1 - Nos termos do disposto nos artigos 19.º e 20.º da Lei 3/2004, de 15 de Janeiro, na redacção dada pelo Decreto-Lei 105/2007, de 3 de Abril, no artigo 19.º do Decreto-Lei 206/2006, de 27 de Outubro, e nos artigos 4.º e 5.º do Decreto-Lei 130/2007, de 27 de Abril, é nomeada a Mestre Zaida Maria dos Anjos Gaspar de Barros Martinho Chora, para o cargo de vogal do conselho directivo do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça, IP (ITIJ, IP).
2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 7 de Abril de 2008.
8 de Abril de 2008. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - O Ministro da Justiça, Alberto Bernardes Costa.
Nota curricular
Zaida Maria dos Anjos Gaspar de Barros Martinho Chora.
Nasceu em Lisboa em 28 de Junho de 1956.
Licenciada em Matemática Aplicada (Ramo Mecânica) em 1978 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.Mestre em Sistemas de Informação Geográfica em 2000 pelo Instituto Superior Técnico.
De 1978 a 1985 foi Assistente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa leccionando várias cadeiras da área de Física Matemática.
Em 1985 optou pela carreira técnica ingressando como técnica superior no então Instituto Geográfico e Cadastral, actual Instituto Geográfico Português. Aí iniciou a carreira de informática colaborando no desenvolvimento de sistemas de informação na área de Cadastro e Geodesia.
Entre 1995 e 1997 como técnica superior da Direcção-Geral de Viação colaborou nos sistemas de Registo Individual de Condutor, Sistema de Inspecções Periódicas Obrigatórias e Sistema de Ensino da Condução Automóvel.
Em 1997 ingressou no Instituto da Vinha e do Vinho como Chefe da Divisão de Informática colaborando, de entre outros, no projecto de Cadastro Geográfico da Vinha. Definiu as bases do Sistema de Informação da Vinha e do Vinho e iniciou a sua implementação.
Entre 2002 e 2005 como especialista de informática foi requisitada para a Unidade de Coordenação Nacional do INTERREG III sendo responsável pela implementação e suporte dos sistemas de informação de apoio à coordenação nacional desta iniciativa comunitária. Colaborou com as unidades de gestão de outros estados membros, no âmbito da iniciativa INTERREG III, na definição de sistemas de gestão de candidaturas e controlo de pagamentos. Exerceu também funções de auditoria.
Em 2005 integrou o Instituto de Tecnologias de Informação na Justiça trabalhando no projecto do Registo Predial. Desde Dezembro de 2006 e até à presente data, foi Directora do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas de Informação sendo responsável, entre outros, pelos projectos Informação Empresarial Simplificada, Casa Pronta, componente da Justiça do Cartão do Cidadão, Sistemas de Informação dos Registos Predial, Comercial, Civil e Automóvel.