A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução DD1327, de 20 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Suspende a administração da Metalúrgica Duarte Ferreira e nomeia em sua substituição uma comissão administrativa.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros, reunido em 19 do corrente, resolveu:

Tendo sido, nos termos do Decreto-Lei 660/74, aberto inquérito à situação da empresa Metalúrgica Duarte Ferreira, verifica-se a confirmação do que se conhecia já como uma situação particularmente grave, não só no aspecto financeiro, como na economia global da empresa e ainda nas respectivas relações internas de trabalho.

Considerando o número de trabalhadores envolvidos, a importância regional da empresa e considerando ainda que ela dispõe de um potencial de técnica e equipamento que importa não perder, justifica-se que o Governo intervenha de modo a assegurar a continuidade do funcionamento desta unidade industrial e, consequentemente, o trabalho de cerca de 2500 pessoas.

Nestes termos, ao abrigo do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei 660/74, determina-se que:

a) Seja suspensa a actual administração da Metalúrgica Duarte Ferreira;

b) Seja nomeada uma comissão administrativa constituída do seguinte modo:

Engenheiro Luís Marques do Carmo, que presidirá.

Henrique Pereira Dias Nascimento.

Dr. Messias Rodrigues de Almeida.

Por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Economia, poderá ser elevado para cinco o número de membros desta comissão administrativa;

c) Pelo Ministério das Finanças seja assegurado, através de aval ou outro processo equivalente, um empréstimo imediato que permita o pagamento de dois meses de salários (Novembro e Dezembro), bem como os fornecimentos de matérias-primas indispensáveis à continuidade da laboração;

d) A comissão administrativa proporá ao Governo os meios adicionais de intervenção, nomeadamente sob a forma de participação directa do Estado no capital da empresa, que considere adequados e necessários à viabilização económica da Metalúrgica Duarte Ferreira.

Presidência do Conselho de Ministros, 19 de Dezembro de 1974. - O Primeiro-Ministro, Vasco dos Santos Gonçalves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/12/20/plain-220352.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/220352.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-11-25 - Decreto-Lei 660/74 - Presidência do Conselho de Ministros

    Fixa normas sobre a assistência do Estado às empresas privadas, individuais ou colectivas, que não funcionem em termos de contribuir normalmente para o desenvolvimento económico do País.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda