A - Frente da nota
A.1 - Composição do desenho
Na metade direita da nota destaca-se a efígie de Francisco Sanches, que ocupa uma área sensivelmente triangular, cuja base cobre quase totalmente esta metade; entre a efígie e a extremidade direita, um trabalho misto de linha preta e linha branca, ornando o número «500» a três quartos de altura da nota e a legenda «Francisco Sanches».Na metade esquerda, uma zona branca ovalóide, ornada por um trabalho de linha branca, livre de qualquer impressão; na parte superior, aparecem o Escudo Nacional e o letreiro «Banco de Portugal»; no canto inferior esquerdo, o número «500» ornado por trabalho idêntico ao que figura no canto superior direito.
Na zona central da nota reproduz-se uma planta da cidade de Braga de 1594; de cima para baixo, e sucessivamente, aparecem os dísticos «QUINHENTOS ESCUDOS» (em duas linhas), «OURO» e «Ch. 11».
Nas margens, o fundo é constituído por um trabalho numismático tendo por base o símbolo da medicina.
A.2 Cores
As margens da nota são em castanho-sépia, havendo nas margens superior e inferior e na zona central uma evolução de cor, pelo processo íris, ao castanho-cinza-claro.A planta da cidade de Braga em verde e amarelo.
Em castanho-avermelhado, o Escudo Nacional, «BANCO DE PORTUGAL», «QUINHENTOS ESCUDOS», «OURO», «Ch. 11», a efígie e os trabalhos de guilhoché.
O trabalho de linha branca ornamental da zona ovalóide branca em azul-lilás e verde.
B - Verso da nota
B.1 - Composição do desenho
À direita, uma zona ovalóide em tudo idêntica à da frente esquerda; em cima e em baixo, florões mistos de linha branca e linha preta ornamentando os números «500».Ocupando a restante superfície, a gravura de uma praça pública da cidade de Braga do século XVII, com fontanário, limitada à esquerda e inferiormente por um trabalho rectilíneo de guilhoché.
Em cima, na metade esquerda, o letreiro «BANCO DE PORTUGAL».
O fundo, também em trabalho numismático, apresenta uma composição cujo tema é um alçado com duas colunas e imagem.
B.2 Cores
Cor do fundo idêntica à da frente, mas variando inversamente, isto é, de castanho-cinza a castanho-sépia, voltando a castanho-cinza por um processo íris.A gravura «BANCO DE PORTUGAL» e os florões são impressos a duas cores:
castanho e castanho-avermelhado.
C - Marca de água e filete de segurança
A marca de água situa-se na metade esquerda da frente da nota e é um retrato de Francisco Sanches ligeiramente reduzido relativamente à efígie. É livre de qualquer impressão.
O filete de segurança é do tipo descontínuo e situa-se na zona central, descentrado sobre a esquerda.
As notas, incluindo as respectivas margens, medem 156 mm x 78 mm.
Direcção-Geral do Tesouro, 2 de Outubro de 1980. - O Director-Geral, Manuel Raminhos Alves de Melo.