Nos termos dos n.os 3 e 4 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, e do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei 47/2007, de 27 de Fevereiro, é nomeado, em comissão de serviço, para o cargo de vice-presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P., o licenciado Paulo Manuel Meneses Osório.
A presente nomeação, fundamentada na reconhecida aptidão do visado, tem ainda como suporte o respectivo currículo.
O presente despacho produz efeitos a partir do dia 21 de Outubro de 2008.
16 de Outubro de 2008. - O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime de Jesus Lopes Silva.
Curriculum
Paulo Manuel Meneses Osório (44 anos).
Casado, desde 1989, tem três filhos (16, 13 e 8 anos).Licenciado em Agronomia (Engenharia Agronómica) pelo ISA/UTL (Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa) em 1988, na especialidade de Economia Agrária e Sociologia Rural.
Frequentou, entre 1990 e 1991, o MBA da European University (Master in Business Administration in International Business), em Bruxelas.
Entre Abril de 1989 e Março de 2000 (11 anos), foi Representante Permanente em Bruxelas da CAP (Confederação do Agricultores de Portugal), tendo actuado junto das Organizações e Instituições da Comunidade Europeia (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu, Comité Económico e Social, Comité das Organizações Profissionais Agrícolas da EU, Comités Consultivos da Comissão Europeia para os principais produtos agrícolas e agro-industriais, com destaque para o Vinho, Produtos de Qualidade, Fundos Estruturais, Fundo de Coesão e Desenvolvimento Rural).
Em Abril de 2000, regressou a Portugal e ao Douro para criar a Lavradores de Feitoria - Vinhos de Quinta, S. A., juntamente com uma dezena e meia de lavradores do Douro, empresários do sector vitivinícola, enólogos e outros especialistas das áreas de viticultura, marketing e gestão.
Entre Abril de 2000 e Abril de 2006, foi administrador-delegado da "Lavradores de Feitoria - Vinhos de Quinta, S. A., empresa da qual é accionista desde a primeira hora e na qual teve responsabilidades em todas as áreas da gestão, como administrador-delegado, com particular destaque para: marketing, desenvolvimento de vendas e exportação; desenvolvimento empresarial e investimentos; relações com os accionistas e com os lavradores fornecedores;
relações públicas e institucionais.
Desde Maio de 2006, é director de Marketing e Vendas da Caves Vale do Rodo, C. R. L. - empresa cooperativa desde 1950 e que em 2004 iniciou um processo de fusão por incorporação das Cooperativas de Armamar e Tabuaço na Cooperativa Vitivinícola de Peso da Régua -, tendo como principais funções a criação e estruturação de um departamento comercial profissional, o desenvolvimento da exportação e a coordenação da promoção.
Enquanto estudante, foi presidente da Associação de Estudantes de Agronomia (1986-1987), membro do conselho directivo do ISA/UTL (1985-1986) e jogador de râguebi nas equipas federada e universitária de Agronomia.
Colabora com alguma frequência com algumas universidades e instituições de ensino superior: Universidade Técnica de Lisboa (ISA), Universidade Católica (Porto), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ESA Ponte de Lima, EEAB (Escola de Estudos Avançados das Beiras), entre outras, nomeadamente em seminários para alunos de mestrados e pós-graduações, em Marketing de Vinhos e Produtos Agro-Industriais.
É membro da ACEGE - Associação Cristã de Empresários e Gestores.