Publica-se, nos termos do n.º 2 do 21.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, que, por despacho de 7 de outubro de 2014 do diretor-geral do Ensino Superior, proferido ao abrigo do n.º 1 do referido artigo do mesmo diploma legal, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento de Produtos Multimédia pela Escola Superior de Tecnologia do ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia.
4 de novembro de 2015. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior
ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia - Escola Superior de Tecnologia
2 - Curso técnico superior profissional
T051 - Desenvolvimento de Produtos Multimédia
3 - Número de registo
R/Cr 62/2014
4 - Área de educação e formação
213 - Audiovisuais e Produção dos Media
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Conceber, planear e desenvolver soluções de informação e comunicação, recorrendo a tecnologias multimédia sob a forma de produtos multimédia, integrados e interativos, para media fixa, dispositivos móveis e para web.
5.2 - Atividades principais
a) Coordenar a conceção técnica e o planeamento de projetos de sistemas e de produtos multimédia;
b) Coordenar processos de produção multimédia, garantindo padrões de qualidade;
c) Criar imagens gráficas para projetos de design gráfico;
d) Conceber guiões e storyboards para produtos audiovisuais e multimédia;
e) Conceber e produzir efeitos visuais em áudio e vídeo;
f) Planificar, desenhar e desenvolver sítios web - do lado do cliente e do lado do servidor;
g) Aplicar técnicas SEO (Search Engine Optmization);
h) Modelar e animar objetos 3D;
i) Conceber, produzir e desenvolver projetos de animação multimédia 2D e 3D;
j) Conceber panorâmicas e visitas virtuais;
k) Aplicar estratégias de marketing e de comunicação;
l) Conceber e desenhar bases de dados;
m) Proceder ao desenvolvimento de aplicações e ou produtos multimédia integrados e interativos, para media fixa, dispositivos móveis, web e e-learning;
n) Conceber aplicações para dispositivos móveis
o) Conceber e produzir interfaces para sistemas de e-learning, comércio eletrónico, portais empresariais, jogos, intranets e extranets;
p) Efetuar a instalação e administração de sistemas web open source.
6 - Referencial de competências
6.1 - Conhecimentos
a) Conhecimentos fundamentais de língua e cultura portuguesa;
b) Conhecimentos fundamentais de língua inglesa;
c) Conhecimentos fundamentais de cálculo computacional;
d) Conhecimentos fundamentais de gestão e organização de empresas;
e) Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança;
f) Conhecimentos profundos dos princípios da comunicação visual;
g) Conhecimentos especializados de fotografia e técnicas fotográficas;
h) Conhecimentos especializados de ilustração digital;
i) Conhecimentos profundos de técnicas de captação, tratamento e otimização de imagens digitais;
j) Conhecimentos profundos de técnicas de captação, tratamento e otimização de som digital;
k) Conhecimentos especializados de técnicas de edição e de pós-produção vídeo;
l) Conhecimentos especializados de elaboração de guiões e storyboards;
m) Conhecimentos especializados de técnicas de modulação 3D;
n) Conhecimentos especializados de técnicas de animação multimédia em 2D e 3D;
o) Conhecimentos especializados de técnicas de construção de panorâmicas e visitas virtuais;
p) Conhecimentos fundamentais de redes de dados;
q) Conhecimentos profundos de desenho, conceção e programação de bases de dados;
r) Conhecimentos profundos de algoritmia e de estruturas de dados;
s) Conhecimentos profundos da metodologia de programação orientada a objetos;
t) Conhecimentos especializados de técnicas de construção e desenvolvimento de sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor;
u) Conhecimentos especializados de desenho e de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;
v) Conhecimentos especializados de instalação e administração de sistemas web open source.
6.2 - Aptidões
a) Identificar e selecionar os equipamentos e as tecnologias adequados para conceber e desenvolver produtos multimédia;
b) Planificar uma aplicação multimédia;
c) Conceber o design de aplicações multimédia;
d) Desenvolver arte gráfica;
e) Aplicar as tecnologias de conceção e de produção de efeitos visuais, som e vídeo;
f) Desenvolver animações multimédia 2D e 3D;
g) Aplicar tecnologias de panorâmicas e de visitas virtuais;
h) Construir algoritmos adequados à solução de problemas de trabalho;
i) Implementar os algoritmos numa linguagem de programação;
j) Administrar e conceber bases de dados;
k) Desenvolver sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor;
l) Planear, desenhar e desenvolver aplicações interativas, para media fixa, dispositivos móveis, web e e-learning de forma integrada;
m) Programar aplicações para dispositivos móveis;
n) Planear, selecionar, instalar e administrar sistemas web open source.
6.3 - Atitudes
a) Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados;
b) Demonstrar capacidade de trabalho em equipa;
c) Demonstrar capacidade de planificação e organização;
d) Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos;
e) Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa;
f) Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético;
g) Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e da inovação.
7 - Estrutura curricular
(ver documento original)
8 - Áreas relevantes para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março)
Duas das seguintes áreas:
Português
Matemática
Informática
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos
(ver documento original)
10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso 2014-2015
11 - Plano de estudos
(ver documento original)
209090066