Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, que, por despacho de 10 de outubro de 2014 do diretor-geral do Ensino Superior, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia pelo Instituto Superior de Educação e Ciências.
6 de novembro de 2015. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior
Instituto Superior de Educação e Ciências
2 - Curso técnico superior profissional
T051 - Desenvolvimento de Produtos Multimédia
3 - Número de registo
R/Cr 70/2014
4 - Área de educação e formação
213 - Audiovisuais e Produção dos Media
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Conceber, planear e desenvolver soluções recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia, bem como às técnicas de captação, registo, tratamento e difusão do cinema e do vídeo.
5.2 - Atividades principais
a) Registar e editar imagem fixa, em movimento;
b) Captar, editar e tratar som;
c) Digitalizar arquivos de imagem e de som;
d) Operar equipamentos de registo de imagem e de som em interiores e exteriores;
e) Operar equipamentos de iluminação contínua e descontínua em interiores e exteriores;
f) Pré-produzir, produzir e pós-produzir conteúdos audiovisuais para vários suportes;
g) Aplicar estratégias de otimização do design de interfaces na construção de suportes multimédia;
h) Criar e editar textos, gráficos e imagens bitmap e vetoriais, utilizando programas informáticos específicos;
i) Compor a arquitetura de páginas utilizando programas informáticos de paginação;
j) Modelar e animar objetos 2D e 3D para audiovisuais e aplicações multimédia;
k) Programar aplicações multimédia utilizando as ferramentas e as tecnologias standard;
l) Conceber e ou realizar eventos com luz, imagem e som;
m) Conceber guiões e storyboards para produtos audiovisuais e multimédia;
n) Conceber, produzir e desenvolver projetos de animação multimédia 2D e 3D;
o) Planificar, desenhar e desenvolver sítios web;
p) Planificar, desenhar e desenvolver produtos multimédia.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos abrangentes e especializados de:
a) Inglês técnico;
b) Arte e cultura contemporâneas;
c) Algoritmia e estruturas de dados;
d) Desenho e representações gráficas;
e) Som e psicoacústica;
f) Hardware e sistemas operativos para multimédia;
g) Design e comunicação gráfica;
h) Linguagem audiovisual;
i) Sistemas de edição não lineares;
j) Aplicações informáticas e de multimédia;
k) Tecnologias de produção multimédia;
l) Técnicas de captação, tratamento, organização e gestão de imagens digitais;
m) Técnicas de captação, tratamento, organização e gestão de som digital;
n) Técnicas de edição e pós-produção de fotografia, vídeo e áudio;
o) Técnicas de animação multimédia em 2D e 3D;
p) Técnicas de modelação 3D;
q) Técnicas de construção e desenvolvimento de páginas web;
r) Gestão do desenvolvimento de projetos audiovisuais e multimédia: pré-produção, produção e pós-produção;
s) Princípios da deontologia profissional.
6.2 - Aptidões
a) Analisar e identificar diferentes tecnologias e suportes e compreender as lógicas de transferência e de migração das imagens e dos sons entre eles;
b) Analisar e identificar situações e métodos de cálculo a adotar perante problemas concretos;
c) Identificar e selecionar os equipamentos e as tecnologias adequados para conceber e desenvolver produtos audiovisuais e multimédia;
d) Aplicar as linguagens de programação multimédia;
e) Resolver problemas de programação simples adaptando-os aos modelos de programação das linguagens multimédia de alto nível;
f) Aplicar as tecnologias de conceção e de produção de efeitos visuais e áudio;
g) Avaliar e selecionar estratégias de otimização do design de interfaces para suportes multimédia;
h) Realizar, gerir e acompanhar a produção de animações multimédia;
i) Conceber, planear e realizar as diferentes fases de produção de uma aplicação multimédia;
j) Criar, planificar e realizar um projeto audiovisual e gerir e acompanhar a sua produção;
k) Interpretar os princípios da deontologia e aplicá-los no exercício profissional.
6.3 - Atitudes
a) Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados;
b) Demonstrar capacidade de trabalhar em equipa;
c) Demonstrar capacidades de planificação e de organização;
d) Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos;
e) Demonstrar princípios e práticas de autonomia, de rigor, de sentido de responsabilidade e de comportamento ético;
f) Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa;
g) Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e da inovação.
7 - Estrutura curricular
(ver documento original)
8 - Área relevante para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março)
Uma das seguintes áreas:
Português
Matemática
História
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos
(ver documento original)
10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso
2014-2015
11 - Plano de estudos
(ver documento original)
209101292