Despacho 2655/2003 (2.ª série). - O Vale da Amoreira é freguesia desde 1988. Caracteristicamente urbana, é a mais jovem freguesia do concelho da Moita.
O seu núcleo mais antigo remonta a meados do século XIX.
Em 1975 esta localidade sofreu uma grande explosão demográfica devido ao fluxo de população vinda, principalmente, de Angola e Moçambique.
A sua população é muito jovem e é constituída por uma heterogeneidade de etnias, costumes, culturas e religiões, pois existem residentes oriundos de todas as zonas do País e emigrantes de vários países, predominantemente do continente africano.
Esta freguesia acolheu esta população de grande diversidade étnica e cultural, facto que marca profundamente as vivências desta freguesia.
Face ao exposto, revela-se oportuna a proposta do conselho executivo da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos n.º 3, Baixa da Banheira, Moita após obtida a concordância da Câmara Municipal da Moita, no sentido de homenagear a própria localidade, atribuindo-lhe o seu nome àquele estabelecimento de ensino.
Assim, encontrando-se preenchidos os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino:
A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos n.º 3, Baixa da Banheira, Moita, passa a denominar-se por Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Vale da Amoreira, Moita.
22 de Janeiro de 2003. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado.