Aviso 10 235/2003 (2.ª série). - Concurso para o cargo de chefe de divisão do Centro de Documentação do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça. - 1 - Nos termos do n.º 1 do artigo 10.º da Lei 49/99, de 22 de Junho, faz-se público que, por despachos da Ministra da Justiça de 15 de Janeiro e de 2 de Abril de 2003, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis contados da data da publicação deste aviso, concurso para o preenchimento do cargo de chefe de divisão do Centro de Documentação do quadro de pessoal do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento, constante do mapa anexo à Portaria 1214/2001, de 23 de Outubro.
2 - Área de actuação - a referida no artigo 8.º do Decreto-Lei 89/2001, de 23 de Março.
3 - Requisitos legais de admissão ao concurso - podem concorrer os funcionários que até ao termo do prazo de entrega das candidaturas reúnam cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Licenciatura em Direito;
b) Integração em carreira do grupo de pessoal técnico superior;
c) Seis anos de experiência profissional em cargos inseridos em carreiras do grupo de pessoal a que alude a alínea precedente.
3.1 - Podem, ainda, concorrer os funcionários que se encontrem numa das situações referidas nos n.os 4, 5 e 6 do artigo 4.º da Lei 49/99, de 22 de Junho.
4 - Condições preferenciais:
a) Experiência em funções de chefia em centros de documentação;
b) Experiência em pesquisas legislativas;
c) Experiência em gestão de conteúdos de páginas Web.
5 - Composição do júri, de acordo com a acta 99/2003, relativa ao sorteio realizado em 27 de Março de 2003, nas instalações da Comissão de Observação e Acompanhamento dos Concursos para os Cargos Dirigentes, nos termos do n.º 6 do artigo 7.º da Lei 49/99, de 22 de Junho.
Presidente - Dr.ª Assunção Cristas, directora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento.
Vogais efectivos:
1.º Dr.ª Elvira Queiroz, chefe de divisão do Serviço de Documentação e Informação do Gabinete para as Relações Internacionais, Europeias e de Cooperação do Ministério da Justiça, que substitui o presidente nas suas faltas e impedimentos.
2.º Dr. José Manuel Cardoso, chefe de divisão de Informática do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça.
Vogais suplentes:
1.º Dr.ª Luísa Maria Gonçalves, directora de serviços do Núcleo de Assuntos Europeus Extra-Comunitários do Gabinete para as Relações Internacionais, Europeias e de Cooperação do Ministério da Justiça.
2.º Dr.ª Teresa Alves Martins, directora-adjunta do Gabinete para as Relações Internacionais, Europeias e de Cooperação do Ministério da Justiça.
6 - Métodos de selecção a utilizar no concurso - avaliação curricular e entrevista profissional de selecção.
7 - Os critérios de apreciação e ponderação da avaliação curricular e da entrevista profissional de selecção, bem como o sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constam de acta das reuniões do júri do concurso sendo a mesma facultada aos candidatos sempre que solicitada.
8 - Prazo de validade - o concurso tem a validade de seis meses, contados da data da publicitação da lista de classificação final.
9 - Formalização das candidaturas - o requerimento de admissão deverá ser dirigido à directora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento, podendo ser entregue pessoalmente na Avenida de Óscar Monteiro Torres, 39, 1.º, Divisão de Recursos Humanos, 1000-216 Lisboa, ou remetido pelo correio, com aviso de recepção, expedido até ao último dia do prazo fixado para entrega de candidaturas para aquela mesma morada.
10 - Do requerimento deverão constar os seguintes elementos:
a) Nome, estado civil, número e data de validade do bilhete de identidade, residência e telefone;
b) Identificação do concurso a que se candidata;
c) Declaração de que possui os requisitos legais de admissão, nos termos do n.º 1 do artigo 11.º da Lei 49/99, de 22 de Junho.
10.1 - A falta de declaração referida na alínea c) do número anterior do presente aviso determina a exclusão do concurso.
10.2 - Os requerimentos devem ser acompanhados da seguinte documentação:
a) Curriculum vitae detalhado e actualizado, devidamente datado e assinado, do qual constem, nomeadamente, as funções que tem exercido e respectivos períodos de exercício, bem como a formação profissional detida, juntando fotocópia dos respectivos certificados;
b) Fotocópia de documentos comprovativos do preenchimento das condições preferenciais referidas no n.º 4 do presente aviso;
c) Fotocópia de documentos comprovativos de outros elementos que os candidatos considerem relevantes para a apreciação do seu mérito.
10.3 - O júri pode exigir aos candidatos a apresentação de documentos comprovativos de afirmações por eles referidas que possam revelar para apreciação do seu mérito.
11 - Ao presente concurso aplicam-se, nomeadamente, a Lei 49/99, de 22 de Junho, o Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, bem como o Código do Procedimento Administrativo.
12 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da Republica Portuguesa, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação (despacho conjunto 373/2000, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 31 de Março de 2000).
8 de Setembro de 2003. - O Director-Adjunto, em substituição, Rui Simões.