A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 226/81, de 3 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Lança um programa nacional para aumento da produção de cereais.

Texto do documento

Resolução 226/81
Considerando que no triénio 1977-1979 e relativamente ao decénio 1966-1975 se cultivaram anualmente, em média, menos 238000 ha de cereais praganosos de sequeiro de Outono/Inverno e se produziram menos 446000 t de cereais;

Considerando que as potencialidades máximas para a produção de cereais de Outono/Inverno em solos de capacidade de uso agrícola apontam para os seguintes números:

Área de cultivo - 1200000 ha;
Produções - 1920000 t,
O que significa que, relativamente ao que se passou no triénio 1977-1979, ficaram por cultivar 486000 há e por produzir 1450000 t;

Considerando que as acções de fomento da produção de cereais, para além de um novo regime de preços de garantia já aprovado, devem visar o aumento da área de cultivo nos solos adequados (essencialmente classes de capacidade de uso A, B e C) e o uso generalizado de rotações e de práticas tecnológicas de eficiência já comprovada em várias regiões do País;

Considerando que estas práticas tecnológicas estão referenciadas em normas de acordo com a capacidade de uso dos solos e o restante determinismo ecológico e são indispensáveis para se conseguir obter as produções unitárias consideradas potenciais;

Considerando que as acções de fomento com vista ao aumento das produções unitárias devem assentar no uso adequado das normas e estimular os agricultores para a sua aplicação:

O Conselho de Ministros, reunido em 22 de Outubro de 1981, decide lançar um programa nacional para aumento da produção de cereais, que incluirá as seguintes acções:

1 - Instituição do Prémio Norma Tecnológica, no valor de 1000$00 por hectare de cultura de cereais (trigo, cevada, aveia, triticales e centeio), para todos os agricultores que adoptem as normas tecnológicas recomendadas pelos serviços regionais do MACP, sempre que sejam aplicadas a folhas de cultura de dimensões mínima e máxima também determinadas por aqueles serviços.

Para a instituição do Prémio Norma Tecnológica - que no corrente ano agrícola apenas se aplicará à cultura do trigo - será atribuída, na campanha de 1981-1982, uma verba de 100000 contos, na previsão de que 100000 ha adoptem as referidas normas.

Para a obtenção deste prémio, os agricultores deverão fazer a sua inscrição nos serviços regionais do MACP, ou nos locais por eles designados, até 30 de Novembro de 1981. Ao fazer a inscrição, o agricultor assume o compromisso de aceitação das normas tecnológicas e de fazer o seguro de colheitas, no qual beneficiará do bónus de 25%.

2 - Instituição do Prémio Aumento de Área, de valor a determinar, para os aumentos de áreas de cultivo de cereais (trigo, cevada, aveia, triticales e centeio) que se verificarem a partir do ano agrícola de 1982-1983 em relação ao ano anterior, desde que enquadradas em rotações recomendadas pelos serviços regionais do MACP e nos solos adequados.

Para este efeito, os agricultores interessados deverão inscrever-se até 30 de Abril de 1982, apresentando a planta de ocupação cultural da sua exploração nesse ano e a previsão para o ano seguinte. Esta acção iniciar-se-á a partir das sementeiras outonais de 1982.

Presidência do Conselho de Ministros, 22 de Outubro de 1981. - O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/199112.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-04-20 - Despacho Normativo 48/82 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Agricultura, Comércio e Pescas

    Concede uma bonificação de 20% nos prémios de risco do seguro de todas as culturas abrangidas pelo seguro de colheitas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda