Assim, tendo em conta o disposto no n.º 4 do artigo 17.ºdo Decreto-Lei 213/2006, de 27 de Outubro, e ao abrigo do n.º 1 do artigo 18.º e do n.º 3 do artigo 19.º, ambos da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, determina-se:
1 - É nomeada, em comissão de serviço, pelo período de três anos, para o exercício do cargo de vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação, I. P., a Mestre em Ciências Sociais, Maria do Carmo Gomes.
2 - O presente despacho produz efeitos desde 1 de Janeiro de 2008.
4 de Janeiro de 2008. - O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José António Fonseca Vieira da Silva. - A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Reis Rodrigues.
Curriculum vitae Maria do Carmo Gomes Socióloga.
Doutoranda do Programa de Doutoramento em Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2001) e Licenciada em Sociologia pelo ISCTE (1997).
Directora do Departamento de Coordenação e Gestão da Rede de Centros Novas Oportunidades da Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (Setembro a Dezembro 2007).
Investigadora do CIES-ISCTE desde 1998. Vogal da Comissão Executiva e Coordenadora Científica do OberCom -Observatório da Comunicação (Maio 2006-Março 2007). Coordenadora do Gabinete de Comunicação e Planeamento do CIES-ISCTE (1999-2006).
Consultora da Direcção-Geral de Formação Vocacional do Ministério da Educação para as temáticas da aprendizagem ao longo da vida e dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (2004-2007).
Integrou o grupo de peritos que realizou a avaliação ex-ante do Programa Operacional para o Potencial Humano, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (Portugal 2007-2013).
Autora da Carta de Qualidade dos Centros Novas Oportunidades e do Sistema de Indicadores de Referência para a Qualidade.
Coordenadora do Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário e do respectivo Guia de Operacionalização.
Autora das Orientações para a Acção sobre os Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) de Nível Secundário.
Desenvolveu a tese de mestrado Literacia e Educação de Adultos. Um estudo de caso, e publicou vários artigos científicos sobre este tema, de entre os quais se destacam: Literexclusão na vida quotidiana e Percursos de literacia, na revista Sociologia, Problemas e Práticas.
Tem como especiais áreas de interesse na investigação científica:
competências e literacia; redes sociais e tecnológicas; usos sociais das TIC;
internet, media e comunicação; consumos de drogas e toxicodependências.
Desenvolveu um conjunto de projectos de investigação nacionais e internacionais sobre estas temáticas. Autora de vários artigos e livros científicos no campo da sociologia, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Organizadora de encontros científicos internacionais nas áreas de interesse.
Participou em redes nacionais e internacionais de investigação sobre as temáticas de interesse.
Membro associado da Associação Profissional de Sociologia desde 1998.