A - Frente da nota
A.1 - Composição do desenho
Nota de desenhos geométricos bem definidos, apresenta na parte superior o dístico «BANCO DE PORTUGAL» aberto num trabalho de «linha branca» de forma rectangular, que ocupa aproximadamente três quartos do comprimento da nota, a partir da extremidade esquerda. Ligeiramente abaixo e na extremidade direita, o número «5000» em caracteres geométricos com os zeros preenchidos com trabalho de «linha preta».Na metade esquerda e ligeiramente descentrada, a efígie de António Sérgio, ornada por desenhos geométricos, tendo à esquerda a legenda «António Sérgio», em duas linhas, e à direita o dístico «CH. 1».
Na parte inferior, uma zona rectangular bem definida, ocupando todo o comprimento da nota, preenchida com trabalhos de «linha branca» e «linha preta», em que se destaca: à esquerda, o número «5000», idêntico ao referido anteriormente, mas em caracteres maiores; na zona central, o dístico «CINCO MIL ESCUDOS», em letra aberta, preenchida de modo a dar-lhe um sombreado, e na extremidade direita, o «escudo nacional».
O fundo da nota, em trabalho numismático geométrico, apresenta no canto superior direito, numa zona triangular, um desenho em favos de abelha, o qual se repete na zona inferior.
A.2 Cores
O fundo da nota não tem uma cor uniforme, apresentando, porém, zonas bem definidas nas seguintes cores: azul-claro (zona triangular na metade direita);verde-ocre, nas margens, e verde-rosa, à esquerda da efígie.
Na cor castanha, o trabalho de «linha branca» que ornamenta o dístico «BANCO DE PORTUGAL», bem como os dísticos «CINCO MIL ESCUDOS» e «CH. 1», o número «5000» e o «escudo nacional»; em amarelo-ocre, o interior dos zeros do número «5000» inferior esquerdo e duas pequenas zonas triangulares ornamentais da efígie; a efígie, em azul-cinza.
B - Verso da nota
B.1 - Composição do desenho
Também caracterizada por desenhos geométricos, apresenta ao centro a figura de António Sérgio caminhando numa artéria de Lisboa esquematicamente representada, tendo à sua direita um medalhão triangular triangulado representando a força do trabalho e a legenda «António Sérgio» em duas linhas. Na parte superior esquerda, o número «5000» em caracteres geométricos.Na metade direita, o dístico «BANCO DE PORTUGAL» em letra aberta sobre um trabalho misto de «linha branca» e «linha preta». Imediatamente por baixo, o número «5000» e, no canto inferior direito, três pequenos círculos preenchidos com um trabalho de «linha branca», destinados a uma mais fácil identificação da nota por parte dos invisuais.
No canto superior esquerdo, uma zona triangular com desenho de favos, desenho que se repete na metade esquerda inferior.
B.2 Cores
O fundo da nota é verde-claro à esquerda, transitando por um processo íris ao amarelo-ocre-pálido na zona central, passando pelo mesmo processo ao verde inicial.Em castanho, o número «5000», o triângulo superior do medalhão, a figura de António Sérgio, o trabalho misto que ornamenta o dístico «BANCO DE PORTUGAL» e o número «5000» da metade direita e ainda os três círculos do canto inferior direito.
A verde, os três triângulos inferiores do medalhão, bem como uma zona triangular inferior complementar do trabalho misto que ornamenta o dístico «BANCO DE PORTUGAL» e o número «5000».
C - Marca de água e filete de segurança
A marca de água situa-se na metade direita da frente da nota, livre de qualquer impressão, e é o retrato de António Sérgio, redução da efígie.
O filete de segurança é um traço descontínuo na metade direita da frente da nota e paralelo às margens menores.
D Dimensões
As dimensões da nota, incluídas as margens, são: 75 mm x 170 mm.Direcção-Geral do Tesouro, 27 de Novembro de 1980. - O Director-Geral, Manuel Raminhos Alves de Melo.