A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 168/81, de 6 de Julho

Partilhar:

Sumário

Fixa para a zona de actuação directa do Gabinete da Área de Sines os valores para o dióxido de enxofre e partículas totais em suspensão.

Texto do documento

Despacho Normativo 168/81

O Decreto-Lei 255/80, de 30 de Julho, definiu uma estratégia de actuação relativamente à qualidade do ar que implica a fixação de limites de concentrações à superfície de vários poluentes, tendo, desde logo, reconhecido a área de Sines como uma das áreas especiais a ser objecto de acções de redução e de controle da poluição atmosférica, até porque o respectivo complexo urbano-industrial se encontra em fase de implantação.

Deste modo, elaborados os estudos preliminares necessários, atendendo às características próprias do empreendimento no contexto nacional e tendo em consideração o disposto nas legislações e recomendações internacionais sobre o assunto, nomeadamente as da Comunidade Económica Europeia e da Organização Mundial de Saúde, é possível, desde já, regulamentar para aquela área quer os valores de limites máximos de concentração à superfície de alguns poluentes quer os métodos a utilizar para a medição dessas concentrações, de molde a garantir a saúde das populações e a protecção da produção agrícola e florestal.

Assim, nos termos dos n.os 1 e 2 do artigo 1.º do citado diploma, determina-se o seguinte:

1 - Sem prejuízo de posterior fixação de limites máximos de concentrações à superfície para outros períodos que não os referidos neste despacho normativo, são desde já fixados para a zona de actuação directa do Gabinete da Área de Sines os seguintes valores para o dióxido de enxofre e partículas totais em suspensão, que devem ser considerados conjuntamente:

(ver documento original) 2 - a) Sem prejuízo de futuras alterações, as estações de medida da qualidade do ar utilizarão os seguintes métodos de análise:

(ver documento original) b) Para cada poluente a amostragem deve ser feita em, pelo menos, quatro estações fixas e uma móvel.

Secretarias de Estado do Planeamento, da Saúde, da Produção, da Energia e do Ordenamento e Ambiente, 29 de Maio de 1981. - O Secretário de Estado do Planeamento, Alberto Heleno do Nascimento Regueira. - O Secretário de Estado da Saúde, Adalberto Paulo da Fonseca Mendo. - O Secretário de Estado da Produção, João Ribeiro Goulão. - O Secretário de Estado da Energia, João Nuno Boulain de Carvalho Carreira. - O Secretário de Estado do Ordenamento e Ambiente, Aurora Margarida de Carvalho Santos Borges de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/07/06/plain-203779.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/203779.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-30 - Decreto-Lei 255/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado do Orçamento e Ambiente

    Atribui competência à Secretaria de Estado do Ordenamento e Ambiente para fixar limites de concentrações à superfície e nas emissões de poluentes atmosféricos.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-02-12 - Portaria 100/87 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Estabelece a relação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis pelos projectos de obras e sua execução, para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 166/70, de 15 de Abril (relatativo ao processo de licenciamento municipal de obras particulares).

  • Tem documento Em vigor 1987-08-21 - Portaria 718/87 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Publica a compilação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis pelos projectos de obras e sua execução.

  • Tem documento Em vigor 1989-05-12 - Portaria 338/89 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova a relação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis dos projectos de obras e sua execução.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda