A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 253/76, de 22 de Abril

Partilhar:

Sumário

Cria no Ministério das Finanças o Núcleo de Modernização Administrativa.

Texto do documento

Portaria 253/76

de 22 de Abril

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado das Finanças, nos termos dos artigos 3.º do Decreto-Lei 49-B/76, de 20 de Janeiro, e 1.º do Decreto-Lei 691/74, de 5 de Dezembro, o seguinte:

1.º - 1. É criado no Ministério das Finanças, na dependência directa do Secretário de Estado das Finanças, o Núcleo de Modernização Administrativa.

2. O Núcleo funcionará em estreita ligação com a Secretaria-Geral do Ministério, que lhe prestará, no âmbito das suas funções, o apoio de que carecer.

2.º - 1. Ao Núcleo de Modernização Administrativa compete, em geral, estudar, coordenar, propor e acompanhar a execução das medidas destinadas à promoção sistemática de aperfeiçoamento e modernização dos serviços, tendo nomeadamente em vista a melhoria da qualidade dos serviços prestados, a redução dos prazos de execução e a minimização dos custos daqueles e, ainda, a melhoria das condições de trabalho dos respectivos agentes.

2. Nos domínios da organização e gestão administrativa e da informática constituem, entre outras, atribuições específicas do Núcleo as seguintes:

a) Efectuar estudos de organização nas áreas de estruturas, gestão e métodos;

b) Colaborar nos estudos de organização e gestão dos serviços, em particular nos relativos à sua criação ou reestruturação;

c) Elaborar, em colaboração com todos os serviços, o manual de organização do Ministério, promovendo também a sua publicação e permanente actualização;

d) Apoiar os serviços do Ministério no tocante a estudos de qualificação e adequação de funções;

e) Empreender acções de formação e aperfeiçoamento nos domínios da organização, destinadas ao pessoal técnico do próprio Núcleo;

f) Proceder à divulgação, no âmbito do Ministério, de técnicas OM, nomeadamente no campo da organização administrativa e da simplificação do trabalho;

g) Apoiar os Serviços Mecanográficos do Ministério, proporcionando-lhes o apoio julgado necessário nas diversas áreas de actuação do Núcleo;

h) No campo das relações públicas, apoiar tecnicamente os diferentes serviços, em ordem ao aperfeiçoamento das acções de acolhimento e informação dos seus utentes.

3. Constituem igualmente atribuições específicas do Núcleo, no domínio da gestão de recursos humanos, designadamente as seguintes:

a) Colaborar nos estudos referentes à regulamentação geral das condições de prestação de trabalho;

b) Apoiar os estudos relativos à reorganização dos quadros, carreiras e categorias dos funcionários;

c) Participar nas acções de formação e aperfeiçoamento profissional, no âmbito das matérias da sua especialidade.

3.º - 1. O Núcleo de Modernização Administrativa articulará a sua actividade global com a Secretaria de Estado da Administração Pública, nomeadamente com a Direcção-Geral de Organização Administrativa, tendo em vista o equilíbrio e a aplicação geral das medidas a aprovar no âmbito da competência dos diversos núcleos.

2. Os serviços do Ministério das Finanças prestarão ao Núcleo a colaboração necessária à execução das suas atribuições, podendo, para o efeito, ser criados grupos de trabalho visando a melhoria e a dinamização daquela colaboração.

4.º - 1. Enquanto não for publicado o diploma orgânico do Núcleo de Modernização Administrativa, a nomeação do respectivo pessoal será feita progressivamente por despacho do Secretário de Estado das Finanças, de acordo com as necessidades do mesmo, devendo a escolha recair em pessoas com adequada especialização e, quando possível e conveniente, pertencentes aos serviços do Ministério.

2. O exercício de funções no Núcleo por pessoal oriundo de outros serviços do Estado considerar-se-á, para todos os efeitos legais, como prestado no quadro da origem.

5.º Os encargos com a execução da presente portaria serão suportados no corrente ano nos termos do artigo 10.º do Decreto-Lei 49-B/76, de 20 de Janeiro, e nos anos posteriores por verba global a inscrever no orçamento da Secretaria de Estado das Finanças.

Secretaria de Estado das Finanças, 5 de Abril de 1976. - O Secretário de Estado das Finanças, António Luciano de Sousa Franco.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/04/22/plain-226169.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/226169.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-12-05 - Decreto-Lei 691/74 - Ministério da Administração Interna

    Determina a constituição em cada Ministério de núcleos de modernização administrativa e define os seus objectivos.

  • Tem documento Em vigor 1976-01-20 - Decreto-Lei 49-B/76 - Ministério das Finanças

    Aprova a orgânica do Ministério das Finanças.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-07-03 - Portaria 397/76 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado das Finanças

    Estabelece normas para a institucionalização adequada e os meios de actuação do Núcleo de Modernização Administrativa do Ministério das Finanças.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda