A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 498/76, de 7 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Atribui vinte e cinco licenças de aluguer de veículos ligeiros de passageiros na cidade do Porto, mediante concurso a efectuar pela respectiva Câmara Municipal.

Texto do documento

Portaria 498/76

de 7 de Agosto

A viabilidade de alterar o critério da atribuição das licenças de aluguer em veículos ligeiros de passageiros fixado no n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei 512/75, de 20 de Setembro, tem o fundamento legal previsto no n.º 2 do mesmo preceito, com a redacção que lhe foi introduzida pelo Decreto-Lei 99/76, de 2 de Fevereiro, e no artigo 6.º do Decreto-Lei 225-A/76, de 31 de Março.

Assim, segundo o quadro legal vigente, os sindicatos e as câmaras municipais podem, nas capitais de distrito ou nos centros urbanos cujo desenvolvimento económico o justifique, solicitar a alteração do critério geral a que acima se alude.

No caso concreto da cidade do Porto, o sindicato e a Câmara Municipal competentes consideraram oportuno e justificado concretizar a experiência do lançamento de uma cooperativa de motoristas profissionais neste sector, atribuindo-lhe parte das licenças resultantes do aumento de contingente de veículos ligeiros de aluguer para passageiros nesta cidade.

A presente portaria consagra, pois, a alteração solicitada a favor de uma cooperativa de motoristas profissionais na prossecução a um tempo de objectivos de justiça social e de economia de escala.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, o seguinte:

1. Vinte e cinco licenças do contingente de veículos automóveis ligeiros de aluguer, a taxímetro, da cidade do Porto serão atribuídas, mediante concurso a efectuar pela Câmara Municipal do Porto, nos termos do Decreto-Lei 512/75, de 20 de Setembro, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Lei 99/76, de 2 de Fevereiro.

2. Ao abrigo do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei 512/75, com a redacção que lhe foi introduzida pelo Decreto-Lei 99/76, as licenças serão atribuídas a uma cooperativa de motoristas profissionais inscritos há mais de um ano como sócios efectivos no Sindicato dos Motoristas do Distrito do Porto.

Ministério dos Transportes e Comunicações, 17 de Julho de 1976. - O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, António Machado Rodrigues.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/08/07/plain-221127.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/221127.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-09-20 - Decreto-Lei 512/75 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Estabelece a competência para a atribuição de licenças para a exploração da indústria de transportes de aluguer em veículos ligeiros de passageiros.

  • Tem documento Em vigor 1976-02-02 - Decreto-Lei 99/76 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações

    Determina que a atribuição de licenças para a exploração da indústria de transportes de aluguer em veículos ligeiros de passageiros compete às câmaras municipais.

  • Tem documento Em vigor 1976-03-31 - Decreto-Lei 225-A/76 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações

    Regulamenta a atribuição de licenças aos cidadãos portugueses regressados das ex-colónias que exerciam indústria de aluguer em veículos ligeiros de passageiros.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda