Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho DD4311, de 2 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Estabelece o plano de financiamentos dos projectos de investimento das empresas públicas e nacionalizadas dos sectores da indústria transformadora e construção de obras públicas, comércio e comunicação social.

Texto do documento

Despacho

1. No seguimento da resolução do Conselho de Ministros de 18 de Novembro de 1975, do despacho de 26 de Janeiro de 1976 do Ministro das Finanças e do despacho conjunto SET/SEOP/SEIP de 12 de Fevereiro de 1976, foi desencadeada a iniciativa de reunir um conjunto de elementos visando sistematizar, de forma ordenada, os projectos de investimentos a realizar em 1976-1980 por parte das empresas pública e nacionalizadas e, por extensão, por parte das empresas participadas directa e/ou indirectamente pelo Estado.

Os trabalhos, no âmbito desse plano, abreviadamente designado por PISPE (Plano de Investimentos do Sector Público Empresarial), embora ainda em curso no âmbito da Secretaria de Estado do Planeamento, com a colaboração da Secretaria de Estado dos Investimentos Públicos, permitiram, no entanto, e desde já elaborar uma listagem provisória dos principais projectos das empresas que caem no âmbito dessa recolha e os quais têm, naturalmente, a aprovação de princípio dos vários departamentos de tutela interessados.

2. A listagem a que se procedeu, que será revista em tempo oportuno e certamente a curto prazo, permite assim ordenar alguns projectos de investimento do sector público empresarial, não obstante se reconhecer faltar ainda uma coerência global, que terá de lhe ser conferida pela actividade de programação a desenvolver no âmbito do plano nacional.

Registam-se efectivamente áleas prioritárias ainda sem projectos de investimento, assim como também se verifica que não puderam ser sistematizadas algumas indeterminações existentes.

Os ajustamentos e o trabalho ulterior de aprofundamento a realizar sobre os projectos concretos não devem, no entanto, entravar a acção que imediatamente se pode desencadear, assim como não invalidam que se reconheça a necessidade de desde já serem fixados determinados parâmetros relativos ao apoio financeiro a conceder para a concretização desses mesmos projectos.

De facto, tratando-se de empreendimentos a constituir em sectores básicos de actividade económica e a sua interdependência com o relançamento do investimento produtivo, no qual avulta o investimento público, impõem-se tomadas de posição que não se compadecem neste momento com adiamentos no arranque dos empreendimentos projectados.

3. Considera-se desejável que na cobertura financeira de cada projecto se possa contar, nos sectores em causa, com um mínimo de autofinanciamento de 30%.

4. Enquanto não se dispuser de programas plurienais aprovados no âmbito do Plano, como previsto no Decreto-Lei 260/76, de 8 de Abril, e sem prejuízo da aprovação de princípio que possa já existir, cada projecto deverá ser objecto de aprovação formal pelo respectivo departamento de tutela.

No que se refere ao apoio do Estado, nomeadamente para concessão de avales, seguir-se-á o princípio da análise requerida caso a caso.

5. Dê-se conhecimento ao Banco de Portugal para efeito da coordenação da intervenção da banca nacionalizada na apreciação dos pedidos de financiamento requeridos.

Ministério das Finanças, 12 de Julho de 1976. - O Secretário de Estado dos Investimentos Públicos, António Francisco Barroso de Sousa Gomes.

(ver documento original) O Secretário de Estado dos Investimentos Públicos, António Francisco Barroso de Sousa Gomes.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/08/02/plain-221049.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/221049.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-04-08 - Decreto-Lei 260/76 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Planeamento

    Estabelece as bases gerais das empresas públicas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda