Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 720/71, de 23 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Fixa a duração do estágio mínimo obrigatório para os vinhos do Dão engarrafados, quer se destinem ao mercado interno, quer à exportação - Revoga as Portarias n.os 13609 e 13760.

Texto do documento

Portaria 720/71

de 23 de Dezembro

Tendo-se reconhecido conveniência em rever o estágio mínimo obrigatório para os vinhos do Dão, que foi fixado pelas Portarias n.os 13609, de 14 de Julho de 1951, e 13760, de 7 de Dezembro do mesmo ano, respectivamente para a exportação e para o mercado interno, e estabelecer idêntica obrigatoriedade para os vinhos não abrangidos por aquelas portarias, e também em fixar outras regras de comercialização, quanto à capacidade dos recipientes, sua selagem, rotulagem e denominações de origem;

Ouvida a Comissão Técnica de Viticultura e Enologia:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado do Comércio, ao abrigo do § único do artigo 14.º do Decreto 24642, de 10 de Novembro de 1934, e dos n.os 1 e 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 45835, de 27 de Julho de 1964, o seguinte:

1.º Para os vinhos do Dão a engarrafar com a respectiva denominação regional, quer se destinem ao mercado interno, quer à exportação, é fixado um estágio mínimo obrigatório de dezoito meses para os vinhos tintos e de dez meses para os vinhos brancos.

2.º Em relação aos vinhos tintos, poderá ainda o organismo vinícola regional exigir, para além do estágio estabelecido no número anterior, o descanso em garrafeira por um período mínimo até dois meses.

3.º Em relação aos vinhos brancos, o estágio fixado poderá decorrer totalmente com o vinho envasilhado, ou parcialmente com vinho envasilhado e engarrafado.

4.º Nos casos a que se referem os números anteriores, o engarrafamento terá de ser efectuado em garrafas de modelo e capacidade determinados pelo organismo vinícola regional, devidamente capsuladas, com rótulo de alumínio ou de papel, e em que figure a denominação regional, em destaque, associada à expressão «região demarcada» ou indicação equivalente, no caso dos rótulos em língua estrangeira.

5.º Para os vinhos do Dão encascados e a granel, a exportar com certificado de origem regional, o estágio mínimo obrigatório será de seis meses, quer se trate de vinhos brancos, quer de vinhos tintos.

6.º Os vinhos provenientes da região do Dão, com um estágio mínimo de seis meses, poderão ser engarrafados em recipientes de capacidade até 5,3 l, diferentes daqueles a que se refere o n.º 4, desde que os respectivos recipientes sejam aprovados pelo organismo vinícola regional e não figure nos rótulos a denominação de origem, a qual poderá ser substituída por uma simples indicação da região de proveniência, que não se destaque do conjunto do rótulo.

7.º Para a selagem dos recipientes a que se refere o número anterior, o organismos vinícola regional adoptará selos distintos dos de garantia regional.

8.º Ficam revogadas as Portarias n.os 13609, de 14 de Julho de 1951, e 13760, de 7 de Dezembro do mesmo ano.

9.º A presente portaria entrará em vigor cento e oitenta dias após a sua publicação no Diário do Governo.

O Secretário de Estado do Comércio, Valentim Xavier Pintado.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1971/12/23/plain-239358.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/239358.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1934-11-10 - Decreto 24642 - Ministério do Comércio e Indústria - Gabinete do Ministro

    Promulga o regulamento da produção e comércio dos vinhos do Dão.

  • Tem documento Em vigor 1964-07-27 - Decreto-Lei 45835 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Atribui ao Conselho de Ministros para os Assuntos Económicos, sob proposta do Ministro da Economia, a definição das princípios a que devem obedecer a organização e o funcionamento dos mercados e dos circuitos de comercialização e a política dos preços.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-04-28 - Portaria 269/84 - Ministério da Agricultura, Florestas e Alimentação - Secretaria de Estado da Alimentação

    Reduz o tempo de estágio dos vinhos brancos do Dão e possibilita para a região do Dão a comercialização dos vinhos rosados, ou rosés, com indicação de proveniência regional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda