1 - Ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 3.º, nos n.os 1, 2 e 3 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, designo para exercer as funções de adjunta do meu Gabinete a Técnica Superior do mapa de pessoal da Agência Portuguesa do Ambiente, Mestre Susana Cristina Coelho Costa Escária.
2 - Tendo a designada, até ao momento, exercido funções de diretora dos Serviços de Prospetiva e Planeamento na Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, as mesmas são agora suspensas, em razão da aplicação conjugada do n.º 3 do artigo 10.º do Decreto-Lei 11/2012, de 20 de janeiro, com o disposto no artigo 26.º-A, do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Pública, ficando salvaguardados todos os efeitos previstos nestes artigos, designadamente quanto à carreira de origem.
3 - Os encargos com a remuneração da designada são assegurados pelo orçamento do meu gabinete.
4 - Para efeitos do disposto no artigo 12.º do mesmo decreto-lei, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho, que produz efeitos desde 4 de dezembro de 2015.
5 - Publique-se no Diário da República e promova-se a respetiva publicitação na página eletrónica do Governo.
22 de dezembro de 2015. - O Secretário de Estado da Indústria, João Pedro do Rejo dos Santos Vasconcelos.
ANEXO
Nota curricular
1 - Dados pessoais:
Nome: Susana Cristina Coelho Costa Escária
Nacionalidade: Portuguesa.
Data de Nascimento: 8 de novembro de 1970
2 - Habilitações Literárias e Formação profissional:
Licenciada em Economia (1994) e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial (1997), pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa (atual Universidade de Lisboa).
Formação específica em Prospetiva pelo Departamento de Prospetiva e Planeamento do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território (DPP) (2006) e pela Futuribles, Paris (2008).
3 - Experiência Profissional:
De julho de 2014 a 3 de dezembro de 2015 exerceu funções de Diretora de Serviços de Prospetiva e Planeamento (DSPP) na Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE).
Foi Delegada Nacional na OCDE no Grupo de Trabalho da Integração das Políticas Económicas.
Fez parte do Grupo de trabalho do PNAC 2020 (Plano Nacional para as Alterações Climáticas).
Integrou o Grupo de Trabalho de Preparação da Estratégia para o Crescimento Verde.
Fez parte do Grupo de Trabalho para a operacionalização da fase de consulta pública da proposta de Compromisso para o Crescimento como representante da Secretaria-Geral do MAOTE (SG MAOTE).
Nesse âmbito foi designada, a 24 de julho de 2015, Vogal do Secretariado Executivo da Coligação para o Crescimento Verde.
Foi Representante do MAOTE no Grupo de Peritos para a Ecologização do Semestre Europeu da Comissão Europeia (DG ENV), desde a sua criação em novembro de 2013.
De fevereiro a novembro de 2015 fez parte do Conselho Consultivo Fórum para Governação Integrada (GovInt).
No âmbito das suas atribuições procedeu à dinamização da cooperação entre a Secretaria-Geral do MAOTE e várias Entidades Internacionais como: (i) a Agência Europeia do Ambiente ao nível do Management Board; (ii) com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no âmbito do Comité de Política de Ambiente (EPOC sigla em inglês) e do Grupo de Trabalho desse Comité para a Integração das Políticas Económicas e Ambientais (WPIEEP sigla em inglês); (iii) com a Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia (DG ENV) no âmbito da Ecologização do Semestre Europeu de Coordenação das Políticas Macroeconómicas dos Estadosmembros e (iv) com o Programa Ambiente das Nações Unidas (UNEP sigla em inglês) no contexto da elaboração do GEO-6 (Global Environment Outlook).
Entre dezembro de 2012 e 30 de junho de 2014, desempenhou funções de Chefe de Equipa Multidisciplinar de Estatísticas e Dados Económicos no Departamento de Estratégias e Análise Económica da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
De setembro de 2013 a 30 de junho de 2014, acumulou interinamente a chefia da Divisão de Análise Económica do referido Departamento da APA.
Entre novembro de 2010 e março de 2012 exerceu funções na Direção-Geral de Assuntos Europeus, em assuntos europeus em matéria de Estratégia Europa 2020.
De 1995 a outubro de 2010, integrou diversas equipas no Departamento de Prospetiva e Planeamento e Relações Internacionais (DPP).
209221707