Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 713/74, de 11 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Altera a redacção do artigo 22.º do Decreto n.º 602/72, relativo ao cálculo de incorporação de componentes nacionais feito em relação aos veículos automóveis da mesma marca despachados em cada ano civil.

Texto do documento

Decreto 713/74

de 11 de Dezembro

Usando da faculdade conferida pelo artigo 16.º, n.º 1, 4.º, da Lei Constitucional 3/74, de 14 de Maio, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º O artigo 22.º do Decreto 602/72, de 30 de Dezembro, passa a ter a seguinte redacção:

1. O cálculo da incorporação de componentes nacionais é feito em relação aos veículos automóveis da mesma marca despachados em cada ano civil.

2. Para efeitos do cálculo referido no número anterior, os industriais de montagem deverão enviar à Direcção-Geral dos Serviços Industriais, até final do trimestre seguinte àquele a que respeitarem, relações das facturas líquidas de descontos, bónus, reembolsos ou quaisquer outras deduções de efeito equivalente, com excepção do desconto de pronto pagamento, correspondentes aos componentes nacionais e estrangeiros adquiridos.

3. Até 31 de Março de cada ano os industriais de montagem deverão enviar à Direcção-Geral dos Serviços Industriais relações das facturas líquidas de descontos, bónus, reembolsos ou quaisquer outras deduções de efeito equivalente respeitantes a veículos automóveis despachados no ano anterior.

4. Quando nas facturas a que se refere o n.º 2 deste artigo não for possível indicar o valor líquido das facturas, por serem ainda desconhecidos os descontos, bónus, reembolsos ou quaisquer outras deduções de efeito equivalente, deverá tal facto ser mencionado expressamente.

5. As relações de facturas deverão referir discriminadamente, quando for caso disso, as importâncias respeitantes a embalagem, transporte e seguro.

6. O não envio dentro dos prazos fixados dos elementos referidos nos n.os 2 e 3 deste artigo, bem como a não indicação discriminada das importâncias mencionadas no número anterior, implica a suspensão do despacho dos veículos da marca em causa ou de importação dos CKD, excepto quando ocorra motivo justificado aceite pela Direcção-Geral dos Serviços Industriais.

7. Para os efeitos do número anterior não se considera motivo justificado a recusa de fornecimento das importâncias mencionadas no n.º 6 por parte dos fabricantes estrangeiros.

8. Não serão considerados descontos de pronto pagamento aqueles cuja taxa ultrapasse 3%.

9. Em derrogação do disposto no artigo 20.º serão incluídas no valor do CKD todas as importâncias pagas a título de montagem dos veículos automóveis, nomeadamente royalties e assistência técnica.

10. Os industriais de montagem deverão fornecer à Direcção-Geral dos Serviços Industriais, juntamente com as relações de facturas referidas no n.º 2 deste artigo, uma relação de todas as importâncias pagas ao fornecedor do CKD para além das referidas no n.º 5 deste artigo.

Art. 2.º - 1. Relativamente ao ano de 1974 só é exigida a entrega das relações de facturas referidas no n.º 3 do artigo 22.º do Decreto 607/72, na redacção que lhe é dada pelo n.º 3 do artigo 1.º deste diploma.

2. Decorridos noventa dias sobre a data da entrada em vigor deste decreto, não poderão ser despachados quaisquer veículos automóveis montados em Portugal sem que tenha sido previamente comunicado à Direcção-Geral dos Serviços Industriais o respectivo «CKD film».

Vasco dos Santos Gonçalves - Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Promulgado em 5 de Dezembro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/12/11/plain-225721.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/225721.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-12-30 - Decreto 602/72 - Ministérios das Finanças e da Economia

    Aprova o Regulamento do Decreto-Lei n.º 157/72, de 12 de Maio (importação na metrópole de veículos automóveis ligeiros montados).

  • Tem documento Em vigor 1972-12-30 - Decreto 607/72 - Ministério das Obras Públicas - Direcção-Geral das Construções Escolares

    Autoriza a celebração de contrato para a execução da empreitada de construção civil e instalação eléctrica para o Liceu Nacional de Almada.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-04-14 - Decreto 197/75 - Ministério da Economia - Secretaria de Estado da Indústria e Energia

    Dá nova redacção ao artigo 2.º do Decreto n.º 713/74 relativo à adopção de uma definição legal de «CKD film» adequada à generalidade das linhas de montagem.

  • Tem documento Em vigor 1979-08-30 - Decreto-Lei 351/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano, da Indústria e Tecnologia e do Comércio e Turismo

    Estabelece normas relativas à importação de veículos automóveis desmontados (CKD) e montados (CBU) destinados à actividade industrial e comercial.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda