A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 463/77, de 27 de Julho

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção aos artigos 55.º e 56.º do Regulamento de Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca (RIM), aprovado pelo Decreto n.º 45969, de 15 de Outubro de 1964.

Texto do documento

Portaria 463/77

de 27 de Julho

Encontrando-se em funcionamento na Escola de Mestrança e Marinhagem cursos de preparação de marinheiros de 1.ª classe para contramestre e de marinheiro de 2.ª classe para marinheiro de 1.ª classe, previstos na alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da Escola de Mestrança e Marinhagem, aprovado pelo Decreto 345/72, de 30 de Agosto, torna-se desnecessária a duplicação de exames na Escola e nas capitanias.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo Decreto-Lei 281/75, de 6 de Junho:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Secretários de Estado das Pescas e da Marinha Mercante, o seguinte:

Os artigos 55.º e 56.º do Regulamento de Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca (RIM), aprovado pelo Decreto 45969, de 15 de Outubro de 1964, passam a ter, respectivamente, a seguinte redacção:

Art. 55.º A categoria de contramestre será atribuída ao marinheiro de 1.ª classe que prove ter:

a) Trinta e seis meses de embarque fora do porto de armamento em navios de comércio como marinheiro de 1.ª classe depois de adquirida esta categoria;

b) Aproveitamento no curso de preparação para contramestre da Escola de Mestrança e Marinhagem ou ter obtido aprovação no exame para esta categoria, nos termos do título V deste Regulamento.

Art. 56.º A categoria de marinheiro de 1.ª classe será atribuída ao inscrito marítimo que prove ter:

a) Trinta e seis meses de embarque a navegar matriculado como marinheiro de 2.ª classe;

b) Aproveitamento no curso de preparação para marinheiro de 1.ª classe da Escola de Mestrança e Marinhagem ou ter obtido aprovação no exame para esta categoria, nos termos do título V deste Regulamento.

§ único. O tempo de embarque exigido na alínea a) deste artigo será de vinte e quatro meses para os inscritos marítimos que sejam diplomados com o curso da Escola de Mestrança e Marinhagem, desde que não tenham idade inferior a 21 anos.

Ministérios da Agricultura e Pescas e dos Transportes e Comunicações, 28 de Junho de 1977. - O Secretário de Estado das Pescas, Pedro Amadeu de Albuquerque Santos Coelho. - O Secretário de Estado da Marinha Mercante, António José Borrani Crisóstomo Teixeira.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/07/27/plain-218772.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/218772.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-10-15 - Decreto 45969 - Ministério da Marinha - Direcção-Geral da Marinha

    Aprova o Regulamento da Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca.

  • Tem documento Em vigor 1972-08-30 - Decreto 345/72 - Ministério da Marinha - Gabinete do Ministro

    Aprova e põe em execução o Regulamento da Escola de Mestrança e Marinhagem.

  • Tem documento Em vigor 1975-06-06 - Decreto-Lei 281/75 - Ministérios da Agricultura e Pescas e dos Transportes e Comunicações

    Atribui competências ao Secretário de Estado da Marinha Mercante para alterar, por portaria, o Regulamento de Inscrição Marítima, Matrícula e Lotações dos Navios da Marinha Mercante e da Pesca - RIM.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda