A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 43/77, de 18 de Junho

Partilhar:

Sumário

Normaliza as designações e categorias de todo o pessoal, contratado ou assalariado, pertencente às administrações portuárias, juntas autónomas dos portos e Direcção-Geral de Portos.

Texto do documento

Decreto Regulamentar 43/77

de 18 de Junho

Considerando que a tabela salarial em vigor para os trabalhadores assalariados das juntas autónomas dos portos é ainda a que foi aprovada por despacho ministerial de 11 de Agosto de 1967, do que, manifestamente, decorrem situações de flagrante desequilíbrio entre aqueles salários e os recentemente aprovados para as administrações portuárias;

Considerando haver evidente vantagem em normalizar as designações e categorias de todo o pessoal, contratado ou assalariado, pertencente às administrações portuárias, juntas autónomas dos portos e Direcção-Geral de Portos;

Considerando que a urgência de solução de uma situação de flagrante injustiça é incompatível com a natural morosidade de elaboração de diplomas, em estudo, relativos ao futuro estatuto das juntas autónomas dos portos e lei orgânica da Direcção-Geral de Portos e requer a publicação de diploma transitório e de excepção:

Nestes termos:

O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. O pessoal contratado e assalariado nos termos dos artigos 52.º e 53.º do Estatuto das Juntas Autónomas dos Portos, aprovado pelo Decreto-Lei 37754, de 18 de Fevereiro de 1950, passará a prestar serviço em regime de contrato com as designações e categorias constantes do mapa anexo ao presente diploma.

2. O disposto no número anterior é aplicável ao pessoal contratado e assalariado além do quadro, admitido pela Direcção-Geral de Portos ao abrigo do Decreto-Lei 610/71, de 30 de Dezembro.

Art. 2.º - 1. O pessoal referido no artigo anterior é integrado nas categorias correspondentes do mapa anexo, mediante listas nominativas aprovadas pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, com dispensa de todas as formalidades, excepto o visto do Tribunal de Contas e a publicação no Diário da República.

2. Para efeitos da integração referida no número anterior são dispensadas as habilitações mínimas superiores à escolaridade obrigatória segundo a idade do candidato para provimento em lugares que não ultrapassem a letra N.

Art. 3.º O Estatuto das Juntas Autónomas dos Portos e a lei orgânica da Direcção-Geral de Portos fixarão os quadros de pessoal e as respectivas normas de provimento.

Art. 4.º O presente diploma produzirá todos os efeitos legais, inclusive quanto a vencimentos, desde 1 de Janeiro de 1977.

Art. 5.º As dúvidas resultantes da aplicação deste diploma serão resolvidas mediante despacho conjunto do Ministro dos Transportes e Comunicações e do Secretário de Estado da Administração Pública, e também do Ministro das Finanças, quando for caso disso.

Mário Soares - Henrique Teixeira Queirós de Barros - Joaquim Jorge de Pinho Campinos - Henrique Medina Carreira - Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Promulgado em 7 de Junho de 1977.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Mapa a que se refere o artigo 1.º do Decreto Regulamentar 43/77

Pessoal contratado além do quadro dos serviços de exploração, obras e

oficinas de Direcção-Geral de Portos e das juntas autónomas dos portos.

Pessoal de exploração marítima

Grupo A:

Chefes de movimento e tráfego marítimo ... F Capitães de marinha mercante ... G Grupo B:

Chefes de máquinas marítimas ... G Condutores de máquinas marítimas ... H Grupo C:

Mestres marítimos principais ... J Mestres marítimos de 1.ª classe ... K Mestres marítimos de 2.ª classe ... L Mestres marítimos auxiliares de 1.ª classe ... M Mestres marítimos auxiliares de 2.ª classe ... N Arrais ... Q Grupo D:

Maquinistas marítimos principais ... J Maquinistas marítimos de 1.ª classe ... K Maquinistas marítimos de 2.ª classe ... L Ajudantes de maquinistas marítimos principais ... M Ajudantes de maquinistas marítimos de 1.ª classe ... N Ajudantes de maquinistas marítimos de 2.ª classe ... O Ajudantes de maquinistas marítimos de 3.ª classe ... P Grupo E:

Marinheiros de 1.ª classe ... O Marinheiros de 2.ª classe ... P Auxiliares marítimos ... Q Moços ... T Grupo F:

Mergulhadores de 1.ª classe ... L Mergulhadores de 2.ª classe ... M Pessoal de exploração terrestre Grupo G:

Agentes de exploração principais ... L Agentes de exploração de 1.ª classe ... N Agentes de exploração de 2.ª classe ... P Agentes de exploração de 3.ª classe ... Q Chefes de cais ... M Agentes de cais ... R Grupo H:

Chefes de serviço de armazém ... H Fiéis de armazém principais ... L Fiéis de armazém de 1.ª classe ... N Fiéis de armazém de 2.ª classe ... P Grupo I:

Manobradores de guindastes principais ... N Manobradores de guindastes de 1.ª classe ... O Manobradores de guindastes de 2.ª classe ... P Ajudantes de manobrador de guindaste ... R Grupo J:

Manobradores de motorizados de tráfego principais ... N Manobradores de motorizados de tráfego de 1.ª classe ... O Manobradores de motorizados de tráfego de 2.ª classe ... P Condutores de motorizados ... Q Ajudantes de condutores de motorizados ... R Grupo L:

Vigilantes principais ... Q Vigilantes de 1.ª classe ... R Vigilantes de 2.ª classe ... S Guardas e porteiros ... T Pessoal de obras e oficinas Grupo M:

Encarregados principais ... K Encarregados de 1.ª classe ... L Encarregados de 2.ª classe ... N Encarregados de 3.ª classe ... P Contramestres de oficinas ... Q Grupo N:

Apontadores principais ... N Apontadores de 1.ª classe ... Q Apontadores de 2.ª classe ... S Grupo O:

Operários principais ... N Operários especializados ... O Operários de 1.ª classe ... P Operários de 2.ª classe ... Q Ajudantes ... R Aprendizes ... S Grupo P:

Trabalhadores ... S Pessoal diverso Grupo Q:

Topógrafo-chefe ... K Topógrafo de 1.ª classe ... N Topógrafo de 2.ª classe ... P Grupo R:

Ajudantes técnicos de 1.ª classe ... P Ajudantes técnicos de 2.ª classe ... Q Ajudantes técnicos de 3.ª classe ... R Grupo S:

Sondador de geologia de 1.ª classe ... N Sondador de geologia de 2.ª classe ... O Sondador de geologia de 3.ª classe ... R Grupo T:

Operadores de laboratório de 1.ª classe ... N Operadores de laboratório de 2.ª classe ... O Grupo U:

Fiscais técnicos de 1.ª classe ... M Fiscais técnicos de 2.ª classe ... O Fiscais técnicos de 3.ª classe ... P Grupo X:

Mestres de ofício ... L Mestres de 2.ª classe ... M O Ministro dos Transportes e Comunicações, Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/06/18/plain-222227.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/222227.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1950-02-18 - Decreto-Lei 37754 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Aprova o Estatuto das Juntas Autónomas dos Portos. Revoga os Decretos 14718, 14782, 14939, 15645, 15798, 22312, 23135, 23373, 23728, 24734, 31258, 31654 e 35437. Publica em anexo o Quadro permanente das Juntas Autónomas dos Portos. Estabelece também que, enquanto não for criada a Junta Central de Portos, as atribuições que este estatuto lhe confere serão exercidas pela Secretaria Geral do Ministério das Comunicações.

  • Tem documento Em vigor 1971-12-30 - Decreto-Lei 610/71 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Permite contratar ou assalariar o pessoal necessário aos serviços das Direcções-Gerais de Transportes Terrestres, de Viação e de Portos e regula a situação do pessoal contratado que não ingresse nos quadros daquelas Direcções-Gerais.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-07-25 - DECLARAÇÃO DD7946 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificado o Decreto Regulamentar n.º 43/77, de 18 de Julho, que normaliza as designações e categorias de todo o pessoal, contratado ou assalariado, pertencente às administrações portuárias, juntas autónomas dos portos e Direcção-Geral de Portos.

  • Tem documento Em vigor 1977-07-25 - Declaração - Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção - 8.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    De ter sido rectificado o Decreto Regulamentar n.º 43/77, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 139, de 18 de Julho de 1977

  • Tem documento Em vigor 1977-12-19 - Decreto-Lei 521/77 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado da Marinha Mercante - Direcção-Geral de Portos

    Cria a Junta Autonoma do Porto da Horta.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda