Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, que, por despacho de 13 de outubro de 2014 do diretor-geral do Ensino Superior, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo.
10 de novembro de 2015. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo
2 - Curso técnico superior profissional
T051 - Desenvolvimento de Produtos Multimédia
3 - Número de registo
R/Cr 79/2014
4 - Área de educação e formação
213 - Audiovisuais e Produção dos Media
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Conceber, planear, desenvolver e coordenar projetos de produtos multimédia, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias audiovisuais e multimédia, nomeadamente em áudio, vídeo, animação em 2D e em 3D, entre outras. Criar guiões e storyboards, interpretar e aplicar o regime jurídico específico das obras digitais a nível da proteção de dados, ética e direitos de autor, assim como de gestão, supervisão e regulação do seu desempenho profissional e de terceiros.
5.2 - Atividades principais
a) Conceber e planear projetos de sistemas e produtos multimédia com vista ao desenvolvimento de soluções de informação e comunicação;
b) Coordenar projetos de produção multimédia (recursos humanos e técnicos), proceder a avaliação das aplicações, garantindo padrões de qualidade dos produtos finais;
c) Programar aplicações multimédia utilizando ferramentas de autor;
d) Desenvolver componentes multimédia utilizando as ferramentas e tecnologias standard;
e) Conceber guiões e storyboards para produtos audiovisuais e multimédia;
f) Conceber e produzir efeitos visuais em áudio e vídeo;
g) Criar imagens gráficas para projetos de design gráfico;
h) Planificar, desenhar e desenvolver sítios web;
i) Construir base de dados para a internet;
j) Aplicar estratégias de marketing na construção de sítios web;
k) Modelar e animar objetos 3D;
l) Conceber, produzir e desenvolver projetos de animação multimédia 2D e 3D;
m) Conceber e produzir interfaces para sistemas de e-learning, comércio eletrónico, portais empresariais, intranets e extranets;
n) Aplicar estratégias de otimização do design de interfaces na construção de suportes multimédia;
o) Aplicar o regime jurídico específico das obras digitais a nível da proteção de dados, ética e direitos de autor.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos abrangentes de inglês técnico;
b) Conhecimentos abrangentes ao nível da expressão em língua portuguesa, comunicação e media;
c) Conhecimentos abrangentes de algoritmia e estruturas de dados;
d) Conhecimentos abrangentes de desenho e representações gráficas;
e) Conhecimentos abrangentes sobre direitos de autor, proteção de dados e propriedade industrial;
f) Conhecimento especializado sobre hardware e sistemas operativos para multimédia;
g) Conhecimento especializado de design e comunicação gráfica;
h) Conhecimentos abrangentes de publicidade e marketing;
i) Conhecimentos abrangentes de metodologia do projeto;
j) Conhecimentos especializados de aplicações informáticas e de multimédia;
k) Conhecimentos especializados de tecnologias de produção multimédia;
l) Conhecimentos especializados de conceção, design e otimização de conteúdos;
m) Conhecimentos especializados das técnicas de captação, tratamento e otimização de imagens digitais;
n) Conhecimentos especializados das técnicas de captação, tratamento e otimização de som digital;
o) Conhecimentos especializados das técnicas de edição e pós-produção vídeo;
p) Conhecimentos especializados das técnicas de animação multimédia em 2D e 3D;
q) Conhecimentos especializados das técnicas de modulação 3D;
r) Conhecimentos especializados das técnicas avançadas de programação multimédia;
s) Conhecimentos especializados das técnicas de construção e desenvolvimento de páginas web;
t) Conhecimentos especializados das técnicas de construção e desenvolvimento de bases de dados para a internet;
u) Conhecimentos especializados das técnicas de desenvolvimento de sistemas de autor;
v) Conhecimentos especializados de gestão do desenvolvimento de projetos multimédia: pré-produção, produção e pós-produção;
w) Conhecimentos especializados de supervisão de equipas de desenvolvimento de produtos multimédia.
6.2 - Aptidões
a) Construir algoritmos que permitam realizar processos adequados à solução de problemas de trabalho;
b) Analisar e identificar situações e métodos de cálculo a adotar perante problemas concretos;
c) Analisar problemas e implementar soluções com base na programação orientada por objetos;
d) Executar construções geométricas;
e) Identificar e selecionar os equipamentos e as tecnologias adequados para conceber e desenvolver produtos multimédia;
f) Aplicar as linguagens de programação multimédia;
g) Resolver problemas de programação simples adaptando-os aos modelos de programação das linguagens multimédia de alto nível;
h) Planificar uma aplicação multimédia;
i) Avaliar uma aplicação multimédia em função do consumidor final;
j) Aplicar as tecnologias de conceção e produção de efeitos visuais, áudio e vídeo;
k) Avaliar e selecionar estratégias de otimização do design de interfaces para suportes multimédia;
l) Aplicar técnicas de construção de bases de dados para a internet;
m) Desenvolver animações multimédia;
n) Planear, desenvolver e avaliar projetos multimédia;
o) Aplicar o regime jurídico específico às obras digitais offline e online, nomeadamente ao nível da proteção de dados, ética e direitos de autor, em conformidade com as disposições legais em vigor;
p) Gerir e supervisionar equipas de desenvolvimento de produtos multimédia;
q) Aplicar técnicas a nível da publicidade e marketing na elaboração e divulgação de conteúdos multimédia;
r) Planear, analisar, desenhar e testar a usabilidade de sítios web.
6.3 - Atitudes
a) Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados;
b) Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa;
c) Demonstrar capacidades de planificação e organização;
d) Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos;
e) Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético;
f) Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa;
g) Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação;
h) Demonstrar capacidade de gestão, supervisão e regulação do seu desempenho profissional e de terceiros.
7 - Estrutura curricular
(ver documento original)
8 - Área relevante para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março)
Matemática
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos
(ver documento original)
10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso
2014-2015
11 - Plano de estudos
(ver documento original)
209105901