A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 223/2008, de 3 de Março

Partilhar:

Sumário

Aprova o modelo do cartão de identificação profissional e de livre-trânsito, do cartão de identificação e o modelo de crachá para uso do pessoal da Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAOT).

Texto do documento

Portaria 223/2008

O Decreto-Lei 276/2007, de 31 de Julho, que estabelece o regime jurídico da actividade de inspecção, auditoria e fiscalização dos serviços da administração directa e indirecta do Estado, dispõe, no artigo 17.º, que os dirigentes dos serviços de inspecção e o pessoal de inspecção têm direito a cartão de identificação profissional e de livre-trânsito próprio, dispondo o restante pessoal de cartão de identificação.

Em ambos os casos, o respectivo modelo deve ser aprovado por portaria do ministro responsável pelo serviço inspectivo.

Para além do cartão de identificação profissional e de livre-trânsito próprio, a identificação dos funcionários das carreiras de inspecção pode ainda ser efectuada pela exibição de crachá, cujo modelo é igualmente aprovado por portaria do ministro responsável pelo serviço inspectivo.

Por outro lado, o artigo 11.º do Decreto-Lei 276-B/2007, de 31 de Julho, que define a missão, atribuições e tipo de organização interna da Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAOT), estipula que, na prossecução da atribuição referida na alínea n) do n.º 2 do artigo 3.º do mesmo diploma, a IGAOT tem a natureza de órgão de polícia criminal, sendo o inspector-geral, os subinspectores-gerais e o funcionários da carreira de inspector superior considerados autoridades de polícia criminal.

Nestes termos, urge criar os diferentes modelos de cartão de identificação dos funcionários da IGAOT e o modelo do crachá a ser utilizado pelo pessoal de inspecção, bem como distinguir os funcionários considerados autoridades de polícia criminal, por forma a poderem ser correctamente identificados no decurso do desenvolvimento da actividade de inspecção.

Assim:

Ao abrigo do artigo 17.º do Decreto-Lei 276/2007, de 31 de Julho:

Manda o Governo, pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, o seguinte:

1.º É aprovado o modelo de cartão de identificação profissional e de livre-trânsito para uso do pessoal da IGAOT indicado no n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei 276/2007, de 31 de Julho, o qual consta do anexo I à presente portaria.

2.º É aprovado o modelo de cartão de identificação para uso do pessoal da IGAOT indicado no n.º 2 do artigo 17.º do Decreto-Lei 276/2007, de 31 de Julho, o qual consta do anexo II à presente portaria.

3.º O cartão do inspector-geral da IGAOT é assinado pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e os restantes pelo inspector-geral.

4.º As assinaturas são autenticadas com a aposição de selo branco de maneira a ser abrangida a fotografia do titular.

5.º Os cartões do pessoal constante do n.º 2 do artigo 11.º do Decreto-Lei 276-B/2007, de 31 de Julho, incluem a menção «Autoridade de Polícia Criminal».

6.º O verso do cartão referido no n.º 1 especifica os principais direitos que a lei confere aos seus titulares.

7.º Os cartões são válidos pelo período correspondente ao exercício de funções por eles comprovadas, devendo ser devolvidos ao serviço logo que se verifique a alteração da sua situação funcional para adequada substituição ou recolha.

8.º É aprovado o modelo de crachá para uso do pessoal da IGAOT indicado no n.º 2 do artigo 11.º do Decreto-Lei 276-B/2007, de 31 de Julho, o qual consta do anexo III à presente portaria.

9.º O crachá em metal amarelo tem a menção a preto «Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território», sendo numerado no verso. No centro do mesmo é aposto o escudo da República Portuguesa, com as cores vermelha, amarela, azul e branca, colocando-se por baixo a legenda «Autoridade de Polícia Criminal».

10.º É revogada a Portaria 643/2000 (2.ª Série), de 8 de Abril, cessando a validade dos cartões emitidos ao seu abrigo.

11.º A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

15 de Janeiro de 2008. - O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Carlos da Graça Nunes Correia.

ANEXO I

(ver documento original)

ANEXO II

(ver documento original)

ANEXO III

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/03/03/plain-230017.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/230017.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2000-08-22 - Portaria 643/2000 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Sujeita ao regime cinegético especial vários prédios rústicos sitos na freguesia e município de São Brás de Alportel e concessiona, pelo período de 12 anos, ao Clube de Caça e Pesca de São Brás de Alportel, a zona de caça associativa de Pêro de Amigos (processo nº 2346-DGF).

  • Tem documento Em vigor 2007-07-31 - Decreto-Lei 276/2007 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime jurídico da actividade de inspecção da administração directa e indirecta do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2007-07-31 - Decreto-Lei 276-B/2007 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Aprova a orgânica da Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda