Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 3121/2004, de 12 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 3121/2004 (2.ª série). - Por despacho de 5 de Maio de 2003 do presidente do conselho directivo:

Arquitecto Gonçalo Nuno Pinheiro Sousa Byrne - contratado como professor catedrático convidado a tempo parcial (30%), por um quinquénio, com início em 5 de Maio de 2003.

Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária

O arquitecto Gonçalo Nuno Pinheiro Sousa Byrne diplomou-se pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1968. Após estágio com o arquitecto Chorão Ramalho, desempenho de uma tarefa de investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil e trabalho em regime de colaboração e associação com os arquitectos Teotónio Pereira e Nuno Portas, constitui gabinete próprio a partir de 1975. Aqui desenvolveu uma importante actividade como projectista independente, sendo, muito justamente, considerado um dos expoentes mais significativos da arquitectura portuguesa contemporânea.

Foi primeiro prémio nos concursos da zona central de Faro e do Palácio Municipal de Exposições e Desportos em Braga, Prémio Nacional de Arquitectura 88 AAP/SEC e menção honrosa AAP/INH. Escolhido pelo Kajima Institute - Tóquio entre os 100 arquitectos mais representativos da 2.ª metade deste século. Foi Prémio AICA/SEC (1988) - prémio instituído pela Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte em associação com a Secretaria de Estado da Cultura, atribuído em 1988 pelo conjunto da obra realizada.

Foi primeiro prémio no Concurso do Parque Urbano Forlanini, em Milão.

O arquitecto Gonçalo Byrne pertenceu à direcção da Secção Portuguesa da União Internacional dos Arquitectos, tendo sido delegado a assembleias mundiais e congressos dessa organização. Tem integrado diversos júris de concursos e prémios e tem sido convidado a participar em exposições e a proferir conferências no País e no estrangeiro. Foi director do Jornal dos Arquitectos e tem obras e trabalhos teóricos editados em publicações nacionais e internacionais.

Foi professor convidado em algumas das principais escolas de arquitectura, tais como: École Polytechnique Federale de Lousanne; Universidade de Lovaina; École d'Architecture de Nancy; Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Navarra, Pamplona, e ainda em Graz, Harvard, Barcelona e Coimbra entre outras.

Assim sendo, e dada a sua elevada competência científica, o conselho científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob proposta da comissão científica do Departamento de Arquitectura, deu parecer favorável a uma nova contratação do arquitecto Gonçalo Nuno Pinheiro Sousa Byrne como professor catedrático convidado, a tempo parcial, pelo período de um quinquénio.

O Presidente do Conselho Científico, Lélio Quaresma Lobo.

(Não carece de fiscalização prévia, nos termos do n.º 1 do artigo 114.º da Lei 98/97, de 26 de Agosto.)

20 de Janeiro de 2004. - A Directora de Administração, Maria José Amaral Sobral.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2189089.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-08-26 - Lei 98/97 - Assembleia da República

    Aprova a lei de organização e processo do Tribunal de Contas, que fiscaliza a legalidade e regularidade das receitas e das despesas pública, aprecia a boa gestão financeira e efectiva responsabilidade por infracções financeiras exercendo jurisdição sobre o Estado e seus serviços, as Regiões Autónomas e seus serviços, as Autarquias Locais, suas associações ou federações e seus serviços, bem como as áreas metropolitanas, os institutos públicos e as instituições de segurança social. Estabelece normas sobre o f (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda