Paula Araújo Pereira da Silva, para exercer o cargo de Diretora-Geral do Património Cultural, cujo currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício do referido cargo.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 11 de janeiro de 2016.

4 de janeiro de 2016. - O Ministro da Cultura, João Barroso Soares.

Nome: Paula Araújo Pereira da Silva

Data de nascimento: 21 de abril de 1956

Naturalidade: Porto

Nacionalidade: Portuguesa

II. Habilitações Académicas

Licenciada em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto;

Mestre em Arqueologia pelo Instituto de Ciências Sociais de Universidade do Minho;

Pós-graduação Erasmus em Conceção, Construção e Gestão do Espaço Urbano Construído pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

III. Experiência Profissional

Integrou a equipa do CRUARB - Gabinete de Recuperação do Centro Histórico do Porto de 1983 a 1996;

Chefe de Divisão de Monumentos da Direção Regional de Edifícios e Monumentos do Norte de 1997-2006;

Diretora Regional do Porto do IPPAR de 2006 a 2007;

Diretora de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte de 2008 a 2009;

Diretora Regional da Cultura do Norte de 2009 a 2013;

Chefe de Divisão Municipal de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto, desde 2014 a até à presente data).

IV. Experiência Académica

Professora da Escola Superior da Gallaecia (2004-2006). Integrou o júri para licenciatura na Fac. de Arquitetura de Lille.

Coorientadora de diversos estágios e teses no âmbito de Mestrados, Licenciaturas de Arquitetura e admissão à Ordem dos Arquitetos.

V. Publicações

Livro: "As Termas Romanas de Bracara Augusta" (2003), edições FAUP.

VI. Outros Elementos Curriculares

Membro do Comité Científico do III Fórum Internacional Património Arquitetónico Brasil/Portugal organizado pela Pontifícia Universidade de Campinas (Brasil 2015);

Membro do Júri do Prémio Nacional de Arquitetura Secil 2012 (2013) e do Prémio SECIL Universidades 2010.

Outros Dados:

Coordenadora da medida 3.9 desconcentrada da Cultura no âmbito do QCA III. Liderou o processo de procura de soluções de financiamento, nomeadamente aos fundos estruturais, QREN, POCTEP, Interreg 4C, Cultura 2000 e Direção-Geral de Enterprise & Industry da Comissão Europeia, no sentido de implementar a realização de ações de conservação e valorização do Património da Região Norte (2009-2013). Colaborou com a Agência de Energia do Porto no manual de bons procedimentos para a eficiência energética dos edifícios do Centro Histórico do Porto. Membro do POR Norte, do Turismo Porto e Norte e dos Conselhos Gerais da Fundação Cidade de Guimarães, do Conselho de Administração do Coliseu do Porto e da CCDR-N; da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, do Grupo Técnico Coordenador da Rota das Catedrais; do Grupo de Trabalho para a Abertura do Museu do Coa; das comissões técnicas de acompanhamentos dos PDM de Maia, Marco de Canavezes, Penafiel, Porto, Santo Tirso, Valença do Minho e Vila Real e Polis de Vila Real. Destaca-se ainda no âmbito das suas atividades como Diretora Regional de Cultura do Norte a adesão à Plataforma Europeia EVOCH (Economic Value of Cultural Heritadge), e a abertura do espaço Património a Norte, no Mosteiro da Serra do Pilar, assim como a reabertura da Casa das Artes no Porto encerrada há vários anos.

Projetos:

Na DGEMN destaca-se, entre outros, a coordenação dos seguintes projetos:

Conservação e qualificação da Igreja e Mosteiro da Serra do Pilar; conservação e consolidação estrutural das muralhas de Valença do Minho; habitação paroquial da Igreja de S. João Novo, Porto; acompanhamento das obras de conservação e restauro da Igreja da Misericórdia, Braga; consolidação dos paramentos da Fortaleza da Ínsua, Moledo do Minho; musealização da Fonte do Ídolo, Braga; conservação e valorização do Castelo do Sabugal; projeto de valorização da Igreja do Pópulo, Braga. No CRUARB (Porto): 14 habitações e 5 estabelecimentos comerciais e arranjos envolventes, R. do Monte dos Judeus; edifício, R. da Bainharia; Arranjo Urbanístico do Largo Ator Dias, do Passeio das Virtudes e do Largo da Alfândega; Jardim das Virtudes (1.ª Fase), em coautoria com Audemaro Rocha; 2 Edifícios na Rua Escura; Recuperação de 2 edifícios na R. dos Armazéns; Recuperação de 5 edifícios na R. de Santana; Recuperação de 4 edifícios na R. de Miragaia 39.

209254237

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2422631.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2012-05-25 - Decreto-Lei 115/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica da Direção-Geral do Património Cultural.

  • Tem documento Em vigor 2015-09-03 - Lei 128/2015 - Assembleia da República

    Sexta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e primeira alteração à Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, que modifica os procedimentos de recrutamento, seleção e provimento nos cargos de direção superior da Administração Pública

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda